terça-feira, 30 de agosto de 2011

Pág. 7 - Rio Bonito qualifica efetivo da guarda municipal

Flávio Azevedo

A Prefeitura está investindo na qualificação dos guardas municipais para oferecer ruas mais seguras ao riobonitense.
Cumprindo um dos compromissos assumidos com a população riobonitense, referente a investimentos na Segurança Pública do município, a Prefeitura tem feito investimentos importantes para a qualificação do efetivo da Guarda Municipal. Depois de certificar oito guardas que concluíram o Curso de Aplicações Táticas, no último mês de julho, o município contratou novo curso onde 16 guardas foram qualificados.

As aulas de defesa pessoal, técnicas e táticas de abordagem, contensão de distúrbio, e utilização de armas e munições não letais; foram alguns dos temas abordados durante o Curso de Defesa Pessoal, realizado entre os dias 19 a 21 de agosto. Também participaram do curso, um bombeiro e um policial militar.

De acordo com o diretor da Guarda Municipal, o policial militar licenciado, Márcio Soares, a qualificação dos guardas é uma das suas prioridades. “O pedido que o prefeito José Luiz me fez foi preparar e qualificar os nossos 56 guardas para que eles sejam considerados os melhores do estado. Para isso, nós estamos investindo nesses cursos de capacitação”, ponderou Soares, destacando que o objetivo é contar com a experiência adquirida nesses cursos já na XII Exposição Agropecuária de Rio Bonito (1 e 4 de setembro).

No último curso, os guardas também aprenderam a utilizar armas e munições não letais, como spray de pimenta, de gengibre e o “cola”, produtos ecologicamente corretos. Nos três dias, além das aulas de defesa pessoal, os alunos também receberam noções e técnicas de táticas de abordagem, contensão de distúrbio e aulas mostrando a importância do condicionamento físico.

Guardas em atividade no curso de qualificação que aconteceu entre os dias 19 e 21 de agosto
O guarda Eziel Rodrigues, que participou do curso, disse que a experiência foi válida, comentou que aprendeu bastante e ressaltou que “esses cursos eram exatamente o que faltava para nos dar mais confiança para o exercício da nossa função, que é cuidar da segurança da população de Rio Bonito e do patrimônio público da nossa cidade”.

O vice-prefeito Matheus Neto, que recebeu do prefeito José Luiz a incumbência de cuidar pessoalmente do assunto, lembrou que os guardas também estão fazendo cursos de Primeiro Socorros.
– Isso é sequência daquele conjunto de objetivos onde a Prefeitura entende que dentro do que é o seu raio de atuação tem a responsabilidade de agir. As armas não letais, por exemplo, já estarão sendo utilizadas na XII Exposição Agropecuária – disse.

Outro curso

Oito guardas participaram do curso em Nova guaçu, entre os dias 22 e 24 de julho, entre os participantes, duas mulheres.  
No dia nove de agosto, oito guardas municipais receberam das mãos do prefeito José Luis Antunes e do vice-prefeito Matheus Neto, os diplomas de conclusão do curso de Intervenção Penitenciária que foi realizado entre os dias 22 e 24 de julho, em Nova Iguaçu. No curso, os guardas receberam instruções sobre escalonamento da força, agentes químicos e munições de impacto controlado, espingarda calibre 12, EPI/EPC, uso da tonfa, técnicas de algemamento, tática individual de combate, noções de gerenciamento de crises, planejamento de intervenção, invasão de pátio e entradas táticas.

Foram certificados: Alex Santos, Alexandro Mariano, Fabrício Alves, Helena Beatriz, Luciano Barcelos, Marcos Oliveira, Michely Coutinho e Nilson Vital.


Nenhum comentário:

Postar um comentário