terça-feira, 22 de novembro de 2011

Pág. 7 - Hemonúcleo de Rio Bonito realiza Semana do Doador de Sangue até sexta-feira

Junto com o prefeito, Matheus Neto visitou o Banco de Sangue
Desde a última se segunda-feira (21), o Centro Municipal de Hemoterapia Dr. Edson José da Silva, em Rio Bonito, realiza a “Semana do Doador de Sangue”, atividade inspirada no Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que é comemorado no dia 25 de novembro. A coordenadora do hemocentro Dilma Fourny, afirma que com a chegada do verão, do período das férias e das festas de fim de ano, as campanhas precisam ser enfatizadas porque os doadores diminuem.
– Nós queremos agradecer e parabenizar a todos os doadores de sangue pelo seu dia. De abril de 1994 até o último mês de outubro, nós recebemos 28.563 doações. Certamente esses doadores ajudaram a salvar milhares de vidas – comentou a coordenadora, destacando que “esse é um gesto de solidariedade”.

De acordo com o vice-prefeito Matheus Neto (PSB), que acompanhou o prefeito José Luz Antunes na visita ao Banco de Sangue na última quinta-feira (17), nos próximos meses, o setor vai passar por melhorias estruturais importantes para que o serviço seja oferecido com mais excelência e conforto aos usuários do Hemonúcleo.
– Nós já recebemos alguns novos equipamentos para o Centro de Hemoterapia, cumprimos uma antiga exigência da Vigilância Sanitária, que é um contrato de manutenção dos equipamentos do setor, para que eles sejam reparados de imediato quando apresentarem algum tipo de avaria. Nós também adquirimos equipamentos novos e em relação a estrutura física, estamos resolvendo alguns entraves junto a Caixa Econômica Federal, mas acredito que em pouco tempo nós estaremos liberando os recursos para licitarmos essa obra – comentou Matheus.

O prefeito José Luiz, o vice-prefeito Matheus Neto, e a equipe do Banco de Sangue
O vice-prefeito pediu que a população participe da “Semana do Doador de Sangue”, porque é importante que o estoque do Hemonúcleo esteja sempre em dia.

Para ser um doador de sangue é necessário estar bem de saúde, ter entre 18 e 67 anos. Pessoas com idade inferior a 18 anos (entre 16 e 17 anos) podem doar acompanhados do responsável ou com autorização prévia do responsável. O doador precisa pesar mais de 50 quilos e deve procurar o Centro Municipal de Hemoterapia de 2ª a 6ª feira, das 7h às 12h. Não é preciso estar em jejum, mas é bom não ingerir alimentos gordurosos no dia anterior à doação. Também é necessário apresentar um documento de identidade no momento do atendimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário