segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Pág. 26 - Carta do leitor


Maus tratos em clínica psiquiátrica

Meu nome é Luciana, sou farmacêutica recém formada e achei muito interessante a sua matéria publicada em 2011 sobre o fechamento do Hospital Colônia Rio Bonito. No meu trabalho de Conclusão de curso abordei o tema Atenção Farmacêutica para pacientes psiquiátricos, justamente porque o meu pai sofre de esquizofrenia e sempre que é internado na Clínica Santa Catarina, aqui em São Gonçalo, sofre maus tratos.

Da última vez em que ele esteve internado lá tivemos muitos problemas, os quais são relatados nos vários e-mails que encaminhei para vários órgãos públicos, porém sem resposta. Uma jornalista da Rede Record chegou a fazer contato, mas desistiu da investigação, pois queria fotos e imagens do interior da clínica. Porém, foi impossível atender a sua solicitação, porque nós familiares não temos acesso nenhum
as dependências da clínica, o que nos impede de saber como os pacientes internados vivem internamente.

Atualmente meu pai se encontra internado na Clinica Ego, em Tanguá. E, lá sim é uma clínica que deve ser seguida como exemplo. Os pacientes são bem tratados, bem alimentados e os direitos defendidos pela reforma psiquiátrica são colocados em prática. Até hoje penso que poderia fazer algo para ajudar os pacientes que ainda vivem em regime de internação da Clínica Santa Catarina, em São Gonçalo.

O meu desejo não é de promover o fechamento da clínica, porque sei que muitas famílias dependem dessa instituição para "cuidar" dos seus doentes, mas que seja oferecido um tratamento mais humanizado e que os familiares possam ter acesso as dependências da clínica. Se não devem nada a sociedade, não deveriam manter as portas fechadas, impedido o acesso aos familiares. Peço em nome dos pacientes que lá ainda vivem, que me ajude em defesa desta causa!

Atenciosamente, Luciana Samuel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário