quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Pág. 7 - Prefeitura está se preparando para as chuvas de verão

Flávio Azevedo

O vice-prefeito Matheus Neto vistoria as obras do canal da Av. Santos Dumont
A Prefeitura Municipal de Rio Bonito, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), está se preparando para receber as chuvas de verão que se aproximam. Duas máquinas retro escavadeiras, caminhões e operários começaram no início dessa semana, a limpeza e o desassoreamento do rio que corta o centro da cidade, na Av. Santos Dumont. Segundo o vice-prefeito Matheus Neto (DEM), que esteve no local acompanhado do secretário de Obras, Eleilton Figueiredo, a Semosp tem um cronograma que vai se estender a todos os rios e córregos do município.
– As chuvas, por ocasião do verão, sempre são mais fortes e não podemos ser surpreendidos. Lidar com a natureza não é simples, mas nós precisamos nos planejar e fazer o dever de casa, que é manter os nossos rios limpos para não termos problemas – disse Matheus. Ele destacou que “as localidades que ainda não foram atendidas devem procurar a sede da Semosp, no Centro Administrativo da Prefeitura, na antiga Nadisa”.

Na tarde da última terça-feira (20), enquanto vistoriava a ação no Centro da cidade, o vice-prefeito destacou que várias turmas estão espalhadas em vários trechos do município fazendo capina e limpeza. “Esse ano não estamos contando com as máquinas da Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), que tem equipamentos mais apropriados. Porém, com pessoal e equipamentos nosso, nós estamos trabalhando porque o serviço precisa ser feito”, afirmou Matheus Neto, frisando que “na maior parte dos rios, o serviço será realizado de forma manual, porque em vários locais as máquinas não podem entrar”.

Obras da Av. Sete Maio

Na última semana, também foi concluída a obra de “controle de enchente” da Av. Sete de Maio. Através da ampliação da rede de captação de águas pluviais e fluviais, que também aconteceu na Rua Dr. Matos, a expectativa é que os alagamentos do trecho sejam coisa do passado.

As obras foram realizadas com recursos federais e o vice-prefeito Matheus Neto destaca a importância do bom trânsito que, hoje, a Prefeitura de Rio Bonito, tem na Capital Federal. De acordo com ele, “depois de muita luta e inúmeras viagens à Brasília em busca de recursos, nós estamos começando a colher esses frutos”.

O secretário de Obras, Eleilton Figueiredo também comentou o motivo do atraso na conclusão das obras de “controle de enchente” da Av. Sete de Maio, fato, inclusive, comentado nas mídias sociais. De acordo com ele, os problemas foram burocráticos e técnicos.
– Nessa relação do município com a Caixa Econômica Federal (CEF), os problemas burocráticos são conhecidos. Nós temos problemas com a liberação de recursos, com as visitas técnicas dos engenheiros da CEF, tem a questão do agendamento dessas vistas, porque eles alegam que a equipe é pequena e atendem todo o estado do Rio de Janeiro – revelou o secretário.

Já em relação a parte técnica das obras, Eleilton comentou que “muita coisa, na engenharia, tem o período certo para ser feito”. De acordo com o secretário, “não é possível abrir um buraco, hoje, e colocar o asfalto amanhã. É preciso esperar a compactação do solo e o período adequado para colocar o asfalto”, explicou.

Outras obras

Durante a entrevista, o secretário abordou outras obras realizadas pelo município, que tem como objetivo impedir que as chuvas causem transtornos a população.
– No Cavalo Russo, no 2º Distrito, construímos uma galeria celular com diâmetro de 1,5 m; em Catimbau, nós fizemos um bueiro triplo de tubo de concreto, também com 1,5 m de diâmetro; no acesso ao bairro Cajueiro, também concluímos um tubo de concreto com as mesmas dimensões; em Rio dos Índios de Dentro, próximo ao Rancho Treme Terra, nós reconstruímos tudo que a água levou; dentro de Cachoeiras dos Bagres, nós terminamos uma ponte de concreto, substituindo uma ponte de madeira que a chuva destruiu. Já em Braçanã de Cima, nós estamos concluindo uma ponte de concreto, onde havia um tubulão de aço que a água da chuva levou – discorreu Eleilton.

Além disso, outras pontes, “também com o objetivo de preparar o município para as chuvas de verão, foram recuperadas”. O secretário citou as pontes das localidades de Nova Cidade, Jacuba, Basílio (a água da chuva levou a cabeceira), Cidade Nova (próximo a Rio Ita) e Mangueirinha (acesso ao Colégio Municipal Dr. Astério Alves de Mendonça).

Nenhum comentário:

Postar um comentário