segunda-feira, 6 de maio de 2013

Pág. 2 - A “morte” de Caio: Que não seja em vão!

Aos jovens de Rio Bonito, urgente!

Caio Fonseca
Nossa Cidade viveu um final de semana inesquecível com a morte de Caio. O jovem filho de Marquinho e Aparecida deixou-nos em idade prematura. Eu o chamava de “milagre”. Há pouco mais de dois anos, Caio havia sofrido um primeiro acidente que o deixou em coma por muitos dias. Pedimos muito a Deus, e Ele lhe deu outra chance.

Não quero canonizar Caio, mas ele era um menino muito bom. Todos estão de acordo com a grandeza do seu coração. Era, porém, aventureiro. Gostava de esportes radicais e não tinha noção de velocidade. Talvez pensasse que com ele nada mais aconteceria depois de ter estado praticamente morto naquele acidente de outrora.

Nossa Cidade parou em seu velório. Durante toda madrugada jovens fizeram vigília se revezando diante do seu corpo. A dor maior foi a de seus pai e sua irmã, com certeza. Muitos jovens diziam: “Não é verdade”, “Cara, você não morreu”. Ouvi estas frases! Mas, era verdade!

No Domingo às 9h, durante o translado do caixão da funerária para o cemitério, Deus providenciou um encontro divino: milhares de nós, católicos, em procissão de Ramos, dando início a Semana Santa, nos encontramos exatamente às portas do cemitério. Foi emocionante! Cantávamos no momento “noites traiçoeiras”, e tive a graça de fazer a última oração de encomendação daquela alma a Deus. Claro que humanamente falando, nunca queria ter vivido aquele momento. E pensei, e todavia, penso e gostaria de gritar para todos os jovens ouvirem: Basta! Que a morte de Caio seja a última!

Não sabemos o que Caio viveu naquela última noite, mas sabemos onde ele esteve. O mais é julgamento. Não nos importa mais e nem mais trará Caio de volta o que pensarmos. Importa-nos agora os jovens que continuam vivos e que podem por imprudência serem os próximos! Não quero mais velar e encomendar corpos de jovens acidentados pela imprudência e por falta de amor a própria vida! Não queremos mais ver pais sendo enterrados vivos por um sofrimento que poderia ter sido evitado.

Queremos gritar para vocês jovem: Não se embreagem! Não percam noites de sono! Não idolatrem a cerveja como está escancaradamente em vossos “Facebooks”. Aprendam a viver sem bebidas e sem baladas. Boates e casas noturnas não estão dando vida para vocês; ao contrário. Já esqueceram de Santa Maria? Vão esquecer de Caio? Vão beber para esquecê-lo?

E vocês pais? E vocês diretores e professores? As festinhas de quinze anos ou as festinhas na casa dos senhores vão continuar sendo regadas pela bebida? E os senhores professores e diretores, vão continuar permitindo que as formaturas de adolescentes sejam quase uma apologia ao álcool livre? O que poderíamos dizer de nossas prefeituras que já usam até as nossas praças públicas para armarem suas barracas de bebidas celebrando o aniversário de nossos municípios ou o vale tudo em nome do famoso e cultural carnaval? Donos de clubes e boates se acertarão um dia com Deus!

Muitos são culpados da morte prematura de uma descendência que nem mesmo começou a viver...

No dia da morte de Caio, o Evangelho dizia: “Vós não entendeis nada. Não percebeis que é melhor que um só morra pelo povo do que a nação inteira?”. O que o Espírito Santo está querendo dizer aos jovens de Rio Bonito com isto?

Um jovem que passou a noite no velório me mandou um torpedo: “Padre, oremos pelos jovens que estão perdidos. Ontem tive a oportunidade de passar o dia com muitos deles enquanto esperávamos o corpo de Caio. Eles precisam experimentar o amor de Deus!”.

Jovens, o buraco que vocês estão querendo cobrir no coração de vocês não será coberto com drogas, bebidas, baladas, sexo desenfreado e noitadas. Tudo isto passa, quando não leva a tristeza e a morte. A vida não está nestas coisas. Amem a Deus, pratiquem a religião vivendo o Evangelho. Respeitem as pessoas. Obedeçam vossos pais, mesmo não concordando com eles. Estudem com afinco. O mundo precisa de vocês que serão nosso futuro.

Que a morte de Caio não tenha sido em vão! Que Caio se torne uma lembrança de que podemos nos aventurar, mas somos humanos e temos limites, que pessoas sofrerão a nossa perda. Não vamos adiantar a hora da morte. O segredo da vida é viver com Deus intensamente. Com Ele nada de verdadeiro, justo, prazeroso e belo nos faltará. Ame a vida, a Deus, ao próximo para que um dia você se encontre com Deus, com Caio, com os teus que partiram, com você mesmo, sonho idealizado e realizado por Deus, para ser verdadeiramente um ser humano divinizado pelo amor do céu.

Jesus ama a vida de vocês e nós os amamos também!

Pe. Dudu

Semana Santa 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário