sábado, 12 de novembro de 2011

Rio Bonito realiza campanha contra o Diabetes na próxima quinta-feira

Denilson Santos
 

Milhares de pessoas podem descobrir o Diabetes durante a campanha

A secretaria de saúde de Rio Bonito estará realizando no dia 17 de Novembro, na praça Fonseca Portela, das 8h as 13h, atividades de detecção, prevenção e orientações do diabetes. Com o tema “Educação e prevenção do Diabetes”, o evento, que é alusivo ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14/11, terá a parceria da secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Educação juntamente com os alunos do Curso Técnico de Enfermagem. Como ocorreu no ano passado, são esperadas cerca de 400 pessoas no local.
 
Durante o evento serão oferecidos vários serviços gratuitos à população, como avaliação de glicemia, verificação da pressão arterial, verificação do índice de massa corporal (IMC), atividade física, com o Professor Tiago, do projeto Mais e orientação nutricional, com a presença de nutricionista no local. Todos os posto de saúde do município também estão dando orientações aos moradores de como fazer o teste e tirar dúvidas em relação ao Diabetes. As unidades de saúde funcionam de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17 horas.
 
A campanha visa estabelecer acesso a educação em saúde como um direito para todas as pessoas com diabetes. O objetivo é de chamar a atenção sobre esse agravo, sobretudo no que diz respeito ao acesso à sua prevenção e ao tratamento adequados e de qualidade para evitar complicações mais severas, reduzindo o impacto sobre os indivíduos, famílias, custos para os sistemas de saúde e para a sociedade em geral.  “Os hábitos errados adquiridos no decorrer da vida das pessoas, influenciam diretamente no aparecimento do diabetes e da hipertensão, que são doenças crônicas e não tem cura. Com uma alimentação saudável e o hábito de praticar exercícios físicos podem evitar a doença ou mesmo fazer o controle para que não evolua e tenha conseqüências mais grave”, alerta a Coordenadora Municipal de Hipertensão, Vânia Nascimento Ximenes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário