segunda-feira, 6 de maio de 2013

Pág. 10 - A Mente e o Adoecer!

*Dr. João Jorge.

Meus queridos leitores, nós já escrevemos em artigo anterior sobre o adoecer, as formas de adoecer, as duas correntes antagônicas que lutam para terem a aceitação das pessoas. A vida é assim, as verdades são mutáveis, o que quer dizer que a verdade é uma fantasia de nossa mente. Hoje acreditamos numa coisa e amanhã em outra. Que bom, senão não haveria mudanças, evolução. Mas hoje vamos nos deter na função da mente sobre o nosso corpo, como ela funciona para nos adoecer ou para nos curar.

Os pensamentos negativos geram sentimentos negativos que geram ações negativas. Por exemplo: você pensa que vai ser assaltado(a), seu coração dispara e você tem um sentimento de medo tendo uma ação de fuga. Mas também o contrário é verdadeiro. Você pensa em ajudar uma pessoa, vem uma sensação de bem estar e você age ajudando.

No primeiro exemplo, se você não trabalhar o medo ele vai aumentando até você ter medo de sair de casa. No segundo exemplo, a ação te traz uma sensação de bem estar e vai dar a você uma vontade de continuar ajudando. Então nossa mente trabalha da forma que a alimentamos. Vou contar uma história que muitos já conhecem e que tem várias versões:
“Uma avó está conversando com seu neto quando ela conta uma história para ele dizendo: “meu netinho, todos nós temos dentro do nosso coração dois lobos, um bom e um ruim que vivem brigando”.
Ele pergunta para ela: “vó, qual dos dois que ganha a briga?”.
Ela responde: “aquele que você alimentar”.

Assim são com nossos pensamentos e nossos sentimentos. Se alimentarmos os maus, nós temos grande chance de adoecermos, mas se alimentarmos os bons, nós temos grande chance de termos saúde. Existem as exceções como doenças genéticas, etc. O problema é que ás vezes nós não sabemos como controlar os nossos pensamentos e sentimentos. Quando crianças, às vezes, nos sentíamos ameaçados, não sabíamos nos defender e geramos condutas evitativas pelo medo gerado. Quando isso acontece, nós podemos precisar da ajuda de um profissional competente. Podemos também precisar de um verdadeiro amigo, que nos escute. Outras vezes, de um bom orientador espiritual.

Se você não tem controle sobre seus pensamentos, sentimentos e ações, vive no automático, mas deseja mudar, lhe convidamos a fazer nosso workshop: “Conhecer para cuidar do Corpo Mental”, onde abordaremos técnicas que lhe ajudarão a resolver esses conflitos. Confira a propaganda neste jornal ou ligue para nossas secretárias nos telefones abaixo.

Módulo: Conhecer para cuidar do Corpo Mental
De 17 a 19 de maio de 2013
Informações e inscrições com:
Rio Bonito: Jéssica pelo tel.: 3634 7766.
Itaboraí: Janete pelo tel.: 2635 3563.
Rio de Janeiro: Lenita pelo tel.: 2543 4001.
Até à próxima...

João Jorge Cabral Nogueira é Médico, Professor e Escritor. Psicoterapeuta, Diretor do Instituto AmanheSer, Analista e Sintetista Transacional, membro do Colégio Internacional dos Terapeutas, Professor dos Cursos de Pós-graduação em Hipnose Clínica na Uni-IBMR/SOHIMERJ e SPEI/IBH e autor dos livros Autoscopia e Criança de Luz.

Conheça nosso instituto onde ocorrem nossos cursos: www.institutoamanheser.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário