domingo, 27 de fevereiro de 2011

Pág. 5 - Humberto Belgues aposta no perfil gerencial para presidir Legislativo

Vereador Humberto Belgues
Embora tenha a sua presidência questionada por prte dos colegas, em dois meses o vereador Humberto Belgues (PSDB) já conseguiu mostrar o seu potencial administrativo e gerencial à frente da Câmara de Vereadores de Rio Bonito. Eleito no dia 14 de dezembro para o biênio 2011/2012, o parlamentar assim que tomou posse, no último dia 1º de janeiro, iniciou uma série de mudanças estruturais na Casa.
Os problemas internos enfrentados pelo novo presidente não o impediram de realizar as mudanças por ele pretendidas. Foram construídos 10 gabinetes para atender aos parlamentares. De acordo com o novo presidente, o objetivo foi oferecer aos colegas, conforto e condições para cada parlamentar desenvolver o seu trabalho.
O antigo setor administrativo da Câmara, que funcionava no terceiro andar da Prefeitura, ganhou 10 gabinetes, com cerca de 10m² cada. A distribuição dos novos espaços foi feita na sessão do último dia 17, quando o presidente Humberto Belgues sorteou os gabinetes.
Apenas o gabinete da vereadora Rita de Cássia já estava definido, porque ela ficará com o único que tem banheiro. Cada sala terá ar refrigerado, computador, impressora e serviço de telefonia móvel. “Vamos oferecer toda estrutura necessária para que o vereador consiga desenvolver as suas atividades parlamentares com dignidade. A construção desses gabinetes é uma reivindicação antiga de todos nós. Apesar dos problemas internos, nós estamos trabalhando”, destacou Humberto.

Centro Administrativo

Para abrigar o setor administrativo da Casa, que funcionava onde foram construídos os gabinetes, o presidente Humberto Belgues alugou o último andar do edifício Luanda, no Centro da cidade. Mostrando ser um administrador moderno e eficiente, o parlamentar explica que o poder Legislativo é dividido em dois setores: o administrativo e o político.
– Esses setores precisam atuar de maneira independente. Onde se respira política, nós precisamos estar concentrados em política. Já no setor administrativo, como acontece com qualquer empresa, o pensamento tem que estar voltado ao aspecto gerencial da Casa – analisa Humberto.
Sobre o valor pago pela locação do local onde está funcionando o Centro Administrativo da Câmara, o presidente revela que os cerca de R$ 25 mil gastos com a locação representam o aluguel de 12 meses, algo em torno de R$ 2,1 mil mensais. “Se levarmos em conta que estamos falando de um ponto que está localizado no Centro da cidade, nós vamos perceber que o aluguel está dentro dos padrões, ao contrário do que andam falando alguns maldosos por aí”, disparou. 
De acordo com o presidente, o aluguel é provisório, “porque quando o segundo bloco do Centro Administrativo da Prefeitura começar a funcionar, as Secretarias que, hoje, funcionam no segundo andar da Prefeitura serão transferidas para o novo espaço. Ou seja, assim que o segundo pavimento da Prefeitura estiver vago, nós vamos trazer o setor administrativo da Câmara para esse espaço”, prevê Humberto.

Disputa interna

Desde que assumiu a presidência da Casa, o vereador Humberto Belgues tem adotado uma postura conciliadora e continua confiante que, em relação ao impasse entre os edis, a Justiça decidirá a seu favor. Quanto aos colegas, o presidente disse que está na vida pública há muitos anos e reconhece o diálogo como a melhor forma de resolver diferenças. “O impasse que se instalou na Casa prejudica a população, mas eu continuo aberto ao diálogo para dar um ponto final a esse problema”.
O vereador lamenta que vários projetos que ele tem para modernizar a Câmara e a atuação dos parlamentares não possam estar sendo implantados por causa dos problemas internos. “Estamos passando por uma fase difícil, mas vamos superar com maturidade e ideologia”, ponderou.

Mudanças

A celeuma instalada no Legislativo prejudica a prometida reforma da Lei Orgânica do município (de 1990), e do Regimento Interno da Câmara, revisto pela última vez em 1976. Humberto promete se empenhar nessas mudanças, mas comenta que enquanto não se resolver o impasse entre os parlamentares essas questões não poderão ser abordadas.
Outro projeto que faria a Câmara dar um salto em direção a modernidade, mas também está travado por causa do impasse entre os parlamentares é a criação da TV Câmara, uma ferramenta, que segundo o presidente, dará ao munícipe, condições de acesso as sessões sem que ele precise sair de casa.

*Ascom/HB

Nenhum comentário:

Postar um comentário