segunda-feira, 6 de maio de 2013

Pág. 5 - Chuva provoca queda de árvores e expõe inoperância da Defesa Civil do município

Flávio Azevedo

Por volta das 19h do último dia 27 de março, uma árvore caiu na Rua Duque de Caxias, em frente ao Colégio Estadual Barão do Rio Branco. O trânsito foi interditado e a Ampla e os Bombeiros foram chamados. A árvore atingiu o Fiesta, placa LPB 6724 (Rio Bonito) que estava passando pelo local. O veículo, que foi atingido na traseira, era dirigido pelo confeiteiro Lucimar da Silva Cunha, de 47 anos, morador de Rio Bonito. O carro teve avarias na parte traseira.

Operadores da Ampla vieram desligar a energia elétrica do local para que os homens do Corpo de Bombeiros pudessem trabalhar. De acordo com um dos Bombeiros, as demais árvores da rua correm o risco de cair.
– Todas essas árvores precisam passar por uma vistoria. Esse procedimento é realizado pela Defesa Civil do município e deve ser realizado com certa urgência, porque, como essa que caiu, todas essas árvores estão sem raízes e o risco de queda é iminente, porque o solo fica mole com as constantes chuvas – explicou um dos Bombeiros, destacando que o procedimento deve ser feito em todo município, “porque, ontem (26/03), no bairro Caixa D’Água também caiu uma árvore”.

A previsão do Bombeiro não está equivocada. Essa não é a primeira árvore que cai no local. No último mês de dezembro, numa tarde de sexta-feira, durante uma chuvarada, uma árvore próxima caiu sobre o muro do Colégio Barão. Apesar do susto, ninguém se feriu.

Já há algum tempo os vereadores e a população de Rio Bonito cobram a contratação de pessoal e a aquisição de equipamentos para a Defesa Civil. Enquanto a Prefeitura Municipal não se define, as árvores estão caindo, alguns deslizamentos já começam a acontecer (Pedro Colares) e os alagamentos viraram rotina. A população espera que as autoridades (in) competentes não estejam aguardando alguma vítima fatal para começar a trabalhar.

Depoimento

Pelo Facebook, nós recebemos o depoimento de uma familiar do motorista do carro atingido.
Hoje, por volta de umas 19h10min, o meu padrasto passou pela rua do Colégio Barão e uma árvore caiu exatamente sobre o caso, destruindo toda parte de trás e amassando o teto todo, pois quando ele viu que a árvore estava caindo, ele acelerou! Ela (a árvore) iria cair na parte da frente, e ele, essa hora, não estaria mais entre nós!
Só fico indignada porque a Prefeitura não cumpriu com sua obrigação de zelar pelo espaço da cidade, retirando aquela árvore depois te tanta chuva. Ao invés de cair sobre o carro, ela poderia cair sobre um estudante, um idoso, uma grávida. Agora, nós temos que ter nosso direito, pois a Prefeitura deve arcar com o prejuízo. Ele observou a árvore caindo, se não, poderia estar morto!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário