terça-feira, 30 de agosto de 2011

Pág. 6 - O observador

Concessão à Cedae

O imbróglio sobre a concessão da nossa água com à Cedae, nos faz lembrar algumas histórias ambientadas na época da privatização da RJ – 124 (ViaLagos). Segundo o folclore político riobonitense, para que algumas pessoas não vissem os absurdos cometidos (o fechamento da estrada que ligava as localidades de Mineiros e Jacundá, por exemplo), riquíssimos presentes foram distribuídos. Um dos ‘mimos’ teria sido uma mansão em Búzios. Diante desse cenário, quem será o próximo riobonitense na terra de Brigitte Bardot?

Coisa feia I

É provável que algum ‘puritano’ tenha feito cara feia diante do comentário acima! Mas segundo o vereador Saulo Borges (PTB), em reunião com os vereadores, um representante da Cedae disse que se eles ajudassem a aprovar a concessão, os parlamentares poderiam indicar pessoas, máquinas e caminhões para trabalhar nas obras (É isso mesmo?). Saulo soltou essa pérola da tribuna e está gravado! Aos prováveis ofendidos, nós pedimos que esqueçam a ideia de vir nos procurar. Dirijam-se a Câmara, requisitem a gravação e se entenda com o parlamentar!

Coisa Feia II

Você pode entender a proposta do representante da Cedae como quiser. Nós entendemos que essa suposta proposta indecente, não passa de compra de votos! Enquanto nós tentamos conscientizar a população sobre os prejuízos da venda do voto, nos bastidores políticos os caras estão utilizando os mesmos artifícios! São uns fanfarrões!

Mudança

O prefeito José Luis Antunes (DEM) exonerou o secretário municipal de Fazenda, Marcelo Lessa. Segundo o secretário, sob o argumento de que ele (o prefeito) fará algumas mudanças no secretariado. Podemos até não concordar, mas o prefeito deve ter as suas razões. Agora... Bem cá entre nós, essas mudanças poderiam ter começado por outras secretarias, não? Por outro, faltando pouco mais que um ano para o término do governo, na adianta fazer mudanças!

Pesquisa

Os grupos políticos já estão espalhando supostos resultados de pesquisas de intenção de voto para o cargo de prefeito em 2012. O engraçado, é que em cada resultado, o candidato do grupo que encomendou a pesquisa está na frente. Eu pergunto: qual o instituto fez a pesquisa? Ouviu quem e aonde? Cadê o registro da tal pesquisa? Uma reflexão: do jeito que essas pesquisas são caras e os políticos são “unhas de fome”, você acha que eles estão pagando pesquisa todo mês...? Ah, vai contar historinha para outro!

Socorro

Moradores da Rua Pedro Luis, na Praça Cruzeiro, estão insatisfeitos com as condições de um terreno que está abandonado na referida rua. A Prefeitura também foi acionada, mas nada mudou. O dono do espaço, ninguém sabe, ninguém viu. Eles também pedem que o rio que existe no fundo da referida rua seja dragado, para que com as chuvas de verão – elas estão próximas – as casas não sejam alagadas como já aconteceu.

SEPE I

Nos últimos três anos, o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE) – núcleo Rio Bonito – já protocolou, na Câmara de Vereadores, vários pedidos de realização de audiência pública para discutir, com a sociedade, o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do servidor do município; e o Plano Municipal de Educação. Até agora, porém, ninguém respondeu.

Diferença

O que me deixa mais intrigado aqui em Rio Bonito é exatamente a falta de vontade. Em Silva Jardim, por exemplo, onde a audiência pública já foi feita, nós não temos vereadores melhores que os de Rio Bonito. Aliás, é páreo duro, porque a coisa por lá também é feia! Entretanto, os edis silvajardinenses já fizeram a audiência!

Realidade

A minha bronca com boa parte dos vereadores de Rio Bonito é que, por aqui, a coisa transcende as supostas histórias de desonestidade, negociatas e esquemas (isso tem em todo lugar, nem sempre atrapalha o trabalho e, às vezes, até motiva). Aqui, porém, percebe-se que a coisa caminha para o lado do “desinteresse”, do “não to nem aí”, do “que se explodam”...!

Pré-Candidatos

Em Rio Bonito, Tanguá e Silva Jardim, o número de pré-candidatos a vereador é grande. Entretanto, 90% deles ignoram a função de um vereador. Pessoas totalmente despreparadas. Bastam 10 minutos de conversa para ver que prevalecem: a alienação ou os interesses escusos.

Imparcialidade

Todos têm o seu candidato, inclusive, eu. Mas quando escolhemos alguém para votar ou apoiar, isso não quer dizer que os seus erros serão ignorados. Pelo contrário, nós devemos vê-los e apontá-los, para que o político que conta com a nossa simpatia, cometa menos erros e faça um mandato bem próximo daquilo que nós achamos que é o correto. Todavia, em cidades interioranas, isso ainda não é possível! 

Novos partidos

PSB, PC do B, PDC e outros partidos estão prometendo disputar as eleições priorizando caras novas! Opinião: “já que são caras novas, que as práticas também sejam novas, porque estamos cansados de ver PARVOÍCES no parlamento municipal. Para quem não sabe, parvoíce significa “ato cometido por quem é parvo; tolice; necedade; disparate; asneira; bestagens, bobagens, burradas, palermice, besteiras”. Ou essas coisas não acontecem na nossa Câmara?

Agasalho

Sobre os agasalhos doados ao município pela Receita Federal (RF), o vice-prefeito Matheus Neto esclareceu que as entregas estão sendo feitas “e tudo está sendo registrado para prestar contas a RF”. Se você estranha a pouca publicidade, nós também... Mas os beneficiados confirmaram o recebimento. Nós percebemos que muita gente revoltada com a suposta distribuição indevida, só está descontente porque ficou de fora.

Vingança

Dias atrás, eu conversava com um cidadão que me disse o seguinte: “esse rapaz que está na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Isaías Class) está fiscalizando todo mundo, autuando, embargando obra... Sabe o que vai acontecer com ele quando sair da Prefeitura (ele é engenheiro), não vai arrumar serviço em lugar nenhum!”. Se o poder público não pode atuar, porque o cidadão se acha perseguido, por não poder fazer coisas erradas (uma coisinha à toa!), fechem a Prefeitura!

Tanguá

Soubemos que o presidente da Câmara de Tanguá, Paulo Sérgio dos Santos Leite, o Paulo dos Correios (PTB) devolveu ao poder Executivo, a bagatela de R$ 110 mil. O prefeito Carlos Pereira (PP) ficou radiante, os munícipes também (o dinheiro será investido em outras coisas), mas o demais vereadores estão fulos da vida! Os insatisfeitos justificam o desagrado argumentado que existem investimentos a serem feitas na Casa. Mas por conta da tal devolução, eles deixaram de ser executados! Já pensou se a moda pega? Que economia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário