quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Pág. 3 - Programa “O TEMPO EM RIO BONITO” recebe deputado Marcos Abrahão

Flávio Azevedo

O deputado estadual Marcos Abrahão (PT do B) prega a união da classe política.
Com o objetivo de ouvir o deputado estadual Marcos Abrahão (PT do B) sobre inúmeros assuntos relacionados ao seu mandato e a sociedade em geral, o programa “O TEMPO EM RIO BONITO”, da Rádio Sambê FM (98,7), recebeu o parlamentar para uma entrevista de duas horas. O programa foi ao ar no último dia 9 de outubro. Exercendo o seu 3º mandato, Abrahão também falou de política (estadual e municipal), disse que é pré-candidato à Prefeitura de Rio Bonito e confirmou que o seu filho mais velho, Marcos Abrahão Filho, vai concorrer à Prefeitura de Tanguá.

Questionado sobre a violência que tem crescido no município e região, o parlamentar elogiou a política de segurança do governado do estado, mas reconheceu que por conta das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPP), os marginais das favelas cariocas estão migrando para outras regiões do estado. “A constante troca de comando nas polícias, Civil e Militar, também é outro problema que precisa ser repensado pelo governo”, disse.

Usando o slogan do Rio Bonito Atlético Clube, “somos todos Rio Bonito”, o deputado pregou a união dos políticos e da sociedade. Abrahão relembrou também, que na reunião do dia 21 de junho, no Esporte Clube Fluminense, que tratou da Segurança, ele foi mal interpretado quando falou da “hipocrisia” da sociedade. “Nós não podemos pedir uma coisa e agir de outra forma. Naquela noite, 70% das pessoas que estavam ali, em algum momento já me ligaram reclamando da blitz e da apreensão de motos. Mas o que elas querem?”, comentou.

Falando sobre Saúde, Abrahão elogiou o Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV) – ressaltando a competência administrativa dos seus diretores – destacou a criação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade Oncológica (Unacon), a chegada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que contou com a “competência da secretária municipal de Saúde, Maria Juraci Dutra, que tem tido uma participação importante no cenário da Saúde em nosso município”.

Ociosidade

No do dia 5 de setembro, na Câmara Municipal de Vereadores, uma reunião com a presença de autoridades e diretores de escolas (públicas e privadas), de Rio Bonito, discutiu a formação de uma comissão para coibir a presença ociosa de menores nas praças e logradouros públicos do município. O encontro aconteceu por iniciativa do Ministério Público (MP), em resposta a uma carta do padre Eduardo Braga, pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, que denunciou a presença de jovens usando drogas e até fazendo sexo na Praça Fonseca Portela.

Perguntado sobre o assunto, Marcos Abrahão disse que opinar sobre esses fatos não é fácil “porque eu acabo sendo mal interpretado”. O parlamentar, porém, questionou a atuação das igrejas e entidades religiosas nesse processo. “Na verdade, todos estão fazendo igrejas, mas o que estão fazendo por essas crianças? Quando eu era pequeno havia umas senhoras da Igreja Católica que visitavam as famílias. Elas davam aconselhamentos, levavam a palavra de Deus, e eu não vejo mais isso em lugar nenhum. A Igreja Batista também tinha esse trabalho! Eu estou falando do que eu via e não vejo mais”, apontou.

Política

Sobre política, Marcos Abrahão disse que é pré-candidato à Prefeitura de Rio Bonito e confirmou que o seu filho mais velho, Marcos Abrahão Filho, vai concorrer à Prefeitura de Tanguá. Sobre a sua entrada no PSD (partido fundado recentemente), o parlamentar admitiu que a nova sigla está na sua base de partidos, “mas eu vou concorrer a Prefeitura de Rio Bonito pelo PT do B”.

Questionado sobre a atuação dos vereadores e os problemas internos do Legislativo Municipal, inclusive quanto ao seu palpite referente ao percentual de renovação da Casa, o deputado foi diplomático. Ele disse que todos os vereadores são seus amigos, ressaltou que “as confusões que ocorreram entre eles prejudicou a imagem do parlamento municipal, mas tenho certeza que a população saberá votar. Pelo que eu ouço nas ruas a renovação será grande”.

Outros temas

Durante a entrevista, o deputado disse que os políticos precisam estar mais perto da população. Com discurso conciliador, ele fez um apelo ao vice-prefeito Matheus Neto, para que o Green Valley seja asfaltado. “Matheus sempre me atende, é uma pessoa bem operacional, mas vamos asfaltar o Green Valley, porque o asfalto está liberado”. Na ocasião, o parlamentar também pediu a conclusão das obras das Casas Populares e dos prédios, no Green Park, para atender os desabrigados.

Quanto a concessão das águas de Rio Bonito para a Cedae, o deputado disse que “como prefeito de Rio Bonito, eu defenderia a municipalização da água, que também deveria ser barateada, porque é muito cara”. Já como deputado estadual, que faz parte da base do governador Sérgio Cabral, ele diz que vota pela concessão.

Algumas correntes defendem a saída do Detran, da Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, no Centro de Rio Bonito, para outro lugar,  por entenderem que ali o órgão contribui para tornar ainda mais caótico o Trânsito da cidade. “Estamos esperando a cessão de um espaço naquele trecho próximo ao Green Valley, onde será erguido o novo Fórum de Rio Bonito, para levarmos o Detran para lá também”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário