terça-feira, 30 de agosto de 2011

Pág. 16 - Humberto Belgues: “Concessão de água para Cedae é absurda!”

Flávio Azevedo

A concessão da água de Rio Bonito para a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) foi o principal tema das explicações pessoais (ocasião em que os vereadores discursam livremente sobre vários temas) do vereador Humberto Belgues (PSDB) na sessão do último dia 23 de agosto. Além de estimular o debate sobre o assunto no parlamento, nas ruas da cidade e até nas mídias sociais, ele também lamenta o fato do poder Executivo ter enviado “mais uma mensagem a jato para ser apreciada pelo Legislativo”.
– Não é de hoje que eu venho reclamando disso. Não existe a mínima possibilidade de estudar uma mensagem com toda essa urgência. Aliás, um assunto dessa importância – a concessão da nossa água para a Cedae por 30 anos, prorrogável por mais 30 – nunca poderá ser discutido apenas pelo prefeito e pelos vereadores. A população tem que ser ouvida nesse debate – disparou Humberto.

De acordo com o vereador, a população não pode ficar de fora, porque a água é um bem de todos os munícipes. “Precisamos realizar audiências públicas para sabermos se o povo quer a Cedae. Eu estou sempre andando pelas ruas da cidade, pelos bairros e posso afirmar que a insatisfação com a companhia é grande”.

Para ilustrar o que disse, Humberto lembrou que todas as obras de saneamento e esgotamento sanitário que são realizadas no município são de iniciativa da Prefeitura.
– Essa companhia está há anos em Rio Bonito e nunca enterrou uma manilha. Todos esses serviços são feitos pela Prefeitura. Além disso, todas as vezes que o município faz uma benfeitoria, os funcionários da Cedae vão lá, quebram e não recuperam o asfalto, a calçada... Deixam para lá. O município que se vire para concertar! O cidadão que caminha no Green Valley vê isso claramente – disparou.  

Em seu discurso, o parlamentar também comentou que depois que o assunto for discutido com a população, a forma mais séria e honesta de se conduzir o caso é através de processo licitatório.

A municipalização da água, como já aconteceu em vários municípios vizinhos, também é uma ideia defendida por Humberto. Segundo ele, o município tem totais condições de gerenciar esse serviço.
– Rio Bonito pode descobrir nesse segmento a sua vocação econômica. Isso sem falar nos muitos empregos que podem ser gerados. O que se comenta, porém, nos bastidores políticos do estado é que a Cedae terá as suas finanças saneadas e depois será privatizada – concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário