quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Abadá realiza o seu Encontro Nacional de Capoeira nos dias 30/09, 01 e 02/10

Márcio Kleber

A Abadá Capoeira (Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira) realiza de 30/09 a 02/10, em Niterói, o seu “Encontro Nacional de Capoeira”, uma grande festa que contará com curso ministrado pelo mestrando Canguru, batizado e troca de cordas, roda na praia de Icaraí e VIII Festival Infantil de Capoeira. Segundo os organizadores, o evento terá a participação de capoeiristas dos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Bahia, além do Rio de Janeiro. A direção do encontro é do instrutor Dente com a supervisão do Mestre Camisa.

De acordo com a programação, o encontro será aberto às 15 horas do dia 30/09 com um curso prático, seguido de visita ao aulão do Mestre Camisa (19h). No dia 01/10, a partir das 9 horas, haverá curso prático e batizado do Projeto “Cap Roda de Capoeira” (16h), na praia de Itacoatiara. No dia 02/10, a partir das 10h, acontecerá o VIII Festival Infantil, na Casa de Festas Happy Day.

A roda na praia é uma atividade em que o aluno fica em contato direto com a natureza, assim como seus familiares e a população local, visando uma grande integração. Já o batizado será uma “festa de iniciação do aluno no mundo da capoeira, sendo apresentado aos mais antigos, onde ele geralmente terá o primeiro contado com uma roda oficial. Assim, ele faz um jogo com instrutor, professor, mestrando ou mestre, além de receber seu apelido e sua primeira graduação no sistema Abadá-Capoeira. Este ano a Abadá realizará uma campanha de conscientização sobre o combate à dengue, além de show de capoeira, maculelê e samba de roda. É esperado um público direto de cerca de 450 pessoas, além do público indireto, que são os frequentadores da praia.

Já o VIII Festival Infantil será uma grande festa no lugar certo com aula infantil, batizado e troca de cordas, roda de capoeira e a campanha “ Contra o câncer de Pele ”, com um público esperado de 500 pessoas. A organização informa que no dia 30/09 (sexta-feira) haverá ônibus saindo às 18 horas do Clube de Regatas Icaraí para o Ciep Agostinho Neto, no bairro de Humaitá, no Rio de Janeiro, com retorno ao Clube de Regatas previsto para as 22 horas. No dia 01/10 (sábado), terá ônibus saindo do colégio Estação do Aprender, às 13 horas, para a praia de Itacoatiara estando o retorno previsto para as 19 horas.

A Abadá tem como filosofia o desenvolvimento do seu trabalho em vários níveis, seja buscando a elevação do nível técnico do ensino e da aprendizagem da capoeira, seja utilizando a capoeira como valioso recurso pedagógico, artístico e cultural. E procura contribuir para a formação de valores humanos e éticos baseados no respeito, socialização e na liberdade.

Mais informações pelo site http://www.abadacapoeira.com.br/; e-mail: denteberimbau@hotmail.com; telefones (21) 7800-1175 ID 98*213780 ou (21) 8679-2602 Instrutor Dente (Paulo Braga).

Nenhum comentário:

Postar um comentário