terça-feira, 22 de novembro de 2011

Pág. 6 - O Observador

Pré-candidatos

Diante de vários problemas que estão assolando a cidade, nós perguntamos: onde estão os mais de 100 pré-candidatos a vereador de Rio Bonito? Observamos inúmeros adesivos com dizeres do tipo “fulano vem aí!”, “não sei quem 2012!”... Mas eles vêm para que? Querem o que em 2012? Trabalho ou salário? Na última reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CCS), por exemplo, nenhum vereador compareceu.

Para variar...

Pijama
... Nenhum pré-candidato, com exceção de André Pijama (PSB), passou por lá. Engraçado, com a proximidade das eleições, os tais pré-candidatos são encontrados a cada esquina, sempre criticando os atuais vereadores. Nós também concordamos que a renovação do parlamento é urgente, mas desse jeito nós achamos melhor transferir a ideia de renovação para 2016. Antes de começar já estão pecando pela omissão. Exceções existem, mas são diminutas!

É bom saber...

... Que quando falamos de trabalho do vereador, não estamos falando desse negócio de fazer mudança, dar carona a quem estava doente, entregar cesta básica, distribuir casaco e/ou abastecer o carro de amigos que coloquem o seu adesivo. Estamos falando de ações que diferentes! Revolucionem... Modifiquem... Mudem... Transformem... Promovam o novo! Do contrário, somos obrigados a achar que o real interesse é no robusto salário de R$ 6 mil e em outras benesses!

Rapidinha

Ver. Marcinho Bocão
Falando em vereador, Marcinho Bocão (DEM) está na bronca com o Hospital Darcy Vargas. Segundo ele, todas as vezes que ele vai lá visitar alguém, algum funcionário diz: “entra aí, mas é rapidinho!”. Da tribuna, o parlamentar esbravejou: “que negócio de rapidinho é esse? Rapidinho não dá!”. Um gaiato que acompanhava a sessão comentou: “se Marcinho criar um Projeto de Lei contra as rapidinhas vai ganhar o voto de muita gente, principalmente de quem usa Viagra!”.    

Monteiro Lobato

Moradores do bairro Monteiro Lobato reclamam de falta d’água na localidade. Também encontramos queixas de abastecimento irregular. O temor é que com a proximidade da estação quente, o problema tende a piorar. Recebemos com surpresa essa declaração, porque tempos atrás, a nossa reportagem foi ao referido bairro fazer uma matéria sobre falta d’água, mas os entrevistados disseram que o bairro está em franco crescimento e que por lá não tem falta de nada. Resultado: fomos embora e não voltamos.

Mau cheiro

No fundo, a fumaça mal cheirosa que tem causado transtornos.
Moradores da Rua José Onofre Martins, Leonor de Castro e Waltencir Pereira Senra, no Centro de Rio Bonito, se queixam do mau cheiro produzido pela confecção de jeans W One. Segundo a moradora que entrou em contato com a nossa coluna, “já fizemos um abaixo assinado, a Prefeitura já foi acionada, pedimos ajuda aos vereadores, até a própria empresa já recebeu uma comitiva formada por vizinhos, mas nada adiantou”. Com a palavra a empresa e a secretaria de Meio Ambiente.  

Cultura

Apresentação do músico Bruno Reis.
O Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura de Rio Bonito está realizando todas as terças-feiras, às 20h30min, o evento “Música, Cultura e Arte”, na Pinacoteca Municipal Antonio Benevides Filho, no Centro. A entrada é franca. De acordo com o organizador Dawson Nascimento, a cada semana o local recebe um músico diferente. É a Cultura ainda respirando em nossa cidade!

Conselho de Segurança

CCS de novembro
Diante dos equívocos sobre o Conselho Comunitário de Segurança (CCS), vale destacar que o órgão não tem como prerrogativa transformar a cidade num paraíso. Quem tem essa atribuição é a Secretaria Estadual de Segurança Pública. O CCS é um órgão consultivo, um fórum onde a população tem acesso as autoridades. Nesse espaço, as pessoas colocam as suas queixas, denúncias, dúvidas, cobranças, mas quem investiga, prende e reprime ainda é a polícia (Civil e Militar). Ligado ao Instituto de Segurança Pública (ISP), o CCS também deve cobrar das autoridades a resolução das demandas apresentadas durante as reuniões! Agora, não basta só reclamar, tem que participar!

Falando nisso...

... Dia desses, na Av. Manuel Duarte, dois policiais militares faziam blitz. Eles param uma Honda Biz que era pilotada por uma mulher de cerca de 50 anos. Ela tirou o capacete, abriu um sorriso, meteu a mão na bolsa e pegou os documentos. Em seguida, ela diz ao policial: “sabe moço, eu vendo perfumes e dependo dessa moto! Por isso, assim que eu a comprei, eu fiz um esforço para emplacá-la e tirar a minha Carteira. Sou pobre, mas gosto de andar direito”. O policial olha os documentos e libera a motociclista. Para ela a blits não fez diferença. Ou seja, ela jogou por terra o cínico e manjado argumento de que trabalhador pode andar irregular.

Extensão do quintal

Dias atrás, um sábado à tarde, um grupo de jovens bem nascidos estacionaram uma caminhonete em frente a um bar, no Centro de Rio Bonito. O carro, que estava estacionado em fila dupla, tinha uma piscina de plástico, cheia de água, na carroceria. Na calçada, em frente o bar uma churrasqueira queimava belos pedaços de carne. Entre uma carne e outra, os rapazes pulavam na piscina para se refrescar. Sempre defendemos a tese de que alguns consideram a cidade uma extensão de suas casas. Depois que dessa cena, então não há como pensar diferente!

Educação

A Escola Municipal Francisco Alves de Mendonça foi reformada.
Funcionários, professores, alunos e colaboradores da Escola Municipal Francisco Alves de Mendonça, localizada em Boqueirão (Rio Mole), em Boa Esperança, agradecem a reforma que foi feita na unidade. Nossa coluna recebe notícias de que as escolas, Claudionor José da Rosa (Tomascar); Barãozinho (Centro); Dário Alonso Gonçalves Júnior (Colina da Primavera), Governador Roberto Silveira (Vertente) e Rômulo Tude (Boqueirão), também receberam reformas. A iniciativa é louvável, falta agora o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração para os professores da rede municipal se sentirem ainda mais prestigiados.

Falando em Educação...

... Estamos vendo gente reclamando que a Prefeitura acabou com o Ensino Médio. Isso realmente é um problema sério. Entretanto, pouca gente sabe que o Ensino Médio é uma obrigação do Estado. Ao município compete oferecer o Ensino Fundamental, que precisa de mais investimentos, sobretudo se o assunto for creches. Vale lembrar que foi “sentado” nessa lógica, que o governo do estado municipalizou todas as escolas que ofereciam ensino fundamental.

Quanto aos cursos técnicos...

... Enfermagem, Magistério, Contabilidade e Mecânica, a Prefeitura deve manter e investir em novas especialidades. O contrário disso é ter certeza de que a única vaga que vai sobrar para os riobonitenses no COMPERJ é vender pipoca, cachorro-quente e cuscuz na porta do empreendimento.

ENCON

A mesa com autoridades e representantes dos contadores durante o Encon.
Durante a confraternização do XV Encontro dos Contabilistas da Região Leste Fluminense (Encon), um contador riobonitense (da nova safra) foi apelidado de Paulo Zulu. O carinho veio de um artista que parecia ser primo da Valéria, do Zorra Total. Quando o artista olhava para o sósia do Zulu só faltava dizer: “Ai como estou bandida!”. Já o filho de outro tradicional contador da cidade, foi carinhosamente chamado pelo tal artista de “Bocão”. Mas quem realmente levantou a plateia foi aquele contador que interpretou Elymar Santos. Ele simplesmente arrebentou!

Romance Policial

O público aprovou e lotou o novo espaço.
Por ocasião da inauguração do pitoresco Botequim Mirasauer, um amigo empresário, do ramo da gastronomia, estava livre, leve e solto. Já passava da meia-noite quando a esposa de um amigo advogado, de saída, comentou: “você tá que ta, hein?!. Não está na hora de embora não? Cadê a esposa?”. No dia seguinte, o estabelecimento foi novamente visitado pelo empresário. Entretanto, observamos que ele estava muito mais econômico nas risadas. Motivo: a esposa estava presente. Como cantam os Titãs: “polícia para quem precisa de polícia!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário