domingo, 27 de fevereiro de 2011

Pág. 8 - Setor imobiliário continua crescendo em 2011

Por Flávio Azevedo

O mercado imobiliário do RJ cresceu cerca de 70% em 2010
Pesquisa da Associação de Dirigentes do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro (Ademi-Rio) constatou crescimento de quase 70% no setor, somente nos primeiros oito meses de 2010. No acumulado do ano a alta foi de 50% em relação a 2009. O ano fechou em crescimento e a expectativa é que em 2011 os números sejam ainda mais favoráveis. De acordo com o presidente da Ademi-Rio, Rogério Chor (foto), o mercado imobiliário é diferente de outros segmentos.
Rogério Chor
– Se num mês há um mega lançamento, que não se repete no mês seguinte, cria-se uma distorção nos cálculos e estimativas. O cálculo tem que ser feito ao longo do ano – disse Rogério, revelando que o setor pode ter um crescimento ainda maior em 2011.

Para o vice-presidente da Brasil Brokers, Júlio César Piña Rodrigues (foto), o setor está em significativa expansão. “O crédito imobiliário registrou significativo crescimento nos últimos anos, no Brasil, e deve crescer ainda mais. Novos recursos estão chegando, o país está sendo procurado por investidores internacionais e foi notável a expansão dos recursos do FGTS liberados pela Caixa Econômica Federal”.

Júlio César Piña Rodrigues
O vice-presidente disse ainda, que as condições de financiamento mudaram e os prazos estão mais longos. A segurança jurídica é outro elemento que também deu novo alento ao mercado. Segundo Pinã, a Fundação Getúlio Vargas divulgou pesquisa mostrando que existe um déficit habitacional de 5 milhões de unidades no país.
– O Programa “Minha Casa, Minha Vida” foi um empurrão adicional que chegou para nutrir o mercado com investimento previsto de R$ 34 bilhões. Diante desse crescimento, conceitos foram mudados, a forma de comercializar é outra, a abordagem do cliente tem que ser diferenciada, tudo voltado para o ponto de vista da venda – analisou.
Mais especificamente na nossa região, a partir do anúncio da construção do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí – empreendimento da Petrobras que vai receber cerca de US$ 20 bilhões em investimentos – os setores que mais aqueceram foram o da construção civil e habitação. Várias construtoras estão investindo em projetos residenciais e comerciais para dar suporte aos novos moradores, trabalhadores e empresas que estão se instalando nos municípios da região atraídos pelo Comperj.

Nenhum comentário:

Postar um comentário