quinta-feira, 31 de maio de 2012

Pág. 23 - Profissional sem fronteira – Novo Paradigma

*Moysés Dário

Estamos vivendo uma verdadeira revolução no mercado de trabalho e nas profissões. Trata-se de uma mudança radical nas relações de trabalho e no conceito de carreira, emprego e mercado de trabalho no mundo inteiro. Num mundo globalizado, totalmente interligado e em rede, a velocidade das mudanças e das informações está demandando uma nova geração de profissionais, cuja formação vai muito além de um curso superior. Conceitos como estabilidade no emprego, promoções, chefia, plano de carreira e benefícios começam a ficar ultrapassados quando se tem um mundo de oportunidades que surgem a todo o momento e desafiam os profissionais a um crescimento ilimitado.

O profissional que o mercado busca atualmente deve possuir habilidades que vão além do antigo conceito de “vestir a camisa da empresa”. O mercado de trabalho anseia por profissionais ultraconectados, com formação diversificada e multidisciplinar, independente, proativo, versátil e empreendedor. Num mundo dominado por computadores e pessoas, o domínio do conhecimento tecnológico e a habilidade nas relações humanas tornam-se peças importantes no sucesso de qualquer profissional. Formação no ensino superior tornou-se básico. Cursos de especialização, cursos técnicos, pós-graduação, participações em seminários e workshops serão vitais para acompanhar as constantes mudanças e manter-se atualizado. O domínio de um segundo ou terceiro idioma torna-se fundamental para aqueles que almejam alcançar patamares internacionais ou atuar em empresas multinacionais.

As empresas por sua vez perceberam a importância desses profissionais e estão criando ambientes e condições para atrair e reter os melhores. Num mundo digitalizado e global, novas possibilidades surgem no mercado de trabalho, como é o caso do trabalho em casa ou home office, uma realidade mundial que está em forte ascensão no Brasil, principalmente nas grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro que têm um trânsito caótico e estressante. A tendência é dar flexibilidade aos horários, a remuneração, a jornada de trabalho e ao ambiente onde as pessoas desenvolvem as suas atividades.

As empresas estão criando condições para que os profissionais possam exercer suas funções com maior liberdade e criatividade, cientes de que esse tipo de profissional precisa de um ambiente amigável e favorável para que eles possam exercer todo seu potencial produtivo, criativo e inovador. Existe também uma forte tendência para autonomia desses profissionais que buscam abrir seu próprio negócio e terceirizar suas funções a diversos clientes, sem necessariamente manter um vínculo empregatício e de subordinação

A modernidade do mercado de trabalho está gerando profissionais sem fronteiras, cuja definição de carreira vai muito além de ter um emprego e desenvolver funções específicas. Esse novo cenário sugere o conceito de carreiras sem fronteiras, em que prevalece a sequência de experiências pessoais de trabalho que a pessoa vai desenvolver ao longo da sua vida. Isso inclui todo tipo de experiência, seja no seu ramo de atuação ou fora dele, como é o caso de atividades desenvolvidas por puro prazer como trabalho voluntário, escrever um blog, criar uma ONG, viajar e conhecer novas culturas ou até mesmo praticar atividades artísticas ou esportivas.

Infelizmente a legislação brasileira não está preparada para essas transformações e gessa as relações de trabalho. Assistiremos nos próximos anos a uma flexibilização dos contratos trabalhistas e um mercado dinâmico e com novas possibilidades. Novas profissões irão surgir e as pessoas mudarão de emprego com mais rapidez em busca de novos desafios e oportunidades. Nesse cenário complexo e desafiador, cabe a cada profissional, dessa nova geração, se reinventar e reciclar suas idéias constantemente, manter-se informado e atualizado e principalmente saber o que quer e onde quer chegar. Como definiu o filósofo Aristóteles: “Onde as necessidades do mundo e os seus talentos se cruzam, aí está sua vocação”.

*Moysés Dário é Contador e Consultor de Negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário