sábado, 5 de novembro de 2011

Rio Bonito é um dos 43 municípios Fluminenses a ganhar Academia da Saúde do governo federal

Denilson Santos
Quarenta e três municípios Fluminenses serão beneficiados, entre eles Rio Bonito
O município de Rio Bonito foi beneficiado com a implantação de uma academia da saúde. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante a 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), realizada nesta quinta-feira (03/11), em Brasília. O Programa Academia da Saúde estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer. Para o estado do Rio de Janeiro, serão destinadas 63 unidades, em 43 municípios. Além de Rio Bonito, outras seis cidades que fazem parte do Conleste, também foram contempladas: São Gonçalo, Marica, Araruama, Itaboraí, Tanguá, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim. (Confira lista completa dos municípios beneficiados em www.saude.gov.br.

Durante o anúncio Padilha ressaltou que a construção desses espaços é uma das estratégias do governo federal para a promoção da saúde, prevenção de enfermidades e redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) – medidas previstas no Plano de Ações Estratégicas para Enfretamento das DCNT. Lançado em agosto, tem como meta a redução de 2% ao ano das mortes prematuras por essas doenças. O objetivo é alcançar melhorias em indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, sedentarismo, à alimentação inadequada e obesidade.

Segundo a secretária de Saúde, Maria Juraci Dutra, os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para a prática de atividade física. As atividades devem estar ligadas aos serviços de atenção básica. Lançada no último mês de abril, a estratégia Academia da Saúde estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer.
- Junto com a Academia da Saúde (que funcionará junto com a clinica, que vai ser construída ao lado da UPA, tem a perspectiva de melhorar a qualidade de vida das pessoas, diminuir os índices de mortes por doenças cardiovasculares, o diabetes e a hipertensão. A academia da saúde trabalha atividades que melhoram essas doenças e prorroga a vida das pessoas e minimiza as seqüelas. Nos idosos fortalece a musculatura (ortoporose). O foco de Rio Bonito é que essa Academia possa ser utilizada também por funcionários da UPA como forma de diminuir o estresse - afirma a secretária.

Sedentarismo e obesidade

De acordo com o estudo Vigitel 2010, 16,4% dos brasileiros são sedentários; ou seja, pessoas que não fazem nenhuma atividade física no tempo livre, nem mesmo nos deslocamentos diários ou em atividades como a limpeza da casa ou outros tipos de trabalho. A pesquisa também mostra que, nos períodos de lazer, 25,8% dos brasileiros passam três ou mais horas em frente à TV, durante cinco ou mais vezes por semana.

Além disso, apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre, com maior proporção entre homens (18,5%) na comparação com as mulheres (12%) e existe diferença importante em relação a escolaridade, 12% da população com menos escolaridade é ativa e 20% da população com 12 anos ou mais de escolaridade é ativa, mostrando a importância de investir em espaços que promovam atividade física para ampliar o acesso da população de baixa renda. A Organização Mundial de Saúde recomenda a prática de 30 minutos de atividade física, durante cinco ou mais dias por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário