domingo, 27 de fevereiro de 2011

Pág. 12 - A importância da berinjela

*Lya Magalhães

Nos primeiros meses de 2010 um projeto piloto foi realizado pelo Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Divulgado em maio de 2010, constatou que a farinha de berinjela é um importante suplemento para o controle de alguns fatores de risco para as doenças do coração, como diminuição do mau colesterol, da gordura corporal total, da gordura abdominal, pressão arterial sistêmica, do excesso de ácido úrico, e para o emagrecimento.
  Durante o trabalho foram estudadas 14 mulheres entre 30 e 45 anos, ambas apresentando obesidade e obesidade abdominal, excesso de gordura corporal e alterações na pressão arterial sistêmica. Divididas em dois grupos de sete pessoas, o primeiro grupo foi submetido, durante 60 dias, a uma dieta com poucas calorias e suplementação com 14g de farinha de berinjela por dia. O segundo grupo foi submetido à dieta com poucas calorias, porém sem suplementação durante o mesmo período.
  No primeiro grupo observou-se uma redução significativa da circunferência da cintura das voluntárias e emagrecimento de seis quilos, em média, fatos que não ocorreram no segundo grupo.
  É importante acrescentar que o resultado é ainda de um estudo piloto, ou seja, ainda são necessários outros estudos com um número maior de participantes e num tempo maior para que os resultados sejam validados.
  Como não há efeitos adversos relatados, pessoas adultas e com boa saúde podem usar a farinha de berinjela sem problemas. Para preparar a farinha de berinjela siga os passos abaixo:
Separe 1kg de berinjelas, e corte-as em fatias (com a casca). Coloque as fatias de berinjela numa forma e leve ao forno a uma temperatura de 200ºC durante 2h 15min, ou até a berinjela ficar crocante e ressecada. Triture a berinjela desidratada no processador ou no liquidificador, até virar pó.
Você saberá que fez certo porque a farinha de berinjela no fim do processo vai ter a mesma aparência da farinha de mandioca. Rende 100g de farinha de berinjela, que deve ser guardada em um pote bem vedado, em local arejado e ao abrigo da luz (pode ser na geladeira). A validade da farinha é de um ano.




*Lya Magalhães é médica geriatra.
Colunista

Nenhum comentário:

Postar um comentário