segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Pág. 7 - Hospital Darcy Vargas ganha aparelhos de ar refrigerado para as enfermarias SUS


Flávio Azevedo

A partir da esquerda: o médico, Anselmo Ximenes; o presidente, Joaquim Martins; o vice-prefeito, Anderson Tinoco; a prefeita eleita, Solange Almeida o advogado, Leonardo Motta Martins e o funcionário Leonardo Demier.
Um antigo sonho da diretoria do Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV) de Rio Bonito foi realizado nessa quinta-feira (06/12): a aquisição do equipamento necessário para a climatização das enfermarias destinadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os 26 aparelhos de ar refrigerado, sendo 13 condensadores e 13 evaporadores foram doados pela prefeita eleita Solange Almeida (PMDB) e o seu vice Anderson Tinoco (PSDB). A entrega dos equipamentos, orçados em R$ 42 mil, aconteceu pela manhã e contou com a presença de parte da diretoria do HRDV, do corpo clínico da instituição e funcionários.

A climatização das enfermarias SUS era um sonho antigo da direção do HRDV, sobretudo para a Ala Feminina. O setor fica de frente para o estacionamento externo da instituição e nele estão inseridas as enfermarias E, F e G. Não é de hoje que as pacientes reclamam do forte calor, principalmente no período da tarde, quando essas enfermarias recebem muito sol, o que torna o ambiente extremamente desagradável.

Preocupados com o visível desconforto dos pacientes, Solange e Andinho decidiram presentear a instituição, que é presidida pelo servidor público Joaquim Antonio Pacheco Martins. A doação foi alvo dos agradecimentos dos integrantes da diretoria do HRDV. “Embora ainda não tenham sido diplomados, Solange e Andinho já estão se mobilizando pelo bem estar coletividade”, disse o presidente do HRDV.

Repercussão

O vice-prefeito Anderson Tinoco ajuda descarregar os aparelhos durante a entrega.
A iniciativa agradou os usuários do HRDV, que ainda confiam na instituição como uma das melhores do estado do Rio de Janeiro. É o caso da universitária, Catarina Freitas, 22 anos, moradora do Centro. De acordo com ela, “o riobonitense tem má vontade com o nosso hospital porque não conhece a realidade das demais instituições”. A universitária também comentou que quando as autoridades se preocupam com a Saúde, o setor sempre será bem atendido.
– A prefeita Solange Almeida nem assumiu a Prefeitura e já está fazendo o bem às pessoas. Esse é o perfil dela e eu não tenho dúvida que a sua vitória se deu por conta desse jeito humanista de olhar as coisas e as pessoas. Solange, contamos com você! – disse Catarina.

Concorda com a universitária, a dona de casa Joana Paiva, 35 anos, moradora da Bela Vista. Dizendo estar residindo em Rio Bonito há pouco tempo (cerca de três anos), ela comentou que “não sei como foi antiga gestão da prefeita eleita, não conheço ela, não voto em Rio Bonito (veio do Nordeste), mas as referências que temos dessa senhora são as melhores possíveis”, analisou. A dona de casa acrescentou que “Rio Bonito está em boas mãos”, disse que ela vai ajudar muito o hospital, “que já é muito bom, mas a falta de médicos, como estava acontecendo meses atrás, merece a atenção das autoridades”, apelou.

Apesar de satisfeito com o presente que a unidade recebeu da dupla Solange e Andinho, o autônomo Vagner Felipe, de 43 anos, morador da Praça Cruzeiro, afirmou que prefere não fazer nenhuma comemoração e se mantém reticente. Segundo ele, “político é um bicho interesseiro e diante de muita esmola o santo deve desconfiar”. Ele comentou que se lembra da gestão Solange Almeida entre os anos de 1997 e 2004, ressalta que “o cenário não era positivo” e dispara: “isso não me enche os olhos!”.
– É claro que a iniciativa é elogiável, mas não tenho saudades de Solange. Se alguém pensa que estou falando isso por estar satisfeito com Mandiocão (atual prefeito), ou por ser partidário de Marcos Abrahão (deputado estadual), pode tirar o cavalinho da chuva. Eu estou é cansado desses políticos que não conseguem sair de cena. Eu, sinceramente, acho que o senhor não irá escrever isso no seu jornal, por isso vou mais longe: esses políticos calejados deveriam dar espaço para novas lideranças, mas a população deve ser consciente e acabar com esse troca-troca de prefeitos – concluiu.

Discordou do autônimo, a auxiliar de serviços gerais, Márcia Ribeiro, de 39 anos, moradora do Basílio. Ela justificou o seu posicionamento afirmando que “José Luiz e Solange deveriam era trabalhar juntos, porque ele é bom nas obras e ela na Saúde. Concordo que Solange e Mandiocão deveriam dar espaço para novos nomes, mas o povo ainda quer que eles dirijam a cidade. E não adianta remar contra a vontade popular”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário