quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Rio Bonito lança "Projeto QualiDia" de prevenção e combate ao Diabetes e Hipertensão

Texto: Flávio Azevedo
Foto: Rogério Rodrigues

O grupo de participantes do lançamento do projeto
 

Em parceria com o Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Bonito lançou na última quinta-feira (18), o projeto “QualiDia”, que tem como objetivo o fortalecimento e a contínua avaliação da qualidade da “Atenção Básica” aos pacientes portadores de doenças como Diabetes e Hipertensão. A solenidade aconteceu na Casa do Futuro e contou com a presença de profissionais do setor e servidores que atuarão diretamente com os usuários da rede básica (PSFs, Postos de Saúde etc.).

Com a implantação do programa, a Secretaria de Saúde pretende reforçar as ações de controle das doenças crônicas não transmissíveis. O “QualiDia” tem como objetivo fortalecer e expandir as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) incentivando a educação em saúde, o autocuidado, a mobilização comunitária, a avaliação contínua e a melhoria das linhas de cuidado do Diabetes e Hipertensão, através de cooperação técnica e do compartilhamento de experiências entre pacientes e profissionais de Saúde.

Em Rio Bonito, a atenção básica lida diretamente com as pessoas portadoras de Diabetes e Hipertensão. Sendo assim, a expectativa da secretaria Maria Juraci Dutra é de fortalecer o apoio técnico e operacional desses profissionais desenvolvendo atividades educativas, assistenciais e de promoção da saúde desses usuários respectivamente.

A expectativa é que com a implantação do “QualiDia” os profissionais de saúde da Atenção Básica sejam multiplicadores dos temas relacionados a prevenção e ao tratamento do Diabetes e da Hipertensão.

Satisfação e desafio

De acordo com o vice-prefeito Matheus Neto, depois das conquistas que o município alcançou para o setor de “Alta Complexidade”, com a implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o Centro de Oncologia de Rio Bonito (CORB), no Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), a administração municipal está empenhada em levar o mesmo serviço de excelência para a Rede Básica da Saúde (Programa de Saúde da Família e Postos de Saúde). O vice-prefeito comentou ainda, que o primeiro atendimento tem se destacando.
– Pela terceira vez, a nossa Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h recebeu o prêmio de melhor UPA do estado do Rio de Janeiro, numa pesquisa de satisfação que é feita pelo estado com os usuários do serviço. Isso demonstra que esse é outro setor, que embora ainda registre alguns problemas, nós estamos conseguindo alcançar os nossos objetivos – ponderou Matheus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário