quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Pág. 8 - Mistérios da meia-noite...!

Felipe Braga
*Felipe Braga - Artigo

Já foi dada a largada pela corrida eleitoral em Rio Bonito... Há pelo menos um ano do pleito, as articulações já tomam corpo e as candidaturas vão se definindo.

A disputa pela câmara costuma ser dura e muito pulverizada, pois são muitos candidatos que vão as urnas. Os nomes de sempre estão se movimentando para manter suas cadeiras. Não há mais a possibilidade do aumento de vagas para a Câmara, o que estava aguçando o desejo daqueles que tentam ingressar na vida pública pelo Legislativo municipal. Existe pelas ruas um clamor de mudança e me parece que ocorrerá algumas renovações na Casa, o que é muito saudável para a cidade.

Quanto à prefeitura, as coisas parecem mais tranquilas, sem surpresas aparentes, a não ser pela situação, onde o grupo do atual prefeito parece não ter decidido o seu candidato à sucessão. Existe uma voz fina, mas atormentante, pedindo a candidatura de Ronen Antunes como cabeça de chapa. Outros já acham que o natural é o atual vice-prefeito Mateus Neto ser o candidato.

A dúvida existe e só fortalece a oposição que já demarca território. O Deputado Estadual Marcos Abrahão (PT do B) será candidato a prefeito, e pelas experiências anteriores, ele deve vir mais fortalecido para esse pleito. Nos últimos anos, ele tem ganhado espaço e votos na cidade.

A ex-prefeita Solange Almeida (PMDB) promete ser o rolo compressor nesta próxima eleição.  Atualmente Deputada Federal, Solange vem com tudo para tentar o seu terceiro mandato à frente da prefeitura de Rio Bonito. Alguns duvidam que ela ainda tenha toda essa força eleitoral, mas para quem já viu os seus feitos nas urnas, nada é impossível.

Existe ainda a indefinição se Aécio Moura (PDT), virá candidato ou não. Aparentemente, ele ainda não se pronunciou sobre o seu futuro.

Vencerlau Machado, o ex-comandante da Guarda Municipal, também anuncia que será candidato a prefeito, empunhando a bandeira da renovação na politica da cidade.

Enquanto isso, coisas estranhas andam acontecendo na cidade... Existe o mistério de quem destruiu o banheiro masculino do mercado municipal... Uma pedra de granito pesadíssima foi arrancada de seu lugar e deixada no meio do local... Por que a Av. Castelo Branco (rua dos bancos) continua fechada e o policiamento ainda não foi reforçado? E a futura área de lazer da Praça Cruzeiro, por que ainda não foi inaugurada, se as obras foram anunciadas desde a eleição passada?

Quando é que o monitoramento da cidade vai voltar a funcionar? Será que algum dia os vereadores se entenderão e passarão a pensar em conjunto pelo bem do município?  Por que um deputado quer dar um passo atrás e voltar a ser prefeito? Eu, se o fosse, não ia querer deixar de ajudar o município lá da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) ou lá de Brasília, para voltar a ser prefeito.

Voltaremos atrás? Tem necessidade? Sinceramente... Não sei... Só irei saber depois que ler os projetos políticos dos candidatos...  Mistérios da meia noite...

Em tempo: casos como o assassinato da juíza Patrícia Acioli não podem ficar impunes. Isso é uma afronta ao Estado democrático de direito, a liberdade civil e a todos os conceitos de Justiça empregados neste país. Não podemos ficar imóveis em quanto uma covardia destas é feita e o governo tenta abafar o caso tirando a policia federal da jogada... É grosseiro, é impraticável, é desumano, é mafioso!

Do seu colunista de sempre...

*Felipe Braga é empresário

Nenhum comentário:

Postar um comentário