domingo, 27 de fevereiro de 2011

Pág. 4 - O Observador

Fogo amigo

Marcelo Lessa
O secretário municipal de Fazenda, Marcelo Lessa (foto) mandou muito bem ao se empenhar para fazer os carnês do IPTU chegarem as nossas casas no início de janeiro. Essa iniciativa merece um destaque positivo. Entretanto, para alcançar essa vitória, o secretário teria batido de frente com um setor que, apesar de ser vital para a Prefeitura, é uma caverna repleta de morcegos. Insatisfeitos, os tais morcegos estariam, na calada da noite, tentando puxar o tapete do secretário.

Leir Moraes I

Leir Moraes
A campanha que lançamos para que o nome de Leir Moraes (foto), seja dado àquela escola que será inaugurada, em breve, na entrada da Caixa D’Água, continua de pé, tem conquistado adeptos e simpatizantes. Esta merecida e oportuna homenagem seria um reconhecimento público da nossa cidade, a um dos filhos mais ilustres de Rio Bonito: Leir de Souza Moraes.

Leir Moraes II

Algumas pessoas não aceitaram a nossa sugestão, sob o argumento de Leir estar vivo, o que impediria a homenagem. Contudo, a rodoviária de Rio Bonito, construída pelo ex-prefeito Alcebíades Moraes Filho, foi batizada pelo prefeito, com o seu próprio nome. E aí? Além disso, nós conhecemos um monte de coisas que são proibidas, mas encontra-se um jeitinho de fazer. Sendo assim, a campanha está mantida, e viva Leir Moraes!

Falando em Cultura...

Dawson Nascimento
... Muito legal o Corredor Cultural idealizado pelo pesquisador Dawson Nascimento (foto), e instalado na Rodoviária Alcebíades Moraes Filho, no último dia 18. Parabéns Dawson!  Que você consiga apoio, principalmente do poder público, para tirar do papel, outras ideias interessantes que nós conhecemos. Vale lembrar aos nossos amigos riobonitenses, que o nosso amigo Dawson não é candidato a vereador nas próximas eleições.

Mau hábito

Se a pessoa ganha algum tipo de projeção midiática ou dá uma opinião mais independente, logo é apontada como candidato a algum cargo público. Esse mau costume, se você não sabe, inibe as pessoas que querem fazer algo de bom, mas não querem ser comparados aos políticos. Por outro lado, as trevas não combinam com a luz. Ou seja, se a política está infestada de patifes, é porque as pessoas de bem se ausentaram desse setor.

Fogo na estação I

O prédio da Estação Ferroviária pegou fogo na tarde do dia 22 de fevereiro.
Tem um monte de gente lamentando o fogo que atingiu a estação ferroviária da cidade. Bem, se pensarmos na representação histórica do prédio, o incêndio é um fato lamentável! Contudo, se levarmos em conta a imagem de abandono e a serventia do local, que ultimamente estava servindo de abrigo para mendigos e vagabundos de toda ordem, o fogo foi mais que bem vindo. Aliás, nunca é demais lembrar, que vários roubos que aconteceram em estabelecimentos comerciais do Centro da cidade foram desovados no interior da antiga estação.

Fogo na estação II

A velha estação de trem de Rio Bonito representa o setor cultural da cidade. Entregue as traças. Aliás, para quem está pensando em trazer de volta um passado recente que deveria ficar esquecido, destacaremos que foi na segunda metade da década de 90, que a nossa Secretaria Municipal de Cultura foi fechada e transformada num departamento, sem graça, da Secretaria Municipal de Educação. Como perguntar não ofende? E a Casa da Cultura, onde é? A comentada casa que serviu de abrigo para a princesa Isabel, em Boa Esperança, o amigo sabia que ela pode desabar a qualquer momento?

O evangelho segundo Marcus Botelho I

Marcus Botelho
Durante a sessão que elegeu o vereador Marcus Botelho (PR), para a presidência da Câmara, no último dia 25 de janeiro, na abertura dos trabalhos, alguém lembrou: “esqueceram o verso bíblico!”. Imediatamente, Botelho recitou: “o Senhor é o meu Pastor, nada me faltará. Filipenses 4.13”.

O evangelho segundo Marcus Botelho II

Na verdade, qualquer ateu sabe que a passagem citada pelo vereador está escrita no capítulo 23, do livro de Salmos. A propósito, o verso escrito em Filipenses 4.13, também muito conhecido, seria bem mais propício para o momento. Diz assim: “posso todas as coisas naquele que me fortalece”. Ao ouvir tal história, um gaiato disparou: “preciso ter uma conversa com o pastor de Botelho!”.

Filme queimado I

Solange Almeida
O nome da ex-prefeita Solange Almeida (PMDB) começa a aparecer com muita força para disputar a Prefeitura nas eleições municipais de 2012. Porém, determinado individuo nos disse que “ela está com o filme queimado”. Curioso, nós perguntamos ao sujeito o porquê desse pensamento.

Filme queimado II

Com uma incrível cara de pau, que nem 10 litros de óleo de peroba conseguiria lustrar, o pilantra nos disse que “ela está com o filme queimado, porque prometeu fazer o motor do meu carro e não fez”. Ficamos perplexos por alguns momentos, mas entendemos, com tristeza, que este é o perfil do eleitor que estará votando nas eleições de 2012. Ou seja, o velho quem dá mais prevalecerá. Alô Justiça Eleitoral!

Filme queimado III

Acreditamos que se existe alguém com o filme queimado é o eleitor pidão. Dias atrás, ouvimos alguém dizer que os seus adversários fazem política com o fígado. Concordamos! Não podemos esquecer, porém, que aqueles que, hoje, estão na vida pública, foram votados por eleitores que se habituaram a votar com o bolso e com o estômago.

“Cadáver insepulto”

Arnaldo Jabor
Esse é o termo utilizado pelo comentarista Arnaldo Jabor para classificar a oposição no Brasil, ao se referir a dupla PSDB/DEM. Em Rio Bonito, onde coisa semelhante acontece, quando o cadáver (oposição) diz alguma coisa, o faz com a intenção de abocanhar alguma benesse. Ou seja, não é um cadáver, mas um espertinho se fingindo de morto!

Levaram meu bebedouro!

Na última segunda-feira (21), por volta de 11h, o salão da academia de artes marciais Breno Eiras foi invadido por um ladrão que roubou um bebedouro. O aparelho, segundo Breno, tinha 1,5 m de altura e pesava 25 kg. Uma fonte teria visto o homem passar com o bebedouro nas costas, nas proximidades da academia, mais ou menos no mesmo horário. A lamentar, o fato do local não estar cheio de lutadores no momento do roubo.

Aviso

Sobre esse assunto Segurança, geralmente discutido a boca pequena, pensamos o seguinte: se nós pretendemos continuar morando em Rio Bonito, e aqui criarmos os nossos filhos, nós precisamos, hoje, colocar a boca no trombone e cobrar providências. Vale destacar a lógica do filme Tropa de Elite I: “Ou você se omite, ou você se corrompe, ou você parte pra guerra!”. Nós já escolhemos a nossa trincheira, as páginas do nosso jornal!

Absurdo I  

Diante de um cenário onde as pessoas estão sendo assaltadas no interior das igrejas; estudante vai para escola com arma de fogo; bens são roubados em plena luz do dia e a indústria da ‘saidinha de banco’ continua dando lucros astronômicos aos bandidos; vereadores brigam entre si e as demais autoridades investem em políticas assistencialistas.

Absurdo II

Com o pretexto de demonstrar uma falsa preocupação com o povo, tem político que só fala de Saúde, hospital, exame, transferência de doentes, e coisas do gênero. Eles não sabem falar de emprego, oportunidade, qualificação profissional, Educação, Trânsito, Esporte, Segurança, Cultura, Economia, entre outras coisas. Mas já que gostam de Saúde, poderiam explicar porque ainda não temos um hospital de grande porte, que atendesse o cidadão riobonitense, sem a necessidade do famoso “favorzinho”?

Um comentário:

  1. Muito bom! Adoro essa coluna e fico feliz por ter acesso a mesma, tambem via internet!
    Grande beijo, Flávio!

    ResponderExcluir