quinta-feira, 31 de maio de 2012

Pág. 13 - Revelação de Xuxa expõe realidade trancada a sete chaves pela sociedade brasileira

Flávio Azevedo

Embora as organizações Globo tenham o hábito de colocar sensação em tudo que ela dirige e traz ao conhecimento do público, a entrevista da apresentadora Xuxa está longe de ser apenas uma conversa sensacionalista ou um simples quadro do Fantástico para manter a audiência. A revelação dos abusos que ela sofreu durante a sua infância e pré-adolescência expõe uma realidade vivida por inúmeras crianças brasileiras ainda hoje.

O depoimento da apresentadora foi a ao ar no Fantástico do último dia 20 de maio, no quadro “O Que Vi da Vida”, que é dirigido por Cláudio Emanuel, integrante do “Casseta & Planeta”. Na edição do domingo seguinte, o programa trouxe uma reportagem importante sobre a questão dos abusos em nosso país.

A revelação de Xuxa deixa claro que o abuso é uma realidade, mas por conta do nosso comportamento provinciano, do nosso falso ‘bom mocismo’ e do hábito perverso e cínico de varrer para baixo do tapete as nossas mazelas, medos e pecados, esse tema segue como uma espécie de tabu que permanece guardado sob sete chaves.

Talvez isso ocorra, porque de Norte a Sul do Brasil, muitos homens importantes e de destaque da nossa nação curtem a exploração infantil em todas as suas modalidades. Podemos começar falando de mão de obra escrava e terminar com os famosos favores sexuais que meninas na flor da idade são obrigadas a oferecer a velhos babões que por terem dinheiro e, naturalmente, a Justiça e a Imprensa na folha de pagamento, os temas não são abordados como deveriam.

Realidade local

Trazendo o tema para o ambiente doméstico, o programa “O Tempo em Rio Bonito”, da Rádio Sambê FM (98,7), recebeu no último dia 26 de fevereiro, três conselheiros tutelares de Rio Bonito. Apesar do sigilo das ocorrências que chegam ao órgão, o presidente da Casa, Alessandro de Brito, informa que boa parte das denúncias que chegam ao Conselho Tutelar é de abuso sexual.
– Os abusos não estão presentes apenas nas famílias pobres e humildes. Essas situações acontecem em todas as classes sociais. A maior parte dos casos estão dentro de casa e são praticados por pessoas que estão próximas da criança e tem a confiança delas – alerta o presidente.

A conselheira Josiane Oliveira dos Santos, que também participou da entrevista, comentou que em muitas oportunidades o conselho é acusado de não demonstrar interesse por essas questões. Entretanto, segundo ela, “sem provas e sem a família ajudar não é possível resolver a questão”. A conselheira comenta que não são poucas as oportunidades que as mães, por exemplo, não acreditam na denúncia da filha, não percebem os sinais oferecidos pela vítima e, logicamente, não afasta o abusador da criança, “que, às vezes é o próprio pai”, comenta.

Engajada numa campanha contra o “Abuso Infantil”, a “Rainha dos Baixinhos” trás a tona um tema espinhoso, “tabu”, mas que precisa ser debatido, pensado e resolvido pela sociedade brasileira o quanto antes.

Pág. 13 - Calendário das Prévias e Encontros 2012 do PT (Rio Bonito)

 

A CEM (Comissão Executiva Municipal) definiu em sua última reunião (16/05) o calendário final do Processo de Definição de Candidaturas:

02/06 – Encontro de Definição de Candidatos que será realizado na Sociedade Musical e Dramática Riobonitense das 09h00 às 12h00.

24/06 – Convenção Oficial que será realizada na Sociedade Musical e Dramática Riobonitense das 09h00 às 12h00.

CRONOGRAMA:

09h00 às 10h30 – Credenciamento (Levar documento com foto)
10h30 às 12h30 - Debates

O Encontro e a Convenção serão abertos a todos os filiados do Partido dos Trabalhadores, porém, só terão direito a voto àqueles que se encontram em dia com suas contribuições partidárias e que tenham ao menos um ano de filiação a contar da data dos eventos.

Pág. 15 - Nelinho Auto-Escola mescla modernidade e tradição na formação de condutores

Flávio Azevedo

A NELINHO AUTO-ESCOLA alia tradição e modernidade.
Com um número incontável de alunos ao longo de 32 anos de atividades ininterruptas, a NELINHO AUTO-ESCOLA mudou para melhor servir clientes e amigos que a empresa, a mais antiga do ramo em Rio Bonito, construiu. De acordo com a direção da Auto Escola, o objetivo do novo endereço (Rua Arthur Bernardes, nº 526, no Centro de Rio Bonito) é oferecer mais conforto e comodidade, mantendo, porém, o bom atendimento e a preocupação em formar excelentes condutores.

De acordo com dados do DETRAN/RJ, de janeiro a maio de 2012, a NELINHO AUTO-ESCOLA, antiga Auto Escola Rio Bonito, é responsável por formar 1,8 mil novos condutores. “Com as mudanças e os investimentos que nós estamos realizando, a nossa expectativa é ultrapassar os 2,2 mil novos condutores que formamos em 2011”, revela o empresário Thiago Quintanilha, que está gerenciando a Auto Escola junto com o seu pai, o popular Nelinho.

Além do novo espaço, que oferece salas amplas e confortáveis; pátio interno para treinamento dos alunos; e recepção moderna e aconchegante; a NELINHO AUTO-ESCOLA, reinaugurada no último dia 12 de maio, conta com uma frota de nove carros, quatro motos, uma carreta, um microônibus; e uma equipe de 16 pessoas, sendo 12 deles, instrutores.

Contatos com a NELINHO AUTO-ESCOLA podem ser feitos através do site www.autoescolanelinho.com.br ou pelos telefones (21) 2734 – 1855 e (21) 7720 – 0980 (ID: 13*909265). A equipe da NELINHO AUTO-ESCOLA aguarda a sua visita!

Pág. 16 - Poluição sonora toma conta de Rio Bonito

Flávio Azevedo

Já há algum o Grupo de Mídias “O TEMPO” vem apontando que esse negócio de propaganda volante em Rio Bonito está desagradável e tem invadido a privacidade das pessoas de maneira arbitrária, deselegante e deseducada. Temos ouvido propagandas de venda de botijão de gás, às 7h da manhã de sábado, dia em que alguns reservam para dormir até um pouco mais tarde. Concordamos que as pessoas precisam trabalhar, mas os volumes estão muito altos e circulando muito cedo.

Um caso que comprova estar essa questão fora do controle é o veículo que passa anunciando um culto evangélico. O locutor avisa que a programação na igreja tal será abençoada e diz: “preletores:”... Momento de silêncio, para em seguida disparar: “DJ Galo Branco!”. A locução continua: “venha e traga a sua família, porque Deus tem reservado uma benção para você”... Novo silêncio até a voz continuar: “realização: Fenemê!”. Quem está distante não entende!

O caso é que duas motos de som faziam dois anúncios diferentes (e bota diferente nisso), mas com o mesmo locutor na narração. O CD de uma moto falhava, mas o da outra não. Sendo assim, DJ Galo Branco virou preletor de um culto de libertação; e o promoter Fenemê virou pastor evangélico! Como diria aquele locutor esportivo: “que desagradável!”.

Repercussão

Nas mídias sociais o assunto rendeu. O empresário Leonardo Richa classifica a situação como “vergonhosa”. Na postagem sobre o tema, ele comenta que “as pessoas que tem escritório mais próximo a rua, quando passam essas motos não tem como falar ao telefone”. Richa destaca outra questão que também deveria ser objeto de fiscalização: o som em estabelecimentos comerciais. “Ainda tem comerciantes com caixas de som ridículas achando que clientes são surdos”, reclama.

Também comentou o assunto o pastor Armando Carvalho, que afirma pensar dessa maneira há muitos anos. Ele também utiliza o termo “vergonha” para qualificar a questão! O pastor acrescenta: “nunca coloquei propagandas deste tipo por não acreditar nesse Marketing. Acho desrespeitoso e não conheço ninguém que tenha comprado alguma coisa ou estado em algum lugar por informações vindas dessa barulheira infernal. Eu aprendi um protesto pessoal, quando passa, eu tapo os ouvidos”.

Pág. 16 - Areia contaminada pode causar prejuízos

Flávio Azevedo

Esse e outros caminhões estão sempre nesse local pegando areia contaminada.
Na semana que o coordenador da Defesa Civil Municipal de Rio Bonito, o tenente coronel Bombeiro, Rafael Camilo, acompanhado engenheiro civil, Valdir Duarte, que faz parte do quadro do órgão, em entrevista ao programa “O TEMPO EM RIO BONITO”, aconselharam as pessoas que estão fazendo obra a não comprar qualquer areia, a nossa reportagem surpreendeu um caminhão, as margens do rio Bonito sendo carregado com a areia do rio.

Segundo o engenheiro, “caso a matéria prima não seja de boa procedência, ou seja, tenha origem em rios com águas contaminadas, os prejuízos podem ser grandes para a estrutura da obra”. Vale destacar ainda, que além do risco da areia contaminada, as pessoas que trabalham fazendo a extração do produto atuam sem qualquer tipo de proteção.

Repercussão

Também repercutiu nas mídias sociais o assunto da extração ilegal de areia. Segundo Guilber Amaral, um dos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, “esse é um trabalho difícil de combater, pois nós os notificamos num ponto, mas eles vão para outro”. Ele classifica essa prática como “erva daninha”, esclarece que a Fiscalização repassa as denúncias para o setores competentes, mas não surte efeito. Ainda segundo Guilber, “a única fiscalização que consegue apreender esses veículos é a federal como o ICMBio ou IBAMA. Mas faltam pessoal ou depositários fiéis para a guarda do que for apreendido”.

Pág. 17 - Mais um aniversário! 166 anos de emancipação!

*Felipe Braga

Para variar, o bicho está pegando na câmara! Tem vereador subindo na tribuna para falar o que não deve e acaba ficando queimado junto da opinião pública! O dito cujo critica antecessores e acaba se enrolando com as próprias palavras. Ainda bem que outubro tá chegando!

Enquanto isso, o desfile cívico de nossa cidade, foi recheado de protestos, principalmente na área de Educação. O Sepe de nossa cidade fez faixas para repudiar o abandono do setor! Tem todo o apoio deste colunista!

A festa de aniversário de Silva Jardim foi um grande sucesso! Cantores de primeira linha e uma grande e nova infraestrutura, digna de uma administração de verdade. Parabéns ao grande Prefeito Marcello Zellão e sua equipe de governo! Um banho de loja na cidade! Será que um dia teremos algo assim aqui na nossa querida Rio Bonito?

E lá pelas bandas do Reino de Torioboni, as coisas não mudam, o Rei Farinha, mesmo sem o apoio da maioria de sua corte, tenta alçar seu filho de criação ao trono. Os aldeões estão insatisfeitos e são contra, pois, após todo o tempo de Reinado, o mesmo, não deu a população o que ela mais precisava, ou seja, Emprego, Saúde, Educação e Segurança, além de o principal, Dignidade!

Seu filho tenta de todas as maneiras chegar ao poder e ocupar a vaga de seu pai, que o criou para isso. Mas sem o apoio maciço do povo, que tem o poder de decisão, somente na aceitação do Rei – o que ocorre a cada quatro anos – isso se tornará uma missão muito difícil! Matias, filho do Rei Farinha, faz de tudo para conseguir o apoio do povo, prometendo coisas que nem o seu pai, o poderoso Farinha, sabe e concorda.

Farinha sempre foi um rei controlador e centralizador. Nos cargos de confiança do reino, ele sempre colocou seus parentes mais próximos para nunca perder o máximo controle e ser ameaçado por um golpe! Quando não eram seus filhos legítimos, eram seus sobrinhos, filhos de seus irmãos ou mesmo suas ex-rainhas – Farinha sempre foi um Rei muito galanteador e por isso sempre fez sucesso com as donzelas de seu reino.

Mas estranhamente, mesmo com muitos filhos e sobrinhos legítimos, ele escolheu um, que era apenas de criação, para colocar em seu lugar. Esta atitude inesperada do Rei causou um grande mal-estar dentro da própria família real. Ciente de que o Rei não possuía nenhum filho com idade e experiência para assumir o trono, o seu sobrinho Ronaldo (o mais próximo, amigo e herdeiro natural do tio), passa a ter cargos importantes nos negócios do rei!

Com todo esse conflito de interesses, o Rei – sempre muito habilidoso quando se trata de seus herdeiros – tentou resolver a questão com um grande acordo. Se seu filho fosse aceito pelo povo, o seu sobrinho seria seu o braço direito e substituto imediato. Com todos felizes com o acordo, é fácil ver pelas vielas do reino, Matias, junto com Ronaldo, pedindo apoio da população. Farinha irá se aposentar e cuidar do seu grande rebanho de ovelhas nelore (a melhor raça que temos no mercado).

Com toda essa loucura, podemos ver o filho do Rei no trono se o povo assim quiser. E tudo continuará como antes, os problemas e o governo familiar... Será que esse reinado tem saída? Tomara que o povo tenha sede de mudança e encontre alguém realmente preparado para o próximo reinado! Aguardem os próximos capítulos desta incrível historia real!

Do seu colunista de sempre...

*Felipe Braga é empresário.

Pág. 17 - Yes! Curso de Idiomas promove passeio ao cinema

Com o objetivo de estreitar os laços entre os alunos, professores e funcionários da Yes! Curso de Idiomas, a direção da unidade Rio Bonito premiou alguns alunos com um passeio ao cinema onde assistiram o filme “Os Vingadores”. O passei aconteceu no último dia 21 de maio. “Foram momentos de muita descontração, diversão e interação entre os alunos e profissionais da Yes! Curso de Idiomas. Esse tipo atividade é importante para o aprendizado e também para o desenvolvimento individual de cada aluno”, garante Emanuella Carvalho, diretora da unidade.

Pág. 18 - Silva Jardim conquista prêmios e se destaca no cenário estadual e nacional

Marcello Zelão eleva o prêmio e a auto-estima do silvajardinense.
Depois de ganhar no último dia 25 abril o prêmio de “Prefeito Empreendedor” do Estado do Rio de Janeiro no Destaque Temático “Crédito e Capitalização”, o município conquistou no último dia 15 de maio, a versão nacional do prêmio, em solenidade realizada na sede do Sebrae/Nacional, em Brasília. A vitória veio pela criação e implantação do Projeto do Banco Comunitário Capivari (BCC) e sua moeda social.

O projeto objetiva fomentar a circulação dos recursos financeiros no município para promover o desenvolvimento econômico local, assim como fornecer microcréditos a pequenos empreendedores da cidade para que eles possam iniciar e tocar os seus próprios negócios. O Capivari foi a primeira moeda social lançada no Estado do Rio de Janeiro e tem servido de exemplo para o lançamento de outras, como a CDD, da Cidade de Deus.

Na sua VIIª edição, o concurso promovido pelo Balcão Sebrae premiou 12 iniciativas, sendo cinco na categoria “Melhor Projeto', além de uma para cada Região do País, e sete “Destaques Temáticos”. No evento, o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, incentivou a criação de um movimento no Brasil para que “o empreendedorismo entre de fato na agenda dos prefeitos”.

Prêmio ODM Brasil

Silva Jardim também conquistou por conta do Banco Comunitário e da Moeda Social Capivari, o “4º Prêmio ODM Brasil” promovido pela organização internacional Onu/Habitat. Os ganhadores foram definidos no último dia oito de maio. Foram escolhidos os 20 melhores projetos e iniciativas de prefeituras e organizações da sociedade civil do País.

Pág. 18 - Prefeito Empreendedor (OPINIÃO)

Noite do dia 15 de maio, via Facebook, tomamos conhecimento que há poucos minutos, Silva Jardim havia conquistado o Prêmio Nacional de Prefeito Empreendedor, na categoria Crédito e Capitalização! Tudo por conta da iniciativa do prefeito Marcello Zelão, que junto com a sua equipe criou a moeda social “Capivari”.

Também via Facebook, um amigo nos revela que ao tomar conhecimento da conquista, ele acabou ficando com uma pontinha de inveja dos silvajardinenses. Respondemos a esse amigo que como morador de Rio Bonito, não ficamos com inveja, mas com orgulho de saber que logo ali, há cerca de 35 km, na vizinha de Silva Jardim, a gestão pública acontece nos modes que nós defendemos e acreditamos.

Sabemos que Silva Jardim tem os seus problemas, o prefeito precisa corrigir profundas mazelas – equivocadamente muitos acreditam que problemas que duram há mais de 50 anos podem ser resolvidos em quatro ou oito anos –, tem o episódio do Ministério Público que continua rolando, mas nada disso apaga a principal realização do governo desse petista que, às vezes, pensa ser o Lula: elevar a auto estima do silvajardinense, que está vendo a sua cidade outra vez no primeiro lugar.

Lembramos da declaração do vitorioso Muricy Ramalho, hoje técnico do Santos. Quando treinava o Fluminense (2010) ele disse: “em qualquer competição, um time tem que se acostumar a estar sempre nas primeiras colocações. Isso aumenta a autoestima e a confiança dos atletas”. Segundo o treinador, uma equipe que muito vence e pouco perde, não tem medo da derrota, vence com regularidade e está sempre vencendo as competições que disputa.

Acreditamos que o cidadão silvajardinense começa a se acostumar a estar nas primeiras colocações, porque já há algum tempo a sua cidade deixou a Zona de Rebaixamento e passa a figurar, em alguns setores, entre os melhores. Silva Jardim passa a liderar e o principal: está conquistando títulos. Primeiro foi o estadual e agora esse verdadeiro “Campeonato Brasileiro” de prefeituras. Parabéns Silva Jardim!

Pág. 19 - Quebra de protocolos e muita emoção na Sessão Solene do Legislativo silvajardinense

Flávio Azevedo

Lágrimas, emoção e gratidão na homenagem a matriarca da família Santiago.
Quebra de protocolos e muita emoção foram as marcas da tradicional Sessão Solene da Câmara de Vereadores do município de Silva Jardim. O evento aconteceu na noite do último dia 8 de maio. A solenidade mais uma vez aconteceu na sede do poder Legislativo, no Centro da cidade; e contou com a presença do prefeito Marcello Zelão e do vice-prefeito, Fernando Augusto, o que demonstra a boa relação existente entre os poderes, Legislativo e Executivo. O vereador de Rio Bonito, Márcio da Cunha Mendonça, o Marcinho Bocão (DEM), também prestigiou a solenidade.

Talvez tenham sido três, os momentos mais emocionantes da solenidade, que foi presidida pelo vereador Flávio Eduardo da Costa Brito, o Flávio de Dezinho (PSC). O primeiro momento aconteceu durante a homenagem feita a D. Margarida Santiago, que recebeu uma flor da primeira dama do município e secretária de Gabinete Civil, Márcia Valéria Xavier, que não conseguiu segurar as lágrimas.
– Essa é a matriarca da nossa família... É uma pessoa que nós não temos como classificar, porque ela é tudo para nós. Obrigado por tudo – disse a Márcia com a voz embargada. D. Margarida Santiago, de 83 anos, é tia do prefeito Marcello Zelão que também estava muito emocionado.

Com muita simplicidade, ela defendeu as recentes mudanças do município e demonstrou o seu carinho pela cidade ao dizer que não gosta que falem mal de Silva Jardim. “Quem fala mal de Silva Jardim, está falando mal de mim. Não faça isso perto de mim, porque eu acho ruim. O sujeito arranja uma briga danada comigo”, disparou apaixonada silvajardinense.

Observada pelo emocionado Flávio Brito (presidente da Casa), a secretária Vera Brito lamenta o falecimento da irmã Ângela Brito.
O outro momento de emoção foi provocado pela secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Vera Lúcia da Costa Brito, que depois de receber uma flor, entregue pelo vereador Hélio Alfradique da Cunha Júnior, o Júnior da Padaria (PSDB), agradeceu a compreensão da família e se lembrou da irmã, a saudosa enfermeira Maria Ângela da Costa Brito, que faleceu prematuramente, aos 39 anos, no último dia 3 de fevereiro e deixou uma lacuna no coração da comunidade silvajardinense.
– Minha irmã (ela era supervisora do Programa Estratégia da Família (ESF) e coordenadora dos Programas de Saúde do município) fez muito pela Saúde do nosso município e tem feito muita falta! Divido com ela essa homenagem – comentou a secretária emocionando a todos, sobretudo o seu irmão, o presidente da casa, Flávio Brito, que estava com os olhos marejados de lágrimas.

Também foi emocionante a homenagem feita à presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Silva Jardim (IPSPSJ), Rosilane Brum Cler Cunha, a mestra de cerimônia da solenidade. Depois de ganhar uma flor, entregue pelo vice-prefeito, Fernando Augusto Bastos (PT), ela ressaltou que há 12 anos faz o cerimonial da Sessão Solene silvajardinense e sempre desempenha a sua função com carinho e prazer. Ela ressaltou ainda que “esse ano, por estar saindo mais do protocolo, a solenidade está muito emocionante”.

Outro destaque da presidente do IPSPSJ foi o recente desenvolvimento do município. De acordo com Rosilane, ela nasceu em São João de Meriti, mas logo veio para Silva Jardim. “Mas por conta das dificuldades de Educação, por exemplo, o meu pai teve que mudar-se para Rio Bonito. O objetivo era dar melhor condições de vida a família, uma realidade que está mudando a partir dos projetos do prefeito Marcello Zelão”, frisou.

Pág. 22 - Emoção durante Desfile Cívico Escolar de Silva Jardim

Flávio Azevedo

A emoção da mãe do homenageado contagiou a todos.
Durante o Desfile Cívico Escolar de Silva Jardim, no último dia oito de maio, o ex-integrante da banda do Colégio Estadual Sérvulo Mello, o jovem Carlos Green, falecido no último mês de março, foi homenageado pelos colegas e por alguns momentos ofuscou a personagem principal do evento: a atriz silvajardinense Zezé Macedo.

Durante a homenagem, a emoção tomou conta de todos que acompanhavam a solenidade. Junto com outros familiares, a mãe do homenageado não conseguiu segurar as lágrimas. Para a nossa reportagem ela revelou que para Carlos Green, que tinha pouco mais de 20 anos e foi vítima de um câncer muito agressivo, “participar da banda do Sérvulo era a vida dele”.

A atriz silvajardinense Zezé Macedo foi a estrela evento em comemoração ao aniversário de 171 anos de emancipação político-administrativa de Silva Jardim. Todas as unidades escolares que participaram a homenagearam lembrando seus filmes, livros e outros trabalhos, assim como lances da sua vida pessoal. Aberto pela banda da Associação Musical e Dramática Honório Coelho, o desfile contou com 22 representações, além da apresentação de quatro bandas colegiais, da Guarda Municipal e da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec), num total de aproximadamente 3.500 participantes.

Pág. 22 - Os idosos e o inverno

*Lya Pereira

As estações mais frias do ano já estão aí e trazem um motivo a mais para que os idosos se preocupem. Nessa época é que ocorre a maior incidência de doenças como resfriados, gripes, bronquite e pneumonia. Além disso, o frio pode piorar alguns sintomas comuns nos idosos como dores reumáticas e ressecamento da pele.

É importante que as pessoas mais velhas se preparem pra enfrentar o frio. Uma ótima oportunidade é a campanha nacional de vacinação para Gripe destinada aos maiores de 60 anos e pessoas com doenças crônicas. Durante quase todo mês de maio a vacina esteve disponível em todos os postos de saúde.

É necessário lembrar que a vacina visa prevenir a gripe, que é bem mais grave que o resfriado simples, pois causa sintomas como febre alta, dores no corpo e prostração intensa, além de poder evoluir com complicações como a pneumonia, uma das grandes causadores de morte entre as pessoas idosas, que costumam ter um sistema imunológico mais frágil.

Algumas dicas para melhorar a qualidade de vida de nossos idosos nas estações frias:
- Procurar o Posto de saúde mais próximo de sua casa para vacinar-se contra a gripe;
- Manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes. As frutas cítricas como laranja, acerola e limão contêm vitamina C, que comprovadamente fortalece o sistema imunológico;
- Beber bastante líquido para hidratar o corpo e favorecer a fluidificação das secreções;
- Praticar atividade física moderada como caminhada, que dá mais energia e também fortalece o sistema imunológico;
- Manter a casa bastante arejada e evitar lugares fechados e com aglomerações de pessoas, onde há muita circulação de vírus da gripe;
- Lavar sempre bem as mãos, pois é através delas que nos contaminamos com os vírus da gripe;
- Usar roupas bem quentes, assim como aquecer bem os pés, evitando a piora das dores reumáticas;
- Hidratar bem a pele diariamente e também evitar banhos muito quentes e demorados, pois pioram o ressecamento da pele;

Se já estiver resfriado, vale sim tomar aquele chazinho que a vovó ensinava, mas é importante procurar atendimento médico pra evitar complicações.

*Lya Pereira é médica Geriatra e especialista em Medicina Ortomolecular
Dúvidas e sugestões: lmpp.med@ig.com.br

Pág. 23 - Profissional sem fronteira – Novo Paradigma

*Moysés Dário

Estamos vivendo uma verdadeira revolução no mercado de trabalho e nas profissões. Trata-se de uma mudança radical nas relações de trabalho e no conceito de carreira, emprego e mercado de trabalho no mundo inteiro. Num mundo globalizado, totalmente interligado e em rede, a velocidade das mudanças e das informações está demandando uma nova geração de profissionais, cuja formação vai muito além de um curso superior. Conceitos como estabilidade no emprego, promoções, chefia, plano de carreira e benefícios começam a ficar ultrapassados quando se tem um mundo de oportunidades que surgem a todo o momento e desafiam os profissionais a um crescimento ilimitado.

O profissional que o mercado busca atualmente deve possuir habilidades que vão além do antigo conceito de “vestir a camisa da empresa”. O mercado de trabalho anseia por profissionais ultraconectados, com formação diversificada e multidisciplinar, independente, proativo, versátil e empreendedor. Num mundo dominado por computadores e pessoas, o domínio do conhecimento tecnológico e a habilidade nas relações humanas tornam-se peças importantes no sucesso de qualquer profissional. Formação no ensino superior tornou-se básico. Cursos de especialização, cursos técnicos, pós-graduação, participações em seminários e workshops serão vitais para acompanhar as constantes mudanças e manter-se atualizado. O domínio de um segundo ou terceiro idioma torna-se fundamental para aqueles que almejam alcançar patamares internacionais ou atuar em empresas multinacionais.

As empresas por sua vez perceberam a importância desses profissionais e estão criando ambientes e condições para atrair e reter os melhores. Num mundo digitalizado e global, novas possibilidades surgem no mercado de trabalho, como é o caso do trabalho em casa ou home office, uma realidade mundial que está em forte ascensão no Brasil, principalmente nas grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro que têm um trânsito caótico e estressante. A tendência é dar flexibilidade aos horários, a remuneração, a jornada de trabalho e ao ambiente onde as pessoas desenvolvem as suas atividades.

As empresas estão criando condições para que os profissionais possam exercer suas funções com maior liberdade e criatividade, cientes de que esse tipo de profissional precisa de um ambiente amigável e favorável para que eles possam exercer todo seu potencial produtivo, criativo e inovador. Existe também uma forte tendência para autonomia desses profissionais que buscam abrir seu próprio negócio e terceirizar suas funções a diversos clientes, sem necessariamente manter um vínculo empregatício e de subordinação

A modernidade do mercado de trabalho está gerando profissionais sem fronteiras, cuja definição de carreira vai muito além de ter um emprego e desenvolver funções específicas. Esse novo cenário sugere o conceito de carreiras sem fronteiras, em que prevalece a sequência de experiências pessoais de trabalho que a pessoa vai desenvolver ao longo da sua vida. Isso inclui todo tipo de experiência, seja no seu ramo de atuação ou fora dele, como é o caso de atividades desenvolvidas por puro prazer como trabalho voluntário, escrever um blog, criar uma ONG, viajar e conhecer novas culturas ou até mesmo praticar atividades artísticas ou esportivas.

Infelizmente a legislação brasileira não está preparada para essas transformações e gessa as relações de trabalho. Assistiremos nos próximos anos a uma flexibilização dos contratos trabalhistas e um mercado dinâmico e com novas possibilidades. Novas profissões irão surgir e as pessoas mudarão de emprego com mais rapidez em busca de novos desafios e oportunidades. Nesse cenário complexo e desafiador, cabe a cada profissional, dessa nova geração, se reinventar e reciclar suas idéias constantemente, manter-se informado e atualizado e principalmente saber o que quer e onde quer chegar. Como definiu o filósofo Aristóteles: “Onde as necessidades do mundo e os seus talentos se cruzam, aí está sua vocação”.

*Moysés Dário é Contador e Consultor de Negócios.

Pág. 23 - Bela Pescaria

*Francisco Azevedo

Acordei num domingo bem disposto
Dia de sol, sem vento, um belo dia
Levantei-me, passei água no rosto
Planejando realizar uma pescaria.

Minha mulher, grávida de seis meses,
Com desejo de comer peixe de rio
Eu havia lhe jurado umas mil vezes
Os seus desejos saciar com amor e brio.

Isca, anzol, samburá, refrigerante,
Sanduíches, eu saí bem equipado,
Com certeza eu seria triunfante
E no almoço comeria peixe assado.

“Não demore, pois é grande o meu desejo”
Ouvi gritar minha esposa da janela
Eu me animei ainda mais com esse ensejo
De saciar o real desejo dela.

Anzol na água... Comi toda a merenda
Por duas horas no sol, já bronzeado
Os mosquitos me deram surra tremenda
Mas cheguei com o peixe desejado.

Minha esposa me abraçou “Oh meu herói!”
E almoçamos peixe, a vida nos sorria!
Só que até hoje minha consciência dói
Aquele peixe eu comprei na peixaria!

*Francisco Azevedo é poeta, músico e escritor.

Goleada do “altruísmo” na partida entre as categorias máster de Rio Bonito AC e Flamengo

Flávio Azevedo

Foi uma partida sensacional e o resultado mais sensacional ainda.
Um dia antes de completar os seus 61 anos de fundação, o Rio Bonito Atlético Clube (RBAC) promoveu um evento que certamente entrará para história do desporto riobonitense. O Estádio José Alves Ventura recebeu a partida beneficente entre as equipes, categoria Máster, do Flamengo e do RBAC. O jogo aconteceu na manhã do último domingo (06/05), para um grande público. A partida terminou com a vitória do rubro-negro pelo placar de 10x2. De acordo com a organização do evento, os 2 mil ingressos postos à venda se esgotaram.

Os recursos arrecadados com a partida serão destinados as obras do Recanto Santa Terezinha do Menino Jesus, no Mato Frio, em Rio Bonito. O local, que está sendo construído por iniciativa da comunidade católica, tem o objetivo de receber pessoas que lutam contra a dependência química.

Num campo que tem muitas histórias para contar, vários craques do passado rubro-negro desfilaram o seu futebol. Ex-Jogadores como Adílio, Andrade, Piá, Rondinele, Nunes, entre outros, jogaram “o fino da bola”. A atuação de gala da equipe Máster e as recentes atuações do time principal do Flamengo deixaram ainda mais nostálgico o torcedor rubro-negro. “Tem muita gente nesse time veterano que tem vaga entre os profissionais do Flamengo!”, era o que mais se ouvia durante a partida.

A organização do evento agradece a todos que apoiaram, patrocinaram e tornaram possível a realização desse evento. “Rezem pelo nosso projeto”, disse um dos organizadores do evento.

Pág. 24 - Kickboxing do Rio Bonito Atlético Clube conquista 36 medalhas

Flávio Azevedo

A vencedora equipe de praticantes de Kickboxing do Rio Bonito Atlético Clube (RBAC).
Atletas da Academia de Kickboxing do Rio Bonito Atlético Clube (RBAC) voltou a arrebentar e conquistaram 36 medalhas em participação na modalidae “Tatame” da Taça José Antonio, que aconteceu no último domingo (06/05), no Clube Tamoio de São Gonçalo. Ao todo foram conquistadas 36 medalhas, sendo 17 de ouro, 10 de prata e 9 de bronze.

A equipe do RBAC, que levou três árbitros para a competição (Hélida Ribeiro, Jorge Roberto Cadilho e Ilana Aló) acabou ficando com o quarto lugar na contagem geral.

Confira o quadro de medalhas:

*Ronaldo Oliveira Augusto
Dois ouros e uma prata;

*Jorge Roberto Cadilho Jr
Um ouro;

*Cresio Honorato
Duas pratas e um bronze;

*Márcio Ribeiro Dantas
Um ouro e um bronze;

*Carlos Eduardo da Silva
Um ouro e um bronze;

*Saulo Ribeiro Moura
Dois ouros e um bronze;

*Wallace Cotrin
Uma prata e um bronze;

*Rafaela Castilho
Três ouros;

*Thiago Castilho Augusto
Um ouro;

*Lucas Campos da Silva
Um ouro e uma prata;

*Wanderson Roberto de Souza
Uma prata;

*Marcos Marinho Fernandes
Um ouro;

*Thiago da Costa Cordeiro
Um ouro;

*Thiago Martins Cavalcante
Um bronze;

*Gabriel Henrique da Silva
Um ouro;

*Jonas Teixeira Mendonça
Um ouro;

*Eric Miller Silva
Um ouro;

*Matheus Roberto da Silva
Um bronze

*José Paulo Farias dos Santos
Um bronze;

*João Victor Carvalho Lopes
Um bronze;

*Victor hugo Marins
Uma prata e um bronze;

*Robson Siqueira Mendonça
Duas pratas.

Pág. 25 - Vicário Justo escreve

NETINHO CARDOSO: O REI DA POSSE

Já passou Rodrigo Medeiros e colou em Válber na Posse. O cara promete dar trabalho na disputa pela cadeira de Prefeito de Tanguá. Dá-lhe Herotides!

E O DEM DE TANGUÁ?

Sem ter filiado nenhum pré-candidato a vereador em 2011, está desacreditado em Tanguá. Fontes seguras afirmam que Netinho Cardoso já acionou Garotinho que já fechou questão com César Maia: o DEM de Tanguá irá seguir os passos de mister Herotides. “A fila andou, eu te falei, não deu valor... Agora chora. Já me perdeu, boa sorte e vá embora”.

PASTORA DA METODISTA CRIA POLÊMICA

A candidatura inesperada da Pastora Mônica da Igreja Metodista de Tanguá está dando o que falar. Pré candidata do PSC, do Jonas Santana, a Pastora, inexperiente em política partidária, terá que fazer cerca de 1000 votos para se eleger. Além da tarefa ingrata, ela contará com o racha na própria Igreja. Conforme afirmado por uma amiga de Tanguá, são cerca de cinco metodistas candidatos. Pois é, ajoelhou, tem que orar...

MAIS UM

Rominho, do PSL, é mais um pré candidato a Prefeito de Tanguá. Ironizado pelos favoritos, ele tem se dedicado a conquistar o eleitorado que anda desinteressado pela política. Entre um boi na roda e outro, vai seguindo em frente. Pois é; segura peãoooo!

ALTINEU RINDO A TOA

Com garotinho e Vagner Montes a tira colo, o pré candidato do PR em Itaboraí vem subindo constantemente nas pesquisas. Ele, dizem as más línguas, é o grande responsável pelo improvável: todos os grupos políticos de Itaboraí, desesperados, se juntaram para tentar evitar o anunciado. Se Sérgio Soares ajudar um pouquinho, a briga será boa na terra do Comperj. Eike Batista que o diga...

O PARTIDO DA MULHERADA

O PDT de Tanguá vive uma situação inusitada; tudo indica que terá mais candidatas a vereadora do que candidatos a vereador. Em tempos de vacas magras, quando o assunto são as candidaturas femininas, o PDT tá tirando onda. E ainda tem a pré candidata a prefeita, Grácia Ribeiro! “Dizem que a mulher é sexo frágil... Mas que mentira absurda...”

EVANDRO MANHÃES NO PHS?

Deixou os pré candidatos a vereador do PHS e do PV (provável coligação) no desespero. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o cara do PMDB é na verdade do PHS! Com a palavra a Justiça eleitoral.

PRESIDENTE DO PT DE TANGUÁ NÃO TEM FILIAÇÃO PARTIDÁRIA

Segundo o TSE, Aílton Nunes, Presidente do PT de Tanguá, não está filiado a nenhum partido político. Ou o Tribunal pirou, ou tem muita gente que não cuidou de seu umbigo. Deixou na reta...

E AGORA MATEUS?

Segundo fontes do Governo do Estado, Solange disparou. As mesmas fontes garantem que só uma parceria com Marcos Abraão poderia reverter o quadro em Rio Bonito. Com a palavra o Deputado Bonitinho, Bonitão.

GRUPO POLÍTICO DE ITABORAÍ: GASTANDO COM FORÇA

Nunca se gastou tanto pra se manter uma presidência de Câmara em nossa região! Em Tanguá (dizem as más e boas línguas), semanalmente, a mala preta passeia pelos bastidores dos Poderes. Tem gente garantindo que o Presidente na cai; “se ele cair eu Caio”, Pois é “Irmão”...

ALAIR LIDERA

O líder das pesquisas para vereador em Tanguá, Alair Brandão e puxador de votos do PTB, continua anos luz a frente de seu principal adversário, o vereador Paulo dos Correios. Quando se analisa a rejeição, aí que a coisa fica feia pro Presidente. Válber tá tendo que aturar Alair... Perguntinha básica: até quando?

JAÍLSON CARDOSO VAI SER VICE?

Eterno prefeito e homem de muita credibilidade em Tanguá, Jaílson Cardoso está muito bem cotado para ser o vice de Válber. Com a negativa de Nande da Posse, o ex-prefeito de dois mandatos consecutivos volta a figurar na preferência do eleitorado anti Carlos Pereira. Filiado no PSB, desde 04 de outubro do ano passado, ele parece ser o grande trunfo do 14 para manter a dianteira. Eu falei que em Tanguá a disputa seria sensacional!

Pág. 25 - Final emocionante no Louvar 2012 de Tanguá

Flávio Azevedo

 Wanderson Tomaz e Matheus Caliveira (D), os vencedores do Louvar 2012.
Matheus Caliveira, na categoria Interprete; e Wanderson Tomaz, na categoria Música Inédita, são os grandes vencedores do Louvar 2012. O evento, que foi promovido pela Prefeitura Municipal de Tanguá, através das Secretarias, de Cultura e de Governo, teve a sua grande final na noite do último dia 25/05, na Escola de Qualificação Profissional (EQP) do município. Centenas de pessoas prestigiaram a grande final que trouxe excelentes interpretações, apresentações de alto nível e composições de muito bom gosto.

A abertura do evento, apresentado pela cantora Silvana Cardoso, contou com as bênçãos do pastor José Barreto, assessor religioso da Prefeitura de Tanguá. Afinação, harmonia, presença de palco, entre outros requisitos analisados pelos jurados Marcos Augusto, Rodrigo Cardoso e Luciano Lúcio, músicos experimentados e com vitoriosas carreiras no mundo artístico.

Na categoria “Intérprete”, participaram Quiele Queiroz, com a música “Se Tu Quizeres Crer”; Maria Coutinho, que cantou, “Degrau da Exaltação” (3ª colocação); Matheus Caliveira, “Jesus, Meu Primeiro Amor” (vencedor); Keila Telles, cantando, “O Poder do Teu Amor” (2ª Colocação); e a família Lopes, que trouxe “Asas da Alva”, um clássico da música evangélica, do Grupo Prisma Brasil. A interprete Francine de Castro Correia não compareceu.

Na categoria “Música Inédita”, Flávio Bessa e Pedro Tiago não compareceram. As apresentações foram de Wanderson Tomaz, que cantou “Jesus Está Dentro do Meu Coração” (vencedor); Robson Lopes, com “Existe Um Lugar” (2ª Colocação); e Marcus Vinícius, com a composição “Louvor e Oração de Restauração” (3ª colocação).

Durante o evento o prefeito Carlos Pereira comentou que o Louvar 2012 é um tributo a Deus, “por conta das muitas bênçãos que concedidas”. Concluindo, o prefeito pediu que as pessoas peçam a Deus por Tanguá, porque o município, segundo ele, está carente de paz e passa por um período turbulento no seu cenário político. “A nossa expectativa é que com a proximidade das eleições as coisas piorem ainda mais, por isso precisamos que vocês estejam orando pela nossa cidade”, ponderou o chefe do Executivo tanguaense.

Pág. 25 - Esclarecimento Público

Quero reafirmar o que já falei e declarei em outros jornais;
Não conheço nenhum dos donos da empresa STAR FINE e, obviamente, nunca falei com eles;
No período da votação da concessão para a terceirização dos serviços da Usina de Lixo, eu não dirigia a palavra ao então Secretário de Meio Ambiente e muito menos ao Presidente da Câmara, senhor Alfredo Marins;
Por sua vez, Alfredo nunca me procurou ou mandou ninguém me procurar para propor absolutamente nada irregular: apesar da desavença pública entre nós que era e é de conhecimento de toda a cidade de Tanguá, nunca vi ou ouvi ele propor nada de ilegal para mim ou para quem quer que seja;
Nunca fui convidado para “facilitar” a vida de empresa nenhuma; Fui e continuo sendo a favor da terceirização da Usina de Triagem e Compostagem de Lixo; para mim esta é a melhor forma de garantir uma gestão eficiente no setor; quem ganha a concorrência tem que fazer funcionar para lucrar e, consequentemente, há uma prestação de serviço de qualidade para a população;

Era o que tinha para esclarecer aos leitores deste jornal;

Luciano Lucio, Vereador e Presidente do PSDB de Tanguá.

Pág. 26 - Colégio Astério Alves celebra “Família na Escola”

Flávio Azevedo

Atividades lúdicas marcaram o evento que as crianças fizeram para as famílias.
“Avião sem asa, fogueira sem brasa, sou eu assim sem você; futebol sem bola,
Piu-piu sem Frajola, sou eu assim sem você; por que é que tem que ser assim, se o meu desejo não tem fim; eu te quero a todo instante, nem mil alto-falantes
vão poder falar por mim. Amor sem beijinho, Buchecha sem Claudinho, sou eu assim sem você; circo sem palhaço, namoro sem amasso, sou eu assim sem você. Tô louca pra te ver chegar, Tô louca pra te ter nas mãos, deitar no teu abraço,
retomar o pedaço, que falta no meu coração; eu não existo longe de você e a solidão é o meu pior castigo. Eu conto as horas, pra poder te ver, mas o relógio tá de mal comigo... Por quê? Por quê?”

Essa foi uma das músicas cantadas pelos alunos da Educação Infantil do Colégio Municipal Dr. Astério Alves de Mendonça, da Mangueirinha, que na tarde do último dia 26 de abril realizou o evento “Família na Escola”. Um dos objetivos da programação, que contou com a presença de dezenas de pais e familiares dos alunos, foi aproximar as famílias da unidade escolar, e, demonstrar, através de uma programação que envolveu atividades lúdicas, artísticas, teatrais, entre outras, o desenvolvimento e o crescimento intelectual das crianças.

Além da tradicional “tietagem” das mães, papais e vovós, que compareceram munidos de máquinas e celulares para fotografar os pequenos, foi possível ver muita gente emocionada e lágrimas foram derramadas na hora que alguns alunos cantavam a música “Fico Assim Sem Você”, para homenagear as mamães pelo seu dia, que será comemorado no próximo dia 13 de maio. A música, composta em 2000 por Abdullah e Cacá Moraes; foi sucesso da dupla Claudinho & Buchecha, e, posteriormente, da cantora Adriana Calcanhoto.

A frase “se a Educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco muda”, uma das imortalizadas citações do educador e filósofo Paulo Freire, estava estampada no painel do evento em letras garrafais. Numa alusão a importância da presença da família na escola, no acompanhamento do desenvolvimento das crianças e para complementar o nome da programação (Família na Escola), a coordenação do evento também escreveu com destaque no painel: “parceria que faz a diferença”.

Concluída a apresentação, a diretora Romilda Barreto agradeceu a presença dos pais, o empenho das professoras e equipe em geral e ressaltou que a escola está a disposição das famílias para que a parceria anunciada pelo evento possa realmente fazer a diferença e contribuir de maneira positiva para a formação dos alunos.