segunda-feira, 6 de maio de 2013

Pág. 6 - O Observador

Representatividade

Diante de alguns problemas que atingem Rio Bonito, como a violência, por exemplo, um morador do Boqueirão liga para o programa Flávio Azevedo e, ao vivo, dispara: “o atual governo foi eleito com o palanque cheio de figurão; com a prefeita dizendo ser do partido do vice-presidente da República Michel Temer; do partido do governador Sérgio Cabral; do partido do deputado estadual Paulo Melo (que muito quer fazer por Rio Bonito, será?), mas cadê as ações? Não estamos vendo nada acontecer!”.

Saúde I

Em nosso perfil no Facebook, alguém, indignado, posta que uma pessoa de Rio Bonito, no dia 16 de fevereiro, ao precisar de serviços médicos, precisou recorrer a Tanguá, porque em Rio Bonito, não havia médico de plantão (?). Bem, aos senhores puxa-sacos, desse ou daquele governo, é bom lembrar que a nossa posição sobre o assunto Saúde é a mesma do governo anterior, quando afirmávamos que os problemas desse setor (sobretudo falta de profissionais médicos) não podem ser atribuídas única e exclusivamente ao prefeito e ao secretário da pasta.

Saúde II

Na gestão passada, quando fazíamos essa afirmação, sempre tinha um boca aberta nos rotulando como partidário do prefeito Mandiocão e da secretária Maria Juraci Dutra! Sendo assim, é bom destacar que esse é um dos principais problema da Saúde, as “moscas varejeiras” (puxa-sacos), que ficam nas ruas falando sandices que confundem a população e não permite que ela tenha um entendimento real do setor.

Infelizmente...

... Os políticos adoram contratar essas moscas, exatamente para esse tipo de serviço (confundir para que não vejam a realidade das coisas). Por isso, é extremamente recompensador quando encontramos essas moscas sentadas no muro das lamentações reclamando do patrão. Bem feito! Na próxima vez, por favor, contrate quem queira trabalhar!

Eleições 2014

Quando os candidatos a deputado, senador, governador e presidente começarem rondar a nossa cidade, alguém se lembrará de fazer as devidas cobranças a esses senhores? Geralmente o que vemos são os políticos locais vendendo o voto dele, da família e dos seus correligionários. Ou seja, embolsando uma grana para fazer propaganda para os tais medalhões e se esquecendo de cobrar trabalho.

Escolas em péssimo estado

Escolas com parede que dão choque, com banheiros asquerosos, prédios incendiados, entre outros absurdos. Esse é o cenário encontrado pela atual gestão quando assumiu a Prefeitura no dia 1º de janeiro. No Parque Indiano, por exemplo, dois gatos morreram eletrocutados na escola do bairro. O incidente motivou a interdição do prédio. Como perguntar não ofende: será que nesse governo, o recurso do Fundeb será usado com responsabilidade e exclusivamente para a Educação?

Outro dia...

... Diante de uma história dessa natureza, um ouvinte do Programa Flávio Azevedo (diariamente pela Rádio Sambê FM/98,7) questionou o silêncio do Ministério Público (MP) diante de questões como essa. Na sequência, outro ouvinte ligou para explicar que “para o MP atuar ele precisa ser provocado”. Bem, nós até concordamos, mas será que as muitas declarações da atual prefeita informando tal situação, inclusive com notícias na imprensa local, não seria provocação suficiente para o todo poderoso MP atuar?

Dengue

Dia desses, o assunto “Dengue” foi abordado com veemência pelos vereadores de Rio Bonito. Terminada a reunião, sugerimos a quase todos os parlamentares que eles criem um projeto de lei que determine multa para o cidadão que for encontrado com o quintal cheio de lixo e seja flagrado jogando lixo na rua. O problema é que todos fizeram cara de assustado, sendo que alguns concordaram timidamente e outros esboçaram risos mais "amarelos" que o "Camaro" da dupla Munhoz & Mariano!

Fumacê

O fumacê está no centro de uma grande discussão. A eficiência dele é conhecida, mas nos últimos anos, por conta do inseticida usado na composição dos seus vapores, ele está no centro de grandes discussões. O caso é que a substância pode provocar alergias (respiratórias ou na pele) em pessoas sensíveis. O fumacê também é acusado de matar os demais insetos, o que causa desequilíbrio ambiental. Para quem tem pássaros em gaiolas, a orientação é trocar a água das aves depois da passagem do fumacê.

Estacionamento

Você mal para o carro no estacionamento da ferrovia e chega um sujeito com a seguinte indagação: “posso olhar o carro?”. Quer nos chamar de intolerante que chame, mas isso é irritante! Então essa desgraça já chegou aqui? E tem gente que em nome de defender a "CULTURA DA MISÉRIA", acha isso normal, “porque o sujeito está trabalhando”. Estamos falando daqueles que em nome de ajudar pessoas carentes acha natural que determinadas coisas aconteçam.

A hipocrisia é tão grande...

... Que uma senhora censurou a nossa denúncia sobre esse assunto no Conselho Comunitário de Segurança (CCS). Fomos classificados como “garoto mal”, uma pessoa “sem compaixão” e que “não gosta de gente”. Sugerimos, então, que ela levasse o tal e “olhador de carros” para a casa dela. No dia seguinte, fizemos questão de passar por lá e perguntar ao “olhador de carros” se ele havia recebido abrigo da referida senhora. Para o nosso desapontamento, a “caridosa senhora” não acatou a nossa sugestão!

Festas

Outro dia o jornal “O TEMPO” foi marcado no Facebook numa postagem que chamava o Pagofunk de “lixão”. Sinceramente, não entendemos a marcação! Mas se é por conta do nosso espírito crítico, acho imprudente rotular somente o Pagofunk como "lixão", quando até as "inocentes" festas de 15 anos estão sendo condenadas por pessoas de destaque como o Padre Eduardo Braga. Melhor seria convocar às famílias a responsabilidade, pois pertence a elas a tutela das “crianças” que freqüentam essas festas.

Filme repetido

Próximo a Prefeitura de Rio Bonito, uma senhora olha para o prédio verde e diz a uma colega: “mudam as moscas, mas a M... é a mesma!”. Dá até para concordar, mas a impressão que temos é de já ter visto essas moscas em algum lugar! E você?

Papo furado

Depois de pedir a descabida redução do salário da prefeita, vice-prefeito, secretários e cargos comissionados; o poder Executivo, que estava falando em economizar, pede a criação de oito novas Secretarias Municipais. Até aí nada de mais. Contudo, a mensagem também pede a criação de 20 novas assessorias, sendo 15 DAS1 e cinco assessorias especiais, que terão status e salário de secretário. Mas e a economia? A verdade é que esse tipo de manobra é um tapa na cara da população, um acinte aos mais inteligentes e uma afronta aos que não usam a cabeça apenas para colecionar piolhos e chapéu.  

Falando nisso...

... Acabou o mistério! Objeto de desejo de muita gente boa, as duas Assessorias Especiais da prefeitura de Rio Bonito (tem status e salários de secretário) finalmente foram ocupadas e sem novidades. Os nomes dos felizardos já foram publicados no jornal Folha da Terra do dia 16 de março.

Centralização de poder

Rio Bonito há anos enfrenta uma desgraça chamada “centralização de poder”. Só para lembrar, nos últimos 20 anos, a Prefeitura esteve nas mãos de apenas duas pessoas, que embora sejam adversárias políticas, nesse quesito (centralização) parecem irmãos gêmeos formados pela mesma placenta. Seja na administração privada ou pública, a centralização de poder é o que existe de mais retrógado, arcaico e anacrônico. Aliás, a centralização acaba contaminando toda a cadeia administrativa. O objetivo da centralização é apenas um: favorecer a política do varejo, outra prática nociva que precisa ser expurgada com urgência.

Parabéns!

Parabéns a direção do Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV) pela iniciativa de criar uma página no Facebook, para interagir melhor com a sua clientela. Penso que essa ferramenta também será muito importante para a apreciação das críticas, elogios e sugestões (coisas naturais a qualquer prestador de serviço). Alguns querem que seja diferente, mas o HRDV é uma instituição prestadora de serviço como outra qualquer, logo, essa ferramenta será de grande valia. Muito bom! Curta você também a página no HRDV no link a seguir.

90

A Prefeitura cancelou 51 termos de concessão das casas doadas pelo governo Mandiocão, no Parque Andréa, em dezembro de 2012. O cancelamento atende a uma iniciativa do Ministério Público. A notícia é manchete do jornal Folha da Terra do último sábado (23/03). Como eu sempre digo, “a política publica de Habitação no Brasil é ridícula”. Primeiro, um governo cria um loteamento sem nenhuma infraestrutura. Depois, durante oito anos, o governo seguinte fica patinando na incompetência, na burocracia, não conclui como deveria e distribui a moda “vão se embora”. E, finalmente, quando o novo velho governo volta a comandar a cidade, 51 famílias podem ficar sem as suas moradias. A notícia ruim dessa história é que ninguém vai preso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário