quinta-feira, 31 de maio de 2012

Pág. 22 - Os idosos e o inverno

*Lya Pereira

As estações mais frias do ano já estão aí e trazem um motivo a mais para que os idosos se preocupem. Nessa época é que ocorre a maior incidência de doenças como resfriados, gripes, bronquite e pneumonia. Além disso, o frio pode piorar alguns sintomas comuns nos idosos como dores reumáticas e ressecamento da pele.

É importante que as pessoas mais velhas se preparem pra enfrentar o frio. Uma ótima oportunidade é a campanha nacional de vacinação para Gripe destinada aos maiores de 60 anos e pessoas com doenças crônicas. Durante quase todo mês de maio a vacina esteve disponível em todos os postos de saúde.

É necessário lembrar que a vacina visa prevenir a gripe, que é bem mais grave que o resfriado simples, pois causa sintomas como febre alta, dores no corpo e prostração intensa, além de poder evoluir com complicações como a pneumonia, uma das grandes causadores de morte entre as pessoas idosas, que costumam ter um sistema imunológico mais frágil.

Algumas dicas para melhorar a qualidade de vida de nossos idosos nas estações frias:
- Procurar o Posto de saúde mais próximo de sua casa para vacinar-se contra a gripe;
- Manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes. As frutas cítricas como laranja, acerola e limão contêm vitamina C, que comprovadamente fortalece o sistema imunológico;
- Beber bastante líquido para hidratar o corpo e favorecer a fluidificação das secreções;
- Praticar atividade física moderada como caminhada, que dá mais energia e também fortalece o sistema imunológico;
- Manter a casa bastante arejada e evitar lugares fechados e com aglomerações de pessoas, onde há muita circulação de vírus da gripe;
- Lavar sempre bem as mãos, pois é através delas que nos contaminamos com os vírus da gripe;
- Usar roupas bem quentes, assim como aquecer bem os pés, evitando a piora das dores reumáticas;
- Hidratar bem a pele diariamente e também evitar banhos muito quentes e demorados, pois pioram o ressecamento da pele;

Se já estiver resfriado, vale sim tomar aquele chazinho que a vovó ensinava, mas é importante procurar atendimento médico pra evitar complicações.

*Lya Pereira é médica Geriatra e especialista em Medicina Ortomolecular
Dúvidas e sugestões: lmpp.med@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário