segunda-feira, 6 de maio de 2013

Pág. 13 - Dificuldades não desanimam secretária de Educação que demonstra otimismo e projeta futuro promissor

Flávio Azevedo

A Secretária de Educação Lucy Teixeira acredita que organiza a pasta até o fim de 2013.
Setor considerado um dos mais problemáticos da Prefeitura de Rio Bonito e que, junto com a Secretaria de Saúde, atrai maior expectativa da população, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), gerenciada pela educadora Lucy Teixeira, segue enfrentando dificuldades, “mas conta com uma equipe dedicada, empenhada e que está trabalhando para tornar a nossa Educação uma referência na região”. Com essas palavras a secretária iniciou a sua entrevista ao programa Flávio Azevedo do último dia 21 de março.

Na oportunidade, ela comentou a falta de alguns gêneros alimentícios (feijão) para a merenda dos alunos; a falta de professores, a evasão desses profissionais por conta dos salários irrisórios; e trouxe também uma boa notícia: “em breve Rio Bonito poderá contar com uma escola técnica que vai preparar e capacitar os riobonitenses para as oportunidades que estão surgindo com a implantação do Complexo Petroquímico Estado do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí.

Falta de gêneros alimentícios

Segundo a secretária Lucy Teixeira, no início do governo o estoque de merenda foi avaliado, o cálculo para o consumo de 2013 foi feito de acordo com o número de alunos matriculados na rede municipal em 2012; a necessidade de se colocar um frigorífico no setor de merenda foi percebida (armazenamento), assim como a importância de se adquirir um caminhão frigorífico para que a merenda mantenha a qualidade e chegue às escolas da mesma maneira também está sendo analisado.
– Em relação a falta do feijão, esse problema já foi resolvido. A merenda como um todo é acompanhada e planejada por uma nutricionista. Quando ocorre a falta de algum gênero alimentício, o que não é comum, a nutricionista já define outro alimento que reúna os nutrientes necessários para o aluno – disse a secretária, acrescentando que, em várias oportunidades, a falta acontece porque o fornecedor entrega mercadoria de qualidade ruim. “Quando isso acontece, a orientação é não receber até que esse fornecedor entregue um produto de qualidade”.

Falta de professores

Apesar de algumas estratégias administrativas, os professores continuam faltando. Diariamente o Programa Flávio Azevedo recebe reclamações de mães de alunos sobre o assunto. As unidades de onde chegam mais reclamações são Escola Sete de Maio (Nova Cidade) e Dr. Kingston de Souza Motta (Parque Andréa). Segundo a secretária, “boa parte dessas faltas já estão solucionadas, a SEMEC desenvolveu mecanismos administrativos para superar essa dificuldade, mas essa é uma tarefa árdua, sobretudo por causa da competitividade com municípios vizinhos”, ponderou a secretária.
– Realizamos o Processo Seletivo, mas municípios como Silva Jardim, Casimiro de Abreu e Itaboraí, que realizaram concurso público, estão chamando os profissionais. Com isso, nós estamos recebendo inúmeras cartas de desistência. Teve casos de professor que entrou num dia e saiu no outro. Mas, por quê? Salários defasados, estabilidade, turmas superlotadas, e enquanto aqui eles fizeram um processo seletivo, nesses municípios, a convocação é pelo concurso público – destaca.

Reestruturação de toda rede; condições de ensino e aprendizagem para alunos e profissionais; a implantação de creches (quatro ou cinco unidades ainda em 2013 – Pedro Colares, Parque Indiano, Parque Andréa e Rio do Ouro) e outras ações, são iniciativas que, segundo a secretária, precisam ser implantadas com rapidez. “O Programa de Ações Articuladas (PAA), do governo federal, por exemplo, em Rio Bonito está deficitário. Já deveria estar em funcionamento há dois anos. Resultado: eu só tenho outros dois anos para concluir, planejar e executar. O problema é que a sua não execução pode representar perda de recursos para a Educação”, revelou.

Ensino profissionalizante

O estímulo ao ensino profissionalizante e a qualificação profissional, compromissos de campanha da prefeita Solange Almeida (PMDB), segundo a secretária, está muito bem encaminhado. A informação é que o pró-reitor do Instituto Federal de Campos estaria visitando o CIEP, na Mangueirinha, onde o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) poderá ser implantado. “A nossa expectativa é, em breve, ter boas notícias para o riobonitense. A prefeita Solange também irá visitar Pronatec, em Campos, existe interesse de ambas as partes e tudo está muito bem encaminhado”, concluiu Lucy.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário