domingo, 27 de fevereiro de 2011

Pág. 1 - ALUNO DE ESCOLA PÚBLICA DE RIO BONITO É ENCONTRADO COM REVÓLVER DENTRO DE SALA DE AULA

Por Flávio Azevedo

Um menino de 13 anos, aluno de uma escola pública de RB, é encontrado com um revólver em sala de aula.
Um fato que víamos acontecer em outros países, outros estados, e achávamos que nunca chegaria a Rio Bonito já é uma realidade entre nós. Na tarde da última segunda-feira (21), um menino de 13 anos, aluno de uma escola pública de Rio Bonito foi encontrado com uma arma de fogo em sala de aula. A história foi confirmada pela direção da escola. “Era um revólver calibre 38, cano longo, não estava carregado, mas se estivesse poderia ter acontecido uma desgraça aqui dentro”, revelou um dos representantes da unidade escolar.
A arma foi vista por colegas de classe do aluno, que ao identificarem o revólver saíram correndo e chorando em direção a secretaria, onde contaram o que viram. O aluno foi chamado e negou a existência da arma. Ele disse que os colegas teriam confundido o celular de um colega com um revólver. O proprietário do celular foi chamado. Embora aparentasse muito nervosismo, ele disse que não emprestou o aparelho ao colega.
Segundo informações do diretor da escola, ao perceber que a arma havia sido descoberta, o aluno teria, furtivamente, colocado a arma na mochila do colega (o dono do celular). Ao descobrir o revólver na mochila, o adolescente tratou de colocar a arma na mochila de outro aluno, que não estava em sala de aula e não sabia o que estava acontecendo.
– Imediatamente chamei a polícia, o Conselho Tutelar, os nossos superiores e a família do aluno, que não poderiam, de forma alguma, deixar de participar e acompanhar de perto o desenrolar da situação. Nós ainda estamos sem chão! Essa noite eu não dormi – comentou o representante da escola, que em vários momentos durante a entrevista chegou às lágrimas.
A nossa reportagem decidiu preservar a identidade da escola, o nome do diretor e, logicamente do aluno. Críticas às nossas autoridades também não faremos, por entendermos que não foram eles que colocaram a arma na mochila do adolescente. Este episódio, porém, dá nitidez a seguinte realidade: 100% dos problemas sociais do Brasil são originados na família, que se encontra em sua esmagadora maioria em frangalhos.
Uma educadora que consultamos para opinar sobre o assunto disse que os pais precisam ter o hábito de revistar a mochila dos filhos, devem observar a hora que chegam e saem de casa, conhecer os colegas e as companhias, saber que lugares eles frequentam, entre outras coisas. “O que mais vimos, porém, são pais transferindo a responsabilidade, que é deles, para a escola, o que prejudica a Educação!”.
A equipe do jornal O TEMPO EM RIO BONITO acredita que as autoridades municipais, os representantes dos governos, estadual e federal; a sociedade civil organizada, as entidades representativas de classes, os lideres eclesiásticos e comunitários, a imprensa local e a população, deveriam deixar as vaidades fúteis de lado e estabelecer um pacto de cooperação pelo bem de Rio Bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário