quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Silva Jardim ganha Faetec

Paulo Victor Magalhães

Fachada da Prefeitura Municipal de Silva JArdim
O município de Silva Jardim vai ganhar uma unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), conforme anúnciou o presidente da instituição, Celso Pansera, ao prefeito Marcello Zelão (PT). Técnicos da instituição estiveram na cidade para conhecer o espaço que o município vai ceder, o antigo Centro Educacional Profissionalizante Professor José de Souza Herdy.

O engenheiro Jorge Luiz dos Santos, da secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, acompanhado da pedagoga e supervisora Educacional de Campo, Maria Eugênia de Sena, inspecionou o prédio onde funcionou o antigo Centro Educacional Profissionalizante Professor José de Souza Herdy, local sugerido para a implantação.
O engenheiro enviará para a presidência da Faetec e a secretaria de Ciência e Tecnologia, um relatório sobre a atual situação do prédio e, assim o fechamento da parceria necessária à instalação.

O prefeito Marcello Zelão, o vice-prefeito e secretário de Educação, Fernando Augusto, e o Secretário de Governo, Paulo Eduardo Santiago, Jorge Luiz, e Maria Eugênia conversaram sobre os cursos que poderão ser implantados na escola. Eles visarão principalmente a formação de mão-de-obra para atender à demanda local e regional a ser gerada pelo Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), em construção em Itaboraí.

O prefeito Zelão sugeriu a criação de cursos voltados para o público feminino. Também foi levantada a possibilitada da futura implantação de cursos em regime de “Pós-Ensino Médio” para atender às necessidades locais.
O engenheiro ficou satisfeito com o estado de conservação do prédio, admitindo que serão necessárias pequenas adaptações, como construção de rampas para cadeirantes.

Munido de prancheta e caneta, o técnico verificou os quadros de força de energia elétrica, e o tamanho e a disposição das salas, assim como das dependências em geral. Segundo ele, as salas são amplas e adequadas, cada uma com cerca de seis metros quadrados cada. Ao todo o colégio dispõe de 19 salas.

A pedagoga Maria Eugênia também aprovou a disposição espacial das salas principalmente do andar térreo, sendo todas voltadas para um pátio interno. O engenheiro adiantou ainda que de acordo com a avaliação feita é que se decidirá se a unidade será do tipo “CVT” (Centro de Vocação Tecnológica), “Cetep” (Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante) ou “Esei” (Escola de Ensino Industrial).

O prédio do José de Souza Herdy, adquirido recentemente pela prefeitura de Silva Jardim, foi construído para abrigar a antiga escola, a qual estava desativada há nove anos, e atualmente abriga a secretaria municipal de Educação e Cultura.

Fonte: O São Gonçalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário