quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Prefeitos do Consórcio Intermunicipal da Fronteira visitam UPA de Rio Bonito

Flávio Azevedo

A Coordenadora da UPA, Tereza Cristina Abrahão Fernandes, explica o funcionamento da unidade aos visitantes 
O sucesso da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rio Bonito, eleita a melhor unidade do estado por três vezes consecutivas, rompeu fronteiras. Na tarde da última quinta-feira (25), com o objetivo de conhecer o espaço, prefeitos e representantes do Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF) – cidades irmãs dos estados do Paraná, Santa Catarina e da Argentina – visitaram a unidade.

Acompanhados pelos prefeitos dos municípios do Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste), José Luiz Antunes (Rio Bonito), Carlos Pereira (Tanguá) e Marcello Zelão (Silva Jardim), os visitantes conheceram as instalações da UPA, a dinâmica dos serviços, e, sobretudo, a filosofia de regionalização da unidade.

Concluída a visita, o presidente do CIF e prefeito do município de Barracão/PR, Joarez Lima Henrichs, disse que estava saindo muito bem impressionado com a UPA, garantiu que obteve muito aprendizado, tirou inúmeras lições para o seu consórcio e ressaltou a união dos prefeitos do Conleste, “postura rara de se encontrar entre prefeitos em nosso país”.
– Quero parabenizar o presidente do Conleste, Carlos Pereira, e os prefeitos José Luiz Antunes e Marcello Zelão pelo senso de responsabilidade com a população! Eles são de partidos diferentes, mas estão unidos e determinados a proporcionar o melhor para as suas cidades. Eu já andei bastante pelo Brasil e posso dizer que essa postura é rara. Geralmente, o prefeito é eleito para sentar na cadeira, mas esses não agem assim. Estamos levando muita novidade para as nossas cidades – destacou o prefeito paranaense.

CIF

A visita passou pela Sala Vermelha e outros setores
Sobre o Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF), Joares explicou que se trata de um instrumento muito complexo, porque além de ser intermunicipal, ele também é um consórcio interestadual e internacional. “Diante do Conleste, nós ainda somos um bebê, porque o meu município é Barracão, Paraná. Do outro lado da rua, é Dionísio Cerqueira, Santa Catarina. Na rua da frente, é Bernardo Irigoyen, uma cidade Argentina. E, do outro lado, é Bom Jesus do Sul, outra cidade paranaense”.

Concluída a visita, os representantes do CIF foram visitar Silva Jardim, onde conheceram o Banco Comunitário e a moeda Social Capivari, iniciativa que segundo Joarez, é uma das experiências mais comentadas em Brasília, quando se fala em projeto que deu certo. “Vamos levar essa ideia para o nosso consórcio, porque o aprendizado que nós tivemos em Rio Bonito e Silva Jardim foi bem significativo”.

UPA

Visitantes e anfitriões
A Coordenadora da UPA, Tereza Cristina Abrahão Fernandes, disse que é gratificante ver o trabalho que vem desempenhando na unidade ser reconhecido. Ela também frisou a importância do trabalho em equipe nos mais variados setores. “Desde o médico, ao auxiliar de serviços gerais, os profissionais de enfermagem, administrativos, todos colaboram para esse sucesso. A satisfação é grande, mas a cada dia as nossas responsabilidades aumentam”.

Próximo de completar um ano (24 de setembro) de funcionamento, a UPA de Rio Bonito, segundo a coordenadora, ainda tem muitos desafios para superar, mas ela acredita que a unidade já tenha se consolidado como referência para os munícipes de Rio Bonito e região.
– A cada hora, todos os dias, a cada semana e cada mês, nós temos desafios. Mas eles nos fazem crescer e aprender. Nós últimos meses constatamos que os pacientes dos municípios vizinhos têm buscado mais a nossa UPA. Curiosamente, porém, o volume de pacientes riobonitenses diminuiu significativamente, o que nos dá a entender, que a nossa rede básica está conseguindo atender a nossa população com mais eficiência – revelou Tereza.

Já o vice-prefeito Matheus Neto se disse orgulhoso de ver municípios do Sul do país, notadamente uma região considerada mais desenvolvida e bem organizada em suas ações públicas, vindo a Rio Bonito analisar o trabalho que está sendo implementado na UPA. “Ainda não tenho a sensação do dever cumprido, mas sem dúvida nós ficamos satisfeitos. Esse é um trabalho contínuo, estamos avançando a passos largos, mas ainda há muito a fazer, porque aqui nós lidamos com vida, com pessoas, e, para isso, a excelência é indispensável”, concluiu.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário