quinta-feira, 31 de maio de 2012

Pág. 16 - Areia contaminada pode causar prejuízos

Flávio Azevedo

Esse e outros caminhões estão sempre nesse local pegando areia contaminada.
Na semana que o coordenador da Defesa Civil Municipal de Rio Bonito, o tenente coronel Bombeiro, Rafael Camilo, acompanhado engenheiro civil, Valdir Duarte, que faz parte do quadro do órgão, em entrevista ao programa “O TEMPO EM RIO BONITO”, aconselharam as pessoas que estão fazendo obra a não comprar qualquer areia, a nossa reportagem surpreendeu um caminhão, as margens do rio Bonito sendo carregado com a areia do rio.

Segundo o engenheiro, “caso a matéria prima não seja de boa procedência, ou seja, tenha origem em rios com águas contaminadas, os prejuízos podem ser grandes para a estrutura da obra”. Vale destacar ainda, que além do risco da areia contaminada, as pessoas que trabalham fazendo a extração do produto atuam sem qualquer tipo de proteção.

Repercussão

Também repercutiu nas mídias sociais o assunto da extração ilegal de areia. Segundo Guilber Amaral, um dos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, “esse é um trabalho difícil de combater, pois nós os notificamos num ponto, mas eles vão para outro”. Ele classifica essa prática como “erva daninha”, esclarece que a Fiscalização repassa as denúncias para o setores competentes, mas não surte efeito. Ainda segundo Guilber, “a única fiscalização que consegue apreender esses veículos é a federal como o ICMBio ou IBAMA. Mas faltam pessoal ou depositários fiéis para a guarda do que for apreendido”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário