terça-feira, 29 de novembro de 2011

Os Agiotas e a Palavra de Deus

*Eduardo Braga

Pe. Eduardo Braga
Quem foi à missa no último final de semana, deve ter se assustado ao encontrar a palavra "agiota" na Bíblia. O trecho era do livro do Êxodo. Dizia: "Não agirás como um agiota" (Ex 22, 25).
O que a Bíblia quer dizer sobre a cobrança de juros e a usura, a popular agiotagem? É aceitável um cristão ser agiota? E para os que não são cristãos, é lícito viver da agiotagem?

O Salmo 15, também fala da agiotagem ao perguntar: "Senhor, quem morará em vossa casa?" (v. 1) Vejam quem vai ficar de fora: "Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe juros contra o inocente" (v. 5). Isto significa que na Bíblia o agiota é aquele que empresta o dinheiro para fazer mal ao inocente.

Também em Deuteronômio 23, 19, o texto sagrado já dizia: "A teu irmão não emprestarás com juros, nem dinheiro, nem comida, nem qualquer coisa que se empreste com juros".
E para os não cristãos, para os quais estes textos não possuem significado?

A lei n. 7. 492/86 sobre crimes contra o sistema financeiro no nosso país, impõe até 4 anos de reclusão para quem exige juros e comissões sobre operação de crédito, em desacordo com a legislação. Isto significa que quem não possui autorização legal e cobra juros está vivendo como criminoso. Juros extorsivos, agiotagem é crime! Portanto, o cidadão que vive da agiotagem, está em desobediência a lei civil, e comete crime igualmente.

Geralmente o agiota se aproxima de quem precisa em um momento muito delicado. A regra geral é nunca recorrer ao agiota. Nunca mesmo, aconteça o que acontecer. A pressão psicológica, a injustiça nos juros e a cobrança desumana, e a ameaça de morte (em alguns casos) serão consequências certas. Porém, de outro lado, os agiotas sobrevivem porque há procura. A culpa da agiotagem é do povo!

A Polícia está sempre de acordo que por detrás da dívida contraída, a vida de quem deve estará sempre em risco. Atrás dos agiotas, diz a Polícia, está quase sempre o mundo do crime. Agiotas não possuem coração e nem possuem compaixão de ninguém.

Em Maio deste ano, no Município de Queimados, na Baixada, um pedreiro foi assassinado por um agiota. A dívida? 20 reais que se tornaram 1.800 reais! Quando faltavam 400 reais para o pedreiro quitar a dívida, o agiota pediu 600, como ele havia somente 400, perdeu a vida ali mesmo.

A usura sempre foi um pecado que acompanhou a vida dos homens. Hoje, neste tempo de justiça social, Deus nos conclama para a justiça. Que agiotas aprendam que a verdadeira fonte de lucro é o amor de Deus e ao próximo e não o dinheiro injustamente explorado das pessoas mais simples. Cuidado gente, até mesmo com a propaganda do "dinheiro fácil", em alguns casos, é uma agiotagem pós moderna.
Que o Senhor Deus tenha piedade de nós e nos abençoe!

*Padre Eduardo Braga é pároco da Igreja N. Srª da Conceição de RB

Um comentário:

  1. Eu sou um admirador do trabalho do Flávio Azevedo e leitor assíduo do O Tempo. Em relação ao amadíssimo Pe Eduardo, dispesam comentários, devido ao amor imenso que eu e minha família sentimos por ele.
    O Pe Dudu é uma pessoa que tenho o orgulho de poder chamar de amigo.
    No entanto essa não é a primeira vez que o sacerdote se envereda por caminhos que ele desconhece.
    Não estou aqui defendendo a prática desprezível da agiotagem, porém o próprio padre acertou em algumas palavras, quando disse que a culpa é do povo!!!
    Só existem os agiotas porque existem quem vai atrás deles para contrair os empréstimos.
    E se a pessoa se sujeita a juros extorsivos é porque essa pessoa já se afundou em dívidas e já está com seu nome negativado nos órgãos de proteçao ao crédito (SPC, SERASA, etc).
    Concordo que os juros desses empréstimos são extorsivos, abusivos, criminosos. Mas o endividado sabe disso tudo quando recorre aos agiotas.
    Agora essa história fantasiosa de uma dívida de 20 reias se tornarem em 1800 é ridícula. Tal informação é mendaz e tendenciosa. É coisa da mídia pra vender jornal. Uma divída não pode crescer 90 vezes de seu valor original. São 9000% de juros. Isso é aburdo e ridículo para se crer.
    Agora o que mais me entristece é a hipocrisia de muitos ilustres cidadãos riobonitenses, que com certeza leram esse "post", no domingo estarão presentes na fila da comunhão ou até tomando um café com o Pe Dudu, e na segunda feira, esse ilutres senhores estarão pela cidade cobrando os "chequinhos" que eles tão gentilmente trocaram para seus "irmãos" em Cristo!!!
    Infelizmente, para a justiça dos homens, hipocrisia não é crime, mas com certeza no tribunal celeste, tal prática espúria é punida com o fogo eterno da Geena.

    ResponderExcluir