domingo, 27 de fevereiro de 2011

Pág. 12 - Hipertensão Arterial e Exercício Físico

*Luis Francisco Soares Filho

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). São considerados hipertensos, aqueles que apresentam a pressão sistólica acima de 140mmHg e a diastólica  acima de 90 mmHg.
No Brasil, as doenças cardiovasculares são responsáveis por mais de 250.000 mortes por ano e a hipertensão arterial participa de quase metade destas.
O exercício físico regular reduz a pressão arterial além de produzir benefícios adicionais como diminuição do peso corporal e ação coadjuvante no tratamento de dislipidemias, da resistência da insulina, do abandono do tabagismo e do controle do estresse, sem falar que previnem normotensos a terem hipertensão.
Os benefícios cardiovasculares, metabólicos e autonômicos após o exercício físico têm levado muitos investigadores a sugerir o treinamento físico como condutor não farmacológico no tratamento de diferentes patologias. Os resultados de vários estudos demonstram que o exercício físico regular pode reduzir os níveis pressóricos principalmente em indivíduos idosos.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que os indivíduos hipertensos iniciem programas de exercício físico regular, desde que submetidos à avaliação clínica prévia. A recomendação é de que inicialmente os indivíduos realizem atividades leves a moderadas. Somente após estarem adaptados, caso julguem confortável e não haja nenhuma contra indicação, é que devem passar às vigorosas. Contudo, lembre-se que se você é hipertenso deve procurar um médico cardiologista para avaliar se você se encontra seguro para realizar exercícios físicos.

*Luis Francisco Soares Filho é fisioterapeuta.
Colunista

Nenhum comentário:

Postar um comentário