segunda-feira, 6 de maio de 2013

Pág. 6 - O Observador

Prioridade

Vira mexe aparece um sujeito falando que a prefeita tem que ter prioridade. Nós discordamos com veemência, porque a prioridade de um, não é igual a do outro! A prioridade do empresário, não é igual a do homem do campo. A prioridade de quem está doente, não é a mesma de quem está são. A prioridade do idoso, sempre será diferente da prioridade do jovem. Entretanto, o prefeito administra o município para todos esses setores da sociedade, porque todos são munícipes e contribuintes. Sendo assim, uma gestão moderna tem que priorizar o trabalho e a solução dos problemas!

Saúde

Já há algum tempo esse setor deveria ser olhado pela população como comércio ou produto (porque pelos profissionais já é assim há muito tempo). A lógica a ser seguida é de alguém que vende serviços (profissionais e instituições) para um consumidor (pessoa doente). Quando isso acontecer, nós veremos menos melindre na condução desses assuntos, menos gente falando bobagem e menos políticos tentando aparecer através desse setor. E não estamos falando especificamente do hospital, mas de todas as instituições que vendem esse serviço (UPA, dos Postos de Saúde, do SAMU). Vivemos num país capitalista, esse é um setor que move bilhões, mas o povo ainda olha a Saúde e os seus operadores com a sacralidade que os índios enxergam o pajé.

Darcy Vargas

Parabéns a direção do Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV) pela iniciativa de criar uma página no Facebook. O objetivo é interagir melhor com a sua clientela. É líquido e certo que essa ferramenta será muito importante para a apreciação das críticas, elogios e sugestões (coisas naturais a qualquer prestador de serviço). Alguns querem que seja diferente, mas o HRDV é uma instituição prestadora de serviço como outra qualquer, logo, essa ferramenta será de grande valia. Muito bom! Curta você também a página no HRDV.

Habitação

A Prefeitura cancelou 51 termos de concessão das casas doadas pelo governo Mandiocão, em dezembro de 2012. O cancelamento atende a uma iniciativa do Ministério Público. Isso deixa claro que a política de Habitação brasileira é ridícula. Primeiro, um governo cria um loteamento sem nenhuma infraestrutura. Depois, durante oito anos, o governo seguinte fica patinando na incompetência, na burocracia, não conclui as obras como deveria e distribui a moda “vão se embora”. E, finalmente, quando o novo velho governo volta ao comando, 51 famílias podem ficar sem as suas moradias. A notícia ruim dessa história é que ninguém vai preso!

Descontentamento

A Prefeitura de Rio Bonito é um barril de pólvora prestes a explodir. Funcionários insatisfeitos com os seus comandantes, chefes e caciques insatisfeitos com os seus comandados. É fato que na “Casa Verde” (Prefeitura) tem muita gente insatisfeita com uma série de coisas que pensaram que iria acontecer, mas não estão acontecendo. Alguém pergunta: “por que não reclamam?”. Resposta: não dá para reclamar quando se está amordaçado por vantagens, horas extras, diárias, cargos, nomeações e assessorias!

Não dá para entender...

... Diante da mensagem sem cabimento que diminuiu o salário dos secretários e comissionados, a desculpa foi que era preciso economizar. Contudo, outra mensagem criou oito secretarias e 20 novas assessorias, sendo que cinco delas tem status e salário de secretário. Mas e a economia? Quer saber? Esse tipo de manobra é um tapa na cara da população, um acinte aos mais inteligentes e uma afronta aos que não usam a cabeça apenas para colecionar piolhos e usar chapéu.

Educação

Baixos salários, desvalorização profissional... São situações reclamadas há muitos anos pelos profissionais de Educação. Diante disso, nós gostaríamos de mais uma vez perguntar onde estão o Conselho Municipal de Educação e o Sindicato dos Servidores Municipais. Alguém sabe... Alguém viu? O que eles estão pensando sobre isso? Que providências pretendem tomar? É ridículo que um profissional de Educação, alguém que cuida do futuro do nosso país, seja contratado ou efetivo, receba um salário mínimo! Se os pais não respeitam e, às vezes, agridem os educadores; as autoridades, a sua maneira, também violentam os referidos profissionais ao pagar um salário de fome. O pior é que entra governo e sai governo e o caso não é resolvido!

Falando nisso...

... O vereador Cláudio Fonseca de Moraes, o Claudinho do Bumbum Lanches (PSB) solicitou ao poder Executivo a reforma urgente da Escola Municipal Duque de Caxias, em Rio Seco. Segundo ele, “na unidade falta iluminação, não têm ventiladores, as salas estão com goteira, piso danificado, quadro negro fora dos padrões, falta de área de lazer, água imprópria para o consumo, a caixa d’água ainda é de amianto, a geladeira não comporta os alimentos, o banheiro está sem porta, entre outras coisas”.

Ao ouvir a situação dessa escola...

... Não houve quem não lembrasse a canção “A Casa”, de Vinícius de Moraes. “Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada. Ninguém podia entrar nela, não, porque na casa não tinha chão. Ninguém podia dormir na rede, porque na casa não havia parede. Ninguém podia fazer pipi, porque pinico não havia ali. Mas era feita com muito esmero, na rua dos “BOBOS” número zero”.

Finalmente!

Vamos aproveitar a ocasião para parabenizar o deputado estadual Marcos Abrahão pela mudança de atitude. Ele esteve na Câmara de Vereadores no último dia 9 de abril e pela primeira vez parecia um deputado. Além da incomum tranquilidade, ele estava acompanhado de um conjunto de assessores de imprensa. E não eram guarda costas ou puxa sacos! Eram profissionais do ramo. É isso aí!

Engarrafamento

Já se tornou corriqueiro o engarrafamento na saída da rodoviária de Rio Bonito. Carros saindo e entrando nas Ruas, D. José Pereira Alves e Major Bezerra Cavalcante; e também na Av. Manuel Duarte. Também já se tornou corriqueiro perceber que o problema é causado por gente sem educação e bom senso que insiste em estacionar em local indevido. Até quando? A verdade é que a cada dia que passa fica muito nítido que o problema do Trânsito de Rio Bonito é aquela peça que existe entre o banco do carro e o volante. E para consertar essa peça, só multa, reboque ou cadeia!

“PICARETA”

Um dos assuntos comentados na Câmara de Vereadores na reunião Do último dia 25 de abril foi a já tradicional má prestação de serviço da CEDAE. Segundo o vereador Márcio da Cunha Mendonça, o Marcinho Bocão (DEM), no Cajueiro, há um mês não caía água. O parlamentar disse ainda, que dias atrás um funcionário da CEDAE segredou a ele que faltam ferramentas para a execução dos serviços. Nós acreditamos que pode estar faltando pá, enxada e enxadão, mas PICARETA, essa está sobrando. Aliás, desde o comando até os escalões inferiores da CEDAE, só tem PICARETA!

Tem que encarar

Não é tão fácil comprar briga com o Estado! O único que tentou foi o Sr. Mandiocão. Mas por conta disso ele sofreu o diabo na mão da oposição, que geralmente é cínica e hipócrita. Com razão, o ex-prefeito discordava de algumas cláusulas do contrato que o Estado queria impor ao município. Aliás, se você não está lembrado, no seu primeiro governo (93/96), munido de alguns companheiros, Mandiocão acampou no Salto de Braçanã e impediu que a água do 3º Distrito fosse desviada para Tanguá. O erro dele em 2011 foi não ter repetido o feito.

Horrível

O governo do Estado não faz nada que preste em Rio Bonito. Não oferece água e tratamento do esgoto como deveria; não oferece Segurança; a Educação só funciona por conta da dedicação dos profissionais da área; e a UPA só veio confundir a cabeça do cidadão (por que não investir no Hospital Darcy Vargas?). Contudo, o cinismo da oposição, a frouxidão do povo, associadas às viúvas do atraso, permitem que a PICARETISSE domine a nossa cidade.

Entretanto...

... Mais PICARETA é quem vota, porque existe um grupo grande pessoas que vota com o estômago e com o bolso. Como prostitutas, se vendem por R$ 50,00. E para quem se diz insatisfeito, nós informamos que enquanto não mudarmos de atitude (votar com consciência) esse cenário de horror permanece. Em 2014 já teremos chance de corrigir essa aberração!

Intolerância

A intolerância do ser humano fica muito nítida a cada festa popular. Já vimos desfilar pelos palcos da nossa cidade, artistas consagrados como Daniel, Lulu Santos, Gabriel Pensador e Alexandre Pires; vimos bandas como Skank, Cidade Negra, Roupa Nova e Kid Abelha; vimos cantoras afamadas como Elba Ramalho e Cláudia Leite; vimos pagodeiros como Revelação, Swuing e Simpatia; vimos atrações religiosas do porte de Fernanda Brum, André Valadão e Rosa de Saron... E sempre tem gente reclamando. Ano passado, em Silva Jardim, houve quem criticasse a contratação do badalado Michel Teló. Entretanto, nos dias de shows, a casa estava cheia! Vai entender!

Vírus

Munido de um Pen Drive, o Office Boy de determinada empresa riobonitense vai a Prefeitura local entregar alguns arquivos. Ao retornar e recolocar o equipamento no seu computador, ele descobre que trouxe consigo cerca de 20 Cavalos de Tróia (vírus de computador). Ele retorna a Prefeitura e reclama com o servidor. Todo sem graça, o funcionário explica que além da famosa dívida, o gestor anterior deixou muito Cavalo de Tróia nos computadores da Prefeitura. E completou: “os de Tróia ele deixou aí, os cavalos Manga Larga, porém, foram todos para as fazendas dele!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário