segunda-feira, 6 de maio de 2013

Pág. 12 - Universitários discutem mudanças para o transporte da categoria com Prefeita Solange Almeida

Flávio Azevedo

A prefeita Solange Almeida prometeu dar mais conforto aos universitários e apoiar a AURB.
A Sociedade Musical e Dramática Riobonitense sediou, na tarde do último dia 13 de abril, um encontro entre os universitários e a prefeita Solange Almeida (PMDB), que discutiu com cerca de 50 estudantes, o futuro do transporte que o município oferece gratuitamente para a categoria. Na oportunidade um grupo de universitários também apresentou um projeto para a criação de uma Associação de Universitário de Rio Bonito (AURB), que terá como objetivos, organizar os universitários e promover, junto ao poder público, ações de cunho social e educativo envolvendo universitários e estudantes do último ano do Ensino Médio (futuros universitários).

Além da superlotação, sempre a principal pauta de reivindicações dos universitários, temas como a criação de uma lei que garanta o transporte universitário como política pública também foi debatida. Assuntos como a criação de novas vagas no transporte, por conta do constante ingresso de universitários; o aproveitamento dos universitários em programas de estágio no município; a manutenção dos ônibus; paradas em pontos distantes de Rio Bonito, para pessoas que ficam no meio do trajeto; também foram tratados na ocasião.

O encontro foi prestigiado por secretários, assessores e o vereador Edilon de Souza Ferreira (PRB). As reuniões, segundo os universitários deverão ser mensais para que os assuntos sejam acompanhados mais de perto. Como medida urgente, a prefeita anunciou a contratação de seis ônibus para transportar os estudantes, “oferecendo mais conforto e tranquilidade, porque depois de um dia de trabalho, ir e voltar para a faculdade em pé é desumano”, ponderou Solange, reiterando a vontade de estar sempre em diálogo com os universitários e qualquer outro setor da sociedade.

Motivação e preocupação

A reunião foi motivada por uma mobilização promovida pelos universitários no último dia 10 de abril, quando os estudantes cobraram do poder público mais segurança e o encerramento das paradas pelo meio do trajeto. De acordo com os universitários, cerca de 80 deles viveram momentos de terror na noite anterior ao protesto, na Rodovia BR-101 (Niterói-Manilha) durante a volta para casa após as aulas em Niterói.

De acordo com relato do universitário, Adalmir Cardoso, cinco criminosos fortemente armados com pistolas e um fuzil que estavam num Golf de cor prata em alta velocidade colidiu contra o coletivo que transportavam os estudantes. Ao desembarcarem para ver o estrago, eles acabaram rendidos pelos criminosos, que só não sequestraram o ônibus porque na hora um veículo com um casal e uma criança reduziu a velocidade para prestar socorro. Os ocupantes desse carro acabaram sendo rendidos e os bandidos fugiram no veículo de passeio desse casal. Na pressa, porém, eles deixaram um comparsa para trás. Como ele não tinha participado da abordagem aos universitários, se passou por estudante e entrou no ônibus, que seguiu viagem.

Desconfiado, um dos estudantes ligou para o 190, que orientou o motorista a parar o ônibus e desembarcar os passageiros. O motorista parou próximo ao Shopping São Gonçalo. Todos desembarcaram, inclusive o bandido. Nessa hora a polícia chegou e o criminoso correu. O suspeito acabou sendo detido mais adiante e levado para a 74ª DP (Alcântara), onde o caso foi registrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário