segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Programa “O TEMPO EM RIO BONITO” recebe deputado Marcos Abrahão

Flávio Azevedo

O deputado Marcos Abrahão foi o entrevistado no dia 09 de outubro
Com o objetivo de ouvir o deputado estadual Marcos Abrahão (PT do B) sobre o seu posicionamento a respeito de inúmeros assuntos relacionados ao seu mandato e a sociedade em geral, o programa “O TEMPO EM RIO BONITO”, da Rádio Sambê FM (98,7), recebeu o parlamentar para uma entrevista de duas horas. O programa foi ao ar no último dia 9 de outubro. Exercendo o seu 3º mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Abrahão também falou de política (estadual e municipal), disse que é pré-candidato à Prefeitura de Rio Bonito e confirmou que o seu filho mais velho, Marcos Abrahão Filho, vai concorrer à Prefeitura de Tanguá.

Questionado sobre a violência que tem crescido no município e região, o parlamentar ressaltou o trabalho implementado pelo governador Sérgio Cabral (PMDB) no combate a violência, disse que “é um projeto que não pode parar”, mas reconheceu que por conta das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPP), os marginais das favelas cariocas estão migrando para outras regiões do estado. “A constante troca de comando nas polícias, Civil e Militar, também é outro problema que precisa ser repensado pelo governo”, disse.
– A nossa luta quanto a Segurança, não só de Rio Bonito, mas de toda região, acontece desde que eu cheguei a Alerj. As UPPs estão abarrotadas de policiais que foram tirados do interior. Novas turmas de policiais serão formadas para atender as UPPs. A promessa é que os antigos policiais sejam devolvidos aos seus batalhões de origem. A constante troca de comando no 35º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e de delegados é um fato que não conseguimos entender – analisou Abrahão, revelando que o Cel. Danilo Nascimento, que tinha assumido o comando do 35º (BPM) há cerca de um mês já foi transferido.

De acordo com o deputado, “quem chega não dá prosseguimento ao trabalho, porque não podemos ter um comandante que fica alguns dias e depois vai embora”. Marcos Abrahão ao saber da mudança no comando do 35º BPM – ele havia visitado o Cel. Danilo na última semana – pediu uma reunião com o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame e conversou com o secretário de Governo Wilson Carlos. “É necessário pelo menos um ano para o comandante conhecer a região. Eu havia conversado com o Cel. Danilo, sobre a importância não só de ouvir o deputado e os prefeitos, mas também de ouvir os policiais que estão na rua, mas não deu tempo, ele já foi embora”.

União é importante

O deputado comentou que os políticos da cidade precisam aproveitar que a sociedade está mobilizada para melhorar essa e outras questões. “Não interessa o partido, o que nós precisamos é estar unidos nessa direção. A deputada fez a sua parte, eu fiz a minha, o prefeito tem feito a dele, mas precisamos nos preocupar também com os municípios vizinhos”, analisou Abrahão, para quem o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) representa um avanço no setor econômico e financeiro da região, mas também o aumento do desemprego e da violência.

Usando o slogan do Rio Bonito Atlético Clube, “somos todos Rio Bonito”, o deputado pregou a união dos políticos e da sociedade. Abrahão relembrou também, que na reunião do dia 21 de junho, no Esporte Clube Fluminense, ele foi mal interpretado quando falou da “hipocrisia” da sociedade. “Nós não podemos pedir uma coisa e agir de outra forma. Naquela noite, 70% das pessoas que estavam ali, em algum momento já me ligaram reclamando da blitz e da apreensão de motos. Mas o que elas querem?”, comentou.

Falando sobre Saúde, Abrahão elogiou o Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV) – ressaltando a competência administrativa dos seus diretores – destacou a criação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade Oncológica (Unacon), a chegada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que contou com a “competência da secretária municipal de Saúde, Maria Juraci Dutra, que tem tido uma participação importante no cenário da Saúde em nosso município”.

Ociosidade de crianças e adolescentes

No do dia 12 de setembro, na Câmara Municipal de Rio Bonito, um reunião com a presença de autoridades e diretores de escolas (públicas e privadas), de Rio Bonito, discutiu a formação de uma comissão para coibir a presença ociosa de menores nas praças e logradouros públicos de Rio Bonito. O encontro aconteceu por iniciativa do Ministério Público (MP), em resposta a uma carta do padre Eduardo Braga, pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, que denunciou a presença de jovens usando drogas e até fazendo sexo na Praça Fonseca Portela. A carta foi publicada num jornal de circulação local.

Perguntado sobre o assunto, Marcos Abrahão disse que opinar sobre esses fatos não é fácil “porque eu acabo sendo mal interpretado”. O parlamentar, porém, questionou a atuação das igrejas e entidades religiosas. “Na verdade, todos estão fazendo igrejas, mas o que estão fazendo por essas crianças? Quando eu era pequeno havia umas senhoras da Igreja Católica que visitavam as famílias, os lares. Elas davam aconselhamentos, levavam a palavra de Deus, e eu não vejo mais isso em lugar nenhum. A Igreja Batista também tinha esse trabalho! Eu estou falando do que eu via e não vejo mais”, apontou.

O deputado também lamentou o fato de nunca ter sido convidado pelos líderes religiosos de qualquer denominação para tratar desses e outros temas. Demonstrando ter conhecimento bíblico, o parlamentar citou um verso bíblico e curiosamente fez uma alerta aos religiosos.
– Se não me engano, Apocalipse 22.15 diz que os mentirosos, os hipócritas, os idólatras ficarão do lado de fora (do Reino de Deus). E isso não serve apenas para as pessoas que estão na rua, serve para aqueles que aquecem o banco das igrejas, serve para aqueles que estão pregando! Se estão preocupados com as nossas crianças, vamos começar a fazer alguma coisa por nossos filhos – disse Abrahão, lembrando que “hoje, o individualismo é grande; a internet, que é excelente, também tem o seu lado prejudicial; e a religião, infelizmente, tomou outro sentido porque virou um grande comércio”.

Política

Sobre política, Marcos Abrahão disse que é pré-candidato à Prefeitura de Rio Bonito e confirmou que o seu filho mais velho, Marcos Abrahão Filho, vai concorrer à Prefeitura de Tanguá. Sobre a sua entrada no PSD (partido fundado recentemente), o parlamentar admitiu que o novo partido está na sua base de partidos, “mas eu vou concorrer a Prefeitura de Rio Bonito pelo PT do B”.
A respeito da transferência do vice-prefeito, Matheus Neto (Rio Bonito), do Democratas (DEM) para o Partido Socialista Brasileiro (PSB), o deputado comentou que “foi uma iniciativa acertada, porque quanto mais próximo ele estiver do governo estadual e federal, melhor será para ele”. Existiu, segundo Marcos Abrahão, a possibilidade de Matheus se filiar ao PSD, “mas como o partido já estava comigo não foi possível. Se ele tivesse conversado comigo eu passaria o partido para ele, mas ele preferiu ir para o PSB”.

Solicitado a analisar os pré-candidatos a Prefeitura de Rio Bonito, além dele próprio (Abrahão), o deputado desejou boa sorte a todos (Solange Almeida, Matheus Neto, Vencerlau Machado, Rita de Cássia (?)), e comentou que isso é bom para a democracia. “O povo deve, agora, saber olhar com critério, ver quem realmente fez alguma coisa por Rio Bonito e dar o seu voto”.

Questionado sobre a atuação dos vereadores e os problemas internos do Legislativo Municipal, inclusive quanto ao seu palpite referente ao percentual de renovação da Casa, o deputado foi diplomático. Ele disse que todos os vereadores são seus amigos, ressaltou que “as confusões que ocorreram entre eles prejudicou a imagem do parlamento municipal, mas tenho certeza que a população saberá votar. Pelo que eu ouço nas ruas a renovação será grande”.

Para Marcos Abrahão, os parlamentares que estão anunciando que não serão candidatos a vereador (Marcus Botelho (PR) e Saulo Borges (PTB)) em 2012 irão sim concorrer.
– Política é assim mesmo, o cara diz que não, mas depois volta atrás. Se não conseguirem ser vice-prefeito na chapa de alguém, certamente concorrerão – disse Abrahão, que defende uma Câmara com 15 vereadores, “porque além de ser mais pessoas fiscalizando as ações do Executivo, não representaria despesas aos cofres públicos”. Sobre o despreparo de alguns pré-candidatos ao cargo de vereador, o deputado respondeu com uma alegoria: “Tiririca é deputado federal, fazer o que?”.

Perguntado sobre o que acha dos políticos que se acomodam ao cargo de vereador, ao contrário do próprio deputado e da ex-prefeita Solange Almeida (PMDB), que arriscaram e conseguiram alcançar cargos políticos mais importantes, o deputado disse que em todos os setores as pessoas precisam crescer. “Essa acomodação provoca a falta de qualidade do Legislativo, porque algumas pessoas fazem da política uma profissão”.

Quanto ao perfil do vice-prefeito que ele escolheria e deveria ser escolhido pelos seus adversários, Marcos Abrahão disse que “o vice pode ser pastor, comerciante, professor, ter qualquer profissão, mas tem que ser trabalhador e competente”. Perguntado sobre as críticas que recebe por não aparecer muito nas ruas e em eventos sociais, ele diz que “essa é uma falha que precisa ser corrigida, mas além de estar sempre trabalhando, eu gosto muito de estar em casa com a família”.

Durante a entrevista, o deputado disse que os políticos precisam estar mais perto da população. Com discurso conciliador, ele fez um apelo ao vice-prefeito Matheus Neto, para que o Green Valley seja asfaltado. “Matheus sempre me atende, é uma pessoa bem operacional, mas vamos asfaltar o Green Valley, porque o asfalto está liberado”. Na ocasião, o parlamentar também pediu a conclusão das obras das Casas Populares e dos prédios, no Green Park, para atender os desabrigados.

Perguntado sobre a relação com o presidente da Alerj, Paulo Melo (PMDB), antigo desafeto, o deputado Marcos Abrahão disse que a sua relação com ele atualmente é muito boa e ele tem sido atendido em tudo que depende do presidente da Alerj. “A candidata dele à Prefeitura de Rio Bonito é Solange Almeida e não vejo nenhum mal nisso, mas ele tem me surpreendido como presidente”.

Cedae e Detran

Quanto a concessão das águas de Rio Bonito para a Cedae, o deputado disse que “como prefeito de Rio Bonito, eu defenderia a municipalização da água, que também deveria ser barateada, porque é muito cara”. Já como deputado estadual, que faz parte da base do governador Sérgio Cabral, ele diz que vota pela concessão.

Algumas correntes defendem a saída do Detran, da Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, no Centro de Rio Bonito, para outro lugar,  por entenderem que ali o órgão contribui para tornar ainda mais caótico o Trânsito da cidade, gera desconforto para aos servidores e também para os contribuintes que recorrem aos serviços. “Estamos esperando a cessão de um espaço naquele trecho onde será erguido o novo Fórum de Rio Bonito, próximo a Delegacia Legal”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário