sexta-feira, 11 de maio de 2012

Meio Ambiente faz reflorestamento de áreas degradadas em Rio Bonito

Ary Marmo

O reflorestamento aconteceu no Morro da Conceição.
A prefeitura de Rio Bonito terminou nesta quinta-feira (10/5), o reflorestamento do Morro da Conceição (conhecido como Morro da Rádio), no Centro, com plantio de 4 mil mudas de ipê amarelo, ipê branco e ipê roxo, árvores típicas dessa região. O serviço foi realizado durante trinta dias por funcionários das secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente. Na próxima semana, essa mesma equipe vai iniciar o plantio de mudas no entorno do Colégio Astério Alves de Mendonça (Municipal), na Mangueirinha, e nas margens do Rio dos Índios, no Condomínio Industrial.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, esse trabalho de reflorestamento vem acontecendo em várias áreas do município, que vem recebendo árvores nativas da região. “Esse trabalho é continuo e já beneficiou várias áreas da cidade. No Rio dos Índios, por exemplo, que iremos iniciar o reflorestamento na próxima semana, já foram plantadas 4,4 mil mudas em toda extensão do rio que corta o Condomínio Industrial, numa ação anterior.

Novos Equipamentos

Já estão em funcionamento os equipamentos do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Esta doação è fruto do convênio firmado entre o Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente - INEA com o município, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Esse convênio tem por objeto fortalecer a fiscalização ambiental e o combate ao desmatamento na cidade. Os equipamentos recebidos foram: 01 microcomputador, 01 câmera fotográfica digital, GPS Topográfico, Impressora Laser, Projetor Multimídia e Notebook.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Carmem Motta, com esses equipamentos o trabalho da fiscalização ambiental no município terá um grande salto de qualidade. “Com a aquisição desses equipamentos, juntamente com outras ações que estamos tomando, houve um ganho muito grande em relação a fiscalização ambiental, que é o grande foco do nosso trabalho”, garante a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário