sexta-feira, 11 de maio de 2012

Rio Bonito realiza dia “D” de vacinação contra a Influenza

Denilson Santos

Foram vacinadas 2.331 pacientes do município. 
O vice-prefeito Matheus Neto participou do dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza A e B, realizada no sábado (5/5), das 8 às 17 horas. Juntamente com os coordenadores do Programa de Imunização e do Programa Saúde do Idoso, ele percorreu vários Postos de Saúde da Família (PSFs) que tiveram vacinação. A campanha tem como principal objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Foram vacinadas as crianças de seis meses até menores de dois anos, mulheres gestantes, profissionais que trabalham na área da saúde e, principalmente, idosos.

Em vários postos os pacientes participaram de um café da manhã e também receberam aplicação de flúor. A campanha se prolongará até o dia 25 de maio. “As infecções respiratórias agudas constituem um conjunto de doenças frequentes e tem maior incidência em pessoas com idade acima de 60 anos e crianças, sendo o vírus da influenza um dos principais agentes etiológicos destas doenças”, explicou Matheus Neto, que recebeu a dose da vacina no Posto de Saúde da Praça Cruzeiro.

Segundo a Coordenadora de Imunização da secretaria de Saúde, Jane Lima do Amaral, nos primeiros dias da campanha foram vacinados 2.331 pacientes no município. Ela afirmou que principal forma de evitar o contágio da doença é a vacinação.
– A campanha anual de vacinação, realizada entre os meses de abril e maio, contribuiu ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos imunizados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, mortalidade e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias. Portanto, que ainda não se vacinou, tem até o próximo dia 25 para posto mais próximo e se imunizar –  explica Jane Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário