terça-feira, 30 de agosto de 2011

Pág. 4 e 5 - Rio Bonito/Marajó é campeão carioca de futsal feminino

Flávio Azevedo

A equipe ainda com o trofeu de vice-campeã. O título só viria na segunda-feira seguinte
Se alguém disser que a história do título carioca de futsal feminino adulto de 2011, conquistado pelo Rio Bonito/Marajó, no último dia 30 de julho, poderia ser um filme Hollywoodiano não estaria exagerando. Disputando a competição pela primeira vez, a equipe alvianil jogou a primeira partida no dia 14 de maio, em casa, e estreou com derrota. O resultado deixou o torcedor desconfiado, mas a equipe, liderada pelo treinador Júlio César Costa Freitas (Cabeça), teve tranquilidade e, jogo a jogo, conseguiu se firmar.

Depois de deixar para trás equipes tradicionais como Vasco da Gama e Bradesco (adversário das semifinais derrotado nos dois confrontos), o Rio Bonito/Marajó chegou à final da competição com moral e podendo enfrentar o Mackenzie de igual para igual.

O ginásio do América, na Tijuca/RJ, foi escolhido pela Federação de Futsal do Estado do Rio de Janeiro (FFSERJ) para sediar o confronto final. Apesar de estar longe de casa, o torcedor alvianil estava em maior número e fazia uma grande festa nas arquibancadas.

Resenha

Iniciada a partida, o Rio Bonito/Marajó, com Stella, uma das atletas mais importantes da equipe, deu o seu cartão de visitas com um chute de fora da área que tirou tinta da trave da goleira Mariana. Apesar de o alvianil estar bem, o Mackenzie abriu o marcador com Rani aos seis minutos da primeira etapa. O Rio Bonito/Marajó não se abateu e aos 13min, Larissa deixou tudo igual. Apesar de o jogo continuar igual, com chances para ambos os lados e excelente participação das goleiras, faltando 1minu36seg para o fim do primeiro tempo, o gol de Cida, deu nova vantagem ao Mackenzie.

Na segunda etapa, incentivados pelo torcedor, o Rio Bonito dominou a partida e conseguiu igualar o marcador com um belo gol de Karen, aos cinco minutos. O tempo foi passando e faltando 7min58seg para o fim do jogo, novamente Cida, num lance de muito oportunismo, e azar do Rio Bonito/Marajó, deu números finais à partida e garantiu, até ali, o título do Mackenzie.

Reviravolta e título

Apesar da derrota, no fim da partida as meninas foram aplaudidas e abraçadas por torcedores e dirigentes do Rio Bonito/Marajó, que assimilaram o resultado como normal e até muito bom para uma equipe estreante que, na final, enfrentou o Mackenzie, uma das equipes mais tradicionais do Rio de Janeiro.

Reclamando um lance do primeiro tempo, em que a bola teria entrado, mas a arbitragem não validou o gol, as meninas do Rio Bonito/Marajó lamentavam o fato de a equipe ter feito uma das suas melhores apresentações, mas não ter alcançado a vitória. “Batalhamos, lutamos, a bola entrou e não deram o gol... Estamos com a sensação de que o resultado poderia ser diferente. Mas não tem problema não, bola para frente e vamos nos preparar para a Liga Nacional de 2012”, disse Mary, que nas últimas partidas subiu de produção e fez excelentes jogos.

Quando atletas e torcedores já estavam se acostumando com o vice-campeonato, os dirigentes da FFSERJ constataram, na segunda-feira (1º/08), que a jogadora Roberta Valério, do Mackenzie, havia tomado o terceiro cartão no jogo anterior – contra o Vasco, no dia 26/07 –, mas não cumpriu a suspensão automática. Ela não só foi escalada como participou da finalíssima.

Baseados no Regulamento da competição, os dirigentes da FFSERJ fizeram cumprir a letra “d” do Artigo 44. Além de dar os pontos da partida para o Rio Bonito/Marajó, o que torna a equipe campeã Carioca de Futsal Feminino de 2011, ainda multou o Mackenzie em R$ 545,00.

Comemoração

A decisão da FFSERJ foi noticiada ao treinador Júlio César, por volta das 16h30min. Sem acreditar, Cabeça telefonou de volta para a FFSERJ para confirmar a informação. “Eu pensei que era um trote”, disse o treinador, que depois de confirmar a veracidade da notícia telefonou para atletas, dirigentes, amigos e em entrevista, no programa “Bate Bola Tupi”, da Super Rádio Tupi 1340 AM Rio Bonito, às 20h, de segunda-feira (1º/08), disse que “a ficha ainda não caiu”.

Acompanhado da jogadora Samara, o treinador comemorou a conquista e destacou que “independente da forma como ele veio, esse título está coroando o nosso trabalho, que é baseado na humildade e na organização. Espero que seja o primeiro de muitos cariocas”, comemorou o treinador que fez uma série de agradecimentos.
– São muitos os parceiros que caminharam conosco. Além da Prefeitura Municipal de Rio Bonito, que ajudou com a arbitragem; o deputado Marcos Abrahão, garantiu o nosso transporte em todos os jogos. Também agradeço ao Rio Bonito Atlético Clube, que acreditou no nosso trabalho; o empresário Rodolfo Siqueira Nunes, da Cerâmica Marajó, que é mais que parceiro, é um amigo – concluiu Cabeça ainda citando Felipe do bar “e muitos outros empresários que ajudaram esse sonho se tornar realidade”.

Escalações

O Rio Bonito/Marajó começou com Natália, Mary, Larissa, Stella e Karen. Na suplência, o treinador Cabeça contava com Samara, Salsicha, Teka, Lais, Camila, Jaqueline e Loirinha. Preparador físico, Rodrigo Barreto.

Já o Mackenzie entrou com Mariana, Rani, Geany, Gleice e Priscila. Na reserva estavam Roberta, Monique, Tamires, Cida, Laura, Josiele e Thaissan. Treinador: Ricardo Velloso.

A arbitragem foi de Cenira Sampaio Pereira, que atuou auxiliada por Leandro Bello Reis. A anotadora foi Lúcia Cupulille; a cronometrista, Antônia Vanusa Rufino; e o delegado da FFSERJ, Djalma Adelino de Paula.

Histórico

1º Turno

(14/05) Rio Bonito/Marajó 2x5 Mackenzie
(20/05) Rio Bonito/Marajó 6x3 Vasco
(28/05) Fluminense 3x4 Rio Bonito/Marajó
(01/06) Faculdade Paraíso 2x6 Rio Bonito/Marajó
(10/06) Rio Bonito/Marajó 5x3 Bradesco

2º Turno

(17/06) Mackenzie 6x1 Rio Bonito/Marajó
(22/06) Vasco 1x0 Rio Bonito/Marajó
(01/07) Rio Bonito/Marajó 4x7 Fluminense
(08/07) Rio Bonito/Marajó 6x4 Faculdade Paraíso
(19/07) Bradesco 5x5 Rio Bonito/Marajó

Semifinal

Ida (21/07) Bradesco 4x6 Rio Bonito/Marajó
Volta Semifinal (26/07) Rio Bonito/Marajó 4x2 Bradesco

Final

(30/07) Mackenzie 3x2 Rio Bonito/Marajó

Nenhum comentário:

Postar um comentário