quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Pág. 14 - Vicário Justo escreve...

Vicário Justo
SE ANDREIA ZITO PODE...

Em Tanguá, o vereador Luciano Lucio (vice?) conseguiu 100 mil reais para investimentos em Qualificação Profissional (Planseqs). Tudo bem que o garoto é articulado e sabe correr atrás, mas peraí: Andreia é de oposição (PSDB). Luciano, com todo o respeito, é só vereador. Por que Solange, Deputada Federal do Cabral e da Dilma, não cumpre o prometido com Rio Bonito? Fala sério!

PALAVRA É PARA POUCOS

Em Tanguá, pasmem os senhores, Valdizinho e Amarildo Henrique traíram Rodrigo Medeiros. Segundo fontes qualificadas, perderam muitos votos por isso. Por mais que eu não morra de amores pela candidatura do Secretário de Educação, tenho que ser justo (sou Vicário, né?); o cara foi correto com todo mundo! Fica o alerta: abre o olho Válber; quem faz com Pedro, faz com Paulo!

GRÁCIA COM NETINHO?

Possível é. Só não acredito. Ela é a candidata que mais cresce nas pesquisas. Ele só aceita (por determinação de Garotinho) que ela seja sua vice. Tudo muito inviável. Tudo indica que o PDT marchará sozinho. Antes só...

MARCOS ABRAHÃO: CARA SENSATO

Playboy já estava nos braços de Válber. Por conta e risco. Marcos, desprezado pelo candidato de Alexandre Santos, entrou em ação; filiou o futuro vereador no seu PT do B. Se tudo der errado em seu projeto de levar seu filho a ser prefeito de Tanguá, certamente o PT do B se coligará com algum (ou alguns) dos partidos da coligação de Rodrigo ou com o PDT de Grácia. Até Gílson Peixoto e seu PPS tem chance nesta disputa por PlayBoy. Menosprezar um Deputado como Marcos... Tá com sede? Bebeu água?

GOGOSSA É VEREADOR DO PMDB

Mesmo que Evandro vire candidato a vereador (aposta de muitos que o conhecem), o PMDB de Tanguá deverá eleger Gogossa para seu quarto mandato. Tranquilo na legenda, ele jurou apoio á Evandro Manhães para Prefeito. Eu já avisei que não se ganha eleição antes da abertura das urnas!

COSME NO PÁREO

Cosme Salles
Cosme, pré-candidato a prefeito em Itaboraí, já aparece bem nas pesquisas, junto com Sérgio Soares e Helil. Se Panisset e Altineu não decolarem, deverá ser, de novo, prefeito. Ninguém segura o cara da “Piscina”...

EM TANGUÁ, RENOVAÇÃO TOTAL!

Estive com um especialista em pesquisas e análise de nominatas na vizinha Tanguá. Ele, testado e consagrado consultor, me garantiu que, das 13 cadeiras, só 4 serão dos atuais vereadores. Afirmou que do PP volta um (ou uma?), no PTB também (será?), GP não vai disputar para vereador (é candidato a prefeito), e o PMDB não elegerá Gogossa. Se for assim, teremos 9 caras novas (nem tanto) na Câmara. Mudanças a vista? Não creio. Tipo Cazuza: “um museu de grandes novidades...”

JÁ NO REINO LEGISLATIVO DE RIO BONITO...

Ninguém se entende! Desacreditados nas esferas superiores, esta Câmara não cumpre nem a Constituição! Emenda 58, Suplementações... Pois é; “Tô Ronem aí”!

MATEMÁTICAS A PARTE...

No Reino de Augnat as pesquisas não mentem: Reblav tem 29%, Soriedem tem 11%. E Oriebir tem 4%. O resto é tudo farinha. Levando-se em conta que a campanha está longe de começar, não há nada definido. Ta na música; “E no balanço das horas tudo pode mudar...” Não concordam? Danem-se os críticos; o reino é meu. Enquanto não abrirem as urnas...  

AINDA NAS CONTAS

O eleitor tanguaense que se cuide: serão cerca de 230 candidatos a vereador (por conta do aumento das cadeiras de 9 para 13, segundo a Constituição Federal). A grande maioria despreparada e aventureira. Em todo caso, os números são claros: 19 mil votantes (em média) divididos por 230. Resultado? Uma média de 82 votos por candidato. Se levarmos em conta que uns 20 (não mais do que isso) terão, em média 350 votos, esta média se reduz para 57 votos “por cabeça”. Concluindo: será a eleição mais surpreendente e difícil da história da região. “Me dê motivo, pra ir embora...” Quer mais?

HAJA PARTIDO! (PARTE 2)

Vejamos os prefeitáveis: Rodrigo Medeiros conta com 9. Válber com 6. Marcos Abraão tem 2. Aí vem Evandro com o PMDB, Grácia Ribeiro (PDT), Gílson Peixoto (PPS), José de Oliveira (PRTB), Jonas Santana (PSC), Naílton Ferreira (DEM), Netinho Cardoso (PR) e Rominho (PSL). No Brasil, são 29 legendas devidamente registradas. Observem que, só em Tanguá, estão 25 destas. Viva a democracia! Ou não? Mamãe eu quero, mamãe eu quero, quero e continuo querendo mamar!

FIZERAM BARULHO

Válber (o favorito) fez uma reunião de arromba: “meteu” umas 8 dezenas de candidatos mais umas 60 lideranças em uma reunião recente em Joquemar das Bombas (seu vice?). Rodrigo não fez por menos: com o Campo do “Seu” Jorge lotado, emplacou mais e 100 pré-candidatos e mais umas 80 lideranças. Acompanhado do jovem Vinícius (guardem este nome), conduziu com maestria (Válber não ficou atrás) a reunião. Espiões lá, espiões cá... Soube que ambos adotaram táticas diferentes; Válber apelou para o seu “provável” governo popular, inserindo todos na condução de sua campanha. Rodrigo demonstrou todo o seu conhecimento de gestão e de estratégia política. Não tenham dúvidas: teremos um grande “combate”. UFC, UFC!   

E A IMPRENSA?

Alguns são “marrons”, outros “independentes”. O fato é que a imprensa será decisiva nas eleições do ano que vem em Rio Bonito, Tanguá e Itaboraí. Vamos às contas (minhas): Em Rio Bonito teremos 3 jornais para Marcos Abraão, 5 para Solange e 8 para Matheus Neto. Com pelo menos um independente (adivinhe qual?). Em Itaboraí, serão 2 para Helil, 3 para Cosme, 5 para Panisset, 5 para Altineu e 8 para Sérgio Soares. Independente, apenas 1 (viva o Zoada Bonita!). Em Tanguá, impressionante, os números são maiores: Fora os que eu não sei, 1 com José de Oliveira, 2 com Grácia, 3 com Netinho, 3 com Evandro, 3 com Marcos Abraão, 3 com Jonas Santana, 5 com Válber e 10 com Rodrigo. Independentes? Duvido. Sem querer avaliar a credibilidade e o oportunismo de alguns, dá pra imaginar que quase todos os dias, a partir de agora, teremos um desses na rua “puxando” a sardinha pro seu protegido. Não tenho dúvidas que o mais calculista ganhará esta corrida rumo ao pote de ouro. Ao povo resta o de sempre; torcer por um amanhã mais digno e pelo respeito aos seus direitos sagrados. “Sonhar não custa nada...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário