segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Pág. 10 - A Índia


*Dr. João Jorge Nogueira

Meus queridos leitores! estou em Dharamsala, Índia, fazendo um curso de Psicologia e Meditação Tibetana e de Psicologia Transpessoal. Quando a China invadiu o Tibet, os monges tibetanos que conseguiram fugir vieram para a Índia. Aqui que mora o Dalai Lama, líder do Budismo Tibetano. Tenho ido meditar diariamente no Mosteiro do Dalai Lama que está em Varanasi, dando ensinamentos de budismo.

Dharamsala é uma vila de três ruas. Parece que estamos em outro mundo. Nada da correria do mundo moderno, ninguém tem pressa para nada. Aqui a cultura é de que estamos vivendo sobre a lei do carma, isto é; se você nasceu pobre é porque mereceu e assim por diante. Então, há uma resignação e aceitação das misérias humanas.

Na Índia há o sistema de castas, que nós não conseguimos entender nem aceitar, mas para eles é a coisa mais natural do mundo. Para eles nós é que somos estranhos. A Índia é um país de muitos contrastes. Encontramos por um lado coisas luxuosíssimas, por outro, uma miséria intensa. O aeroporto, por exemplo, é um luxo só. Muito mais que o Galeão aí do Rio de Janeiro, mas há ruas que são verdadeiras favelas. O contraste é gritante, muito mais que no Brasil.

Viajar é bom, porque conhecemos outras culturas e outros valores e podemos avaliar onde estamos mais evoluídos e onde não estamos. Antes de chegar na Índia passamos por Amsterdan, Holanda, uma cidade sensacional, limpíssima, um tráfego maravilhoso, poucos carros e muitas bicicletas. Na realidade muito mais bicicletas que carros. Você anda pela cidade e não vê lixo pelas ruas. Isso se chama educação de um povo. Isso nossas autoridades precisavam adotar, educar o povo, iniciando pelas crianças, mas não com esses salários que pagam aos professores.

Por hoje é só.
Até à próxima...

Dr. João Jorge é médico, professor e escritor. Diretor do Instituto AmanheSer de Medicina Integral. Professor do Curso de Pós-Graduação em Hipnose Cínica e autor dos livros: Autoscopia e Criança de Luz.
Visite nosso site: www.institutoamanheser.com.br  para conhecer nossos cursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário