segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Pág. 17 - Dicas para usar o seu 13º Salário



*Moysés Dario Alves


Moysés Dario Alves
O fim do ano se aproxima e com ele vem o tão aguardado 13º Salário. Natal, ano novo, férias, presentes e festividades, o que não falta é oportunidade para gastar. Amigo oculto no trabalho, na casa do namorado, na casa da vovó, na casa da amiga, haja dinheiro para tantos presentes! “Não posso deixar de comprar um presentinho para meu sobrinho, meu netinho, meu filhinho, minha mãe, meu pai, minha namorada, meu amigo, meu cachorro...”. Certamente muitas pessoas já gastaram o 13º Salário antes mesmo de recebê-lo. Esse recurso extra tão esperado pode ser gasto de muitas maneiras, e por esse motivo darei algumas dicas de como gastar bem o seu 13º Salário.

Em primeiro lugar, é necessário que você avalie se há necessidade de gastá-lo. Caso você não tenha nenhum compromisso que exija o consumo desse dinheiro, guardá-lo é melhor do que gastar sem necessidade pelo simples fato de não precisar aplicá-lo em outras obrigações. Nesse caso, esse recurso será útil no caso de imprevistos futuros que exijam recursos extras, além do seu salário.

Uma segunda dica é: use esse dinheiro para colocar sua vida financeira em dia. Dívidas de cartão de crédito, cheque especial, nome na lista negra de mal pagadores (SPC, SERASA, CADIN), merecem uma atenção especial nesse momento, pois juros altos são despesas que consomem sua renda sem nenhum retorno e a falta de crédito atrapalha aqueles que não podem comprar tudo à vista. Quite primeiro suas dívidas. Caso você não possua dívidas, meus parabéns! Você pode aplicar o 13º Salário em outras coisas, como emitir sua carteira de habilitação, por exemplo.

Se você tem carro ou moto, recomendo que pense no IPVA e no seguro que vence no início do ano. Se você tem imóvel, pense no IPTU. Se você tem filhos, recomendo que o seu 13º Salário seja direcionado para compra de material escolar, uniformes e demais despesas com a volta as aulas no início do ano letivo. Se você é funcionário público e tem várias fontes de renda, pense no Imposto de Renda no início do ano. Fazer um planejamento adequado com o 13º Salário poderá ajudá-lo a gastar esse recurso extra de forma adequada e sem a necessidade de endividamento.

Isso significa que após quitar todas as dívidas, garantir o pagamento de impostos e taxas de início de ano; e resolver todas as pendências, você poderá gastar o seu 13º Salário (ou o que sobrar dele), da maneira que quiser, sem arrependimento. Viagens, presentes, e lazer serão muito mais bem vindos após esse planejamento, porque você saberá que o dinheiro gasto com a diversão não fará falta na hora de arcar com as obrigações.

Além disso, seu salário mensal também poderá ser gasto com outras aplicações, uma vez que você direcionou o seu 13º Salário para quitar dívidas que normalmente eram pagas com recursos do seu salário mensal. Bons gastos para todos!

*Moysés Dario Alves é Contador e Consultor de Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário