quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dia do Desafio mobiliza moradores de Rio Bonito para praticarem atividade física

Denilson Santos
 
Mais uma vez os moradores de Rio Bonito acordaram cedo para participarem do Dia do Desafio, realizado, este ano, nesta quarta-feira (30/05). A base do evento foi a Praça Fonseca Portela, no centro, com a colocação equipamentos para a prática de esportes, como redes de vôlei, pula-pula, badminton, Slackline, esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, entre outros. Em escolas, clubes, academias e associações comunitárias da cidade ocorreram também atividades, como aulas de ginástica, futsal, natação, entre outros. Em parceria com a secretaria de Saúde, também foi disponibilizada vacinação contra a influenza A e B para idosos e crianças. Ao longo do dia, o evento mobilizou cerca de trinta mil pessoas em vários pontos da cidade.
 
No município, o evento foi organizado por representantes da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com o SESC, dentro das diretrizes da campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e bem-estar. Ao todo, o evento contou com a participação de 48 unidades escolares do município, entre públicas, estaduais e privadas, um total de 12,7 mil alunos envolvidos. O objetivo do Dia do Desafio foi o de inserir a atividade física no cotidiano das pessoas, a fim de melhorar sua qualidade de vida. No evento, essa tarefa consiste em mobilizar o maior número de participantes em torno da idéia de praticar pelo menos 15 minutos consecutivos de qualquer atividade física ou esportiva.
 
Seis vezes campeão
 
No Dia do Desafio, os organizadores colocam em disputa duas cidades com índice populacional semelhante. Vence a cidade que conseguir mobilizar o maior número de praticantes. A cidade de Mococa, em São Paulo, foi a adversária de Rio Bonito esse ano. A cidade ganhou todas edições que participou, acumulando seis vitórias consecutivas. Sem estipular restrições quanto às modalidades escolhidas, o Dia do Desafio privilegia aspectos fundamentais para o convívio humano como acessibilidade, envolvimento, diversão, diversidade, segurança, além de trazer benefícios para a comunidade e a saúde. Essa celebração demanda esforço e criatividade, especialmente por estimular a integração de diferentes segmentos de comunidades que competem construtivamente entre si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário