terça-feira, 22 de novembro de 2011

Pág. 2 - Cantinho do Poeta

A donzela e a fonte
*Francisco Azevedo

Francisco Azevedo
Linda donzela encontrei na fonte
Os olhos lindos, verde como o mar
Mas os seus olhos eram duas fontes
Que pranteavam sem se consolar.

Cantava a fonte pura e cristalina
Choravam os olhos da morena bela
Perdi a sede de forma repentina
Ao ver chorar a tão gentil donzela.

As belas flores que ali viviam
Murchavam tristes com a desventura
Da pobre moça que se desfazia
Em muitas lágrimas de grande amargura.

Eu me acheguei mui compadecido
Para saber do pranto a razão
Mas os seus lábios num choro sentido
Não tinham espaço para a explicação.

Eu insisti, por que choras tanto?
A sua dor me deixe amenizar
Com o meu lenço eu sequei seu pranto
Mas o motivo, não me quis falar.

E levantou-se, triste, calmamente...
Disse-me adeus, a gentil donzela
A sua imagem gravou-se em minha mente
Mas eu não sei por que chorava a bela.

 *Francisco Azevedo é músico, poeta e escritor.








Nenhum comentário:

Postar um comentário