domingo, 27 de fevereiro de 2011

Pág. 6 - Sucos desintoxicantes podem prevenir diversas doenças

Os sucos desintoxicantes são fundamentais para a saúde
Por Flávio Azevedo

O calor do verão favorece a ingestão de líquidos, mas poucas pessoas sabem que isso pode ser feito de forma mais saudável. A maioria prefere refrigerante e sucos industrializados, que podem dar sensação de frescor, mas não fazem nada bem a saúde. Outro problema do nosso tempo é alimentação inadequada, sedentarismo e estresse, elementos que provocam inúmeros distúrbios no organismo. Reverter esse quadro nem sempre é difícil, mas poucos conhecem as alternativas que podem, de forma natural, eliminar algumas essas dificuldades.
Médicos e nutricionistas são unânimes em apontar os sucos desintoxicantes, feitos à base de frutas e/ou vegetais frescos, como ferramentas fundamentais para a saúde. Essas bebidas são excelentes fontes de nutrientes, têm ação antioxidante, estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças e auxiliam a recuperação de inúmeros problemas de saúde. Por serem ricas em fibras, substâncias fundamentais para o bom funcionamento do intestino, os sucos deveriam ser utilizados sem restrições.
Quanto mais fresca é uma fruta ou hortaliça, mais rica ela será em nutrientes. Nutricionistas dão duas dicas: não adianta estocar o suco na geladeira, porque ele perderá a sua ação; e recorrer aos sucos industrializados e artificiais – cheios de conservantes e açúcar – também não é interessante.
Aos sucos desintoxicantes pode-se acrescentar ingredientes como proteínas (colágeno), fibras (aveia), condimentos e especiarias (canela, gengibre e orégano); além de energéticos (pó de guaraná e ginseng). Nutricionistas afirmam que não é preciso ingerir os sucos de forma exagerada. Um ou dois copos diários cumprem bem a função. Seria interessante passar, pelo menos a metade de um dia, tomando somente sucos, mas isso deve acontecer com recomendação médica.
Os resultados e as ações dos sucos são percebidos rapidamente, refletindo, inclusive, no bem-estar, na disposição e na melhora da pele. Para as funções diuréticas, laxativas e hidratantes, por exemplo, os efeitos podem ser notados nas primeiras 24 horas. Já para combater outros distúrbios, a ingestão dos sucos deve se tornar um hábito, porque os seus efeitos ocorrem num período de médio e longo prazo.

Dicas interessantes

Suco diurético

Melhora a função renal, ajuda a eliminar toxinas e reduz a retenção de líquidos. O aipo é rico em glutationa, uma substância que neutraliza os radicais livres e pode entrar na composição de diversos sucos. A melancia é rica em água, frutose e fibras, além de licopeno que previne o envelhecimento precoce e os cânceres de próstata e mama.
1 copo de suco de melancia coado (2 fatias médias)
1 talo de aipo com as folhas

Modo de preparar: bater no liquidificador e tomar imediatamente.

Suco pós-ressaca

Excelente para combater os efeitos adversos do excesso de ingestão de bebidas alcoólicas. Ajuda o fígado a se recuperar e acelerar a eliminação de toxinas que causam a ressaca. O repolho é rico em glutamina, um aminoácido que protege e repara o fígado dos efeitos danosos do álcool. A curcuma possui carotenóides com ação hepatoprotetora.
½ repolho verde de tamanho pequeno
1 limão previamente espremido e sem as sementes
1 talo de aipo com as folhas
1 colher de sopa de folhas frescas de coentro
½ colher de chá de curcuma

Modo de preparar: usar centrífuga ou bater no liquidificador com um pouco de água mineral sem gás e coar. Se quiser um sabor um pouco melhor, use água de coco.

Suco para pele firme

É rico em antioxidantes e bioativos que combatem os radicais livres, retardando o envelhecimento da pele. Turbinam a energia e a disposição.
½ limão
1 xíc. (chá) de uva rosada com casca
2 maçãs verdes com casca e sem sementes
1 xíc. (chá) de água mineral
Adoçante (opcional)

Modo de preparar: bata todos os ingredientes no liquidificador.

Suco da beleza total

A cenoura e a salsa são fontes de betacaroteno, que, transformado no organismo em vitamina A, estimula o sistema imunológico e atua na recuperação e no brilho da pele. Ainda tem substâncias antiinflamatórias e antienvelhecimento.
2 cenouras cruas picadas
½ maçã com a casca e sem sementes
1 xíc. (chá) de melão cantalupo picado
1 fatia de gengibre sem casca
1 punhado de salsa
1 col. (sobremesa) de linhaça (deixe de molho na água de um dia para o outro)
Adoçante (opcional).



Nenhum comentário:

Postar um comentário