domingo, 27 de fevereiro de 2011

Pág. 10 - CURSO HARMONIZAÇÃO DO SER

Um fim de semana por mês, de abril a dezembro de 2011.



1º Módulo: “CONHECENDO E CUIDANDO DO SEU CORPO FÍSICO” 8 a 10 de Abril.

Há culturas e religiões que denigrem a imagem do corpo, identificam o corpo como fonte da miséria humana, como se ali residissem as pulsões da degradação humana, então, mortificam o corpo com jejuns extremos até à autoflagelação como forma de elevação espiritual. Sabemos hoje que é a mente que pensa e realiza suas pulsões. Vamos reconhecer e aceitar nosso corpo como um santuário da energia divina que nos habita.

Para isso partilharemos:
1 – Exercícios físicos que nos energizam.
2 – Introdução às ásanas da milenar yoga tântrica e auto massagem corporal.
4 – Técnicas de relaxamento para retirar o stress do dia a dia.
5 – Alimentação para um corpo saudável: 5.1 – O corpo físico e suas funções.
5.2 – Como adoecemos: as disfunções e as doenças.
5.3 – Como reequilibrar as funções pela alimentação.
6 – Ionização para desintoxicação. 7 – Caminhada ecológica e banho de cachoeira..

2º Módulo: “CONHECENDO E CUIDANDO DO CORPO EMOCIONAL”
13 a 15 de Maio.

Neste novo encontro vivenciaremos as várias emoções com seus disfarces ou máscaras limitantes com o objetivo de trabalharmos o equilíbrio do corpo emocional. Pense na raiva, ódio, ressentimento que está dentro do teu coração e você não consegue retirar. Vamos subir mais um degrau rumo à inteireza do ser. Teremos também a reflexão da doença como caminho, técnicas de relaxamento antiestresse, caminhada ecológica, banho na cachoeira e muito mais...

3º Módulo: “CONHECENDO E CUIDANDO O CORPO MENTAL”
3 a 5 de Junho.

Dando continuidade ao conhecimento do ser humano, convidamos você para este encontro onde abordaremos o tema: “Conhecendo e Cuidando do Corpo Mental”. Neste encontro aprenderemos como trabalhar nossos pensamentos positivos para gerar sentimentos positivos e ações construtivas, deixando de lado nossos pensamentos negativos que geram sentimentos negativos e ações destruidoras do nosso ser.

4º Módulo: “CONHECENDO E CUIDANDO DA SUA PERSONALIDADE”
8-10 de Julho.

Neste encontro venha descobrir quais são os becos sem saída pelos quais nos enveredamos em nossa busca de proteger nossa vida. Somos expostos desde o nascimento a forças destrutivas, somos marcados por condições genéticas e pelas influencias do meio ambiente. Como reagimos diante das diversidades da vida? Qual o objetivo de nossas vidas? Venha conhecer o que te move. Neste módulo vamos explorar as várias facetas de nossa personalidade. Faremos um passeio pelas visões de Eric Berne da Análise Transacional e percorreremos os nove tipos do Eneagrama.

5º Módulo: “CONHECENDO E CUIDANDO DO SEU CORPO DE ENERGIA”
12 a 14 de Agosto.

Dando continuidade à nossa viagem de conhecimento sobre o SER integral, temos a alegria de convidá-lo (a) para o nosso próximo módulo onde serão abordadas as facetas do corpo energético, incluindo o conhecimento da milenar sabedoria indiana “os chackras”. Será um encontro muito agradável, onde novas abordagens serão inseridas para a compreensão de como interagimos com a energia cósmica.

6º Módulo: “CONHECENDO E CUIDANDO DO SEU CORPO DE SONHOS”
9 a 11 de setembro.

Convidamos vocês para mais uma jornada. Desta vez estaremos estudando os sonhos. O que eles dizem a você? Você costuma observá-los? Anota seus sonhos? Medita sobre eles? Os sonhos constituem uma importante fonte de pesquisa do nosso inconsciente. Aguardamos vocês para juntos fazermos mais um caminho rumo à integração e harmonização do SER.

7º módulo: “TRABALHANDO OS ELEMENTOS: MADEIRA – FOGO – TERRA – METAL E ÁGUA – medicina chinesa (dentro e fora de você)”
7 a 9 de Outubro.

Desde os primórdios da humanidade, os antigos mestres se preocupavam com o ser na sua inteireza. Hipócrates, o pai da medicina, diagnosticava e tratava os pacientes através de suas habilidades de médico e sacerdote.
Os antigos chineses através de seus tratados de medicina procuravam contemplar o ser humano através da observação dos ciclos da natureza.
Com o advento da física mecânica de Newton, o homem passou a ser visto como um ser separado da natureza onde se contempla a doença, deixando de lado a sua parte energética tão importante para o completo equilíbrio do ser como um todo.
Com a física quântica o homem passa a ser visto novamente de uma forma integral, com matéria e energia interagindo entre si.
O avanço da ciência é inegável e deve ser usada sempre que seja necessária, mas temos que ir mais além com a visão holística do ser humano integrando as medicinas tradicionais com o objetivo de promover a saúde na sua forma mais preventiva.      

8º Módulo: “TRABALHANDO OS ELEMENTOS: ÉTER –AR –FOGO – TERRA E ÁGUA – medicina indiana (dentro e fora de você)”
11 a 13 de Novembro.

A medicina indiana ou Ayurveda, também se utiliza dos conhecimentos da natureza para o tratamento das diversas doenças que acometem sua população.
O estudo dos doshas nos permite conhecer como age o nosso metabolismo e como podemos nos alimentar e fazer práticas que auxiliem o nosso corpo para obtenção do equilíbrio.

9º Módulo: “CONHECENDO E CUIDANDO DO SEU CORPO ESPIRITUAL”
2 a 4 dezembro.

Olá queridos companheiros de jornada, estamos chegando ao final do ano e com isto estamos completando os nossos encontros da harmonização do Ser. Estes encontros tiveram a finalidade de aguçar a curiosidade sobre a totalidade do Ser para que todos possam ir à busca de mais conhecimentos. Claro que não esgotamos, pois o Ser humano é muito complexo e necessita de muitos passos para que tenha a visão do todo que o completa.
Neste módulo abordaremos a ligação da natureza com a espiritualidade, a interligação da matéria, mente, energia e in-formação do campo quântico que tudo permeia.
Convidamos a todos para que possamos nos encontrar nos dias 2 a 4 de dezembro para trabalharmos a natureza e a espiritualidade, dois pólos muito importantes da nossa complementaridade.

SINOPSE DE CADA MÓDULO

SEXTA-FEIRA:
Chegada dos participantes a partir das 18 horas – acolhimento.

SÁBADO:
7:00 h - Café da manhã.
1 – Apresentação do grupo e da teoria sobre o tema do mês.
3 – Caminhada ecológica (se não chover) e banho na Cachoeira.

ALMOÇO – descanso após o almoço.
4 – Apresentação da segunda parte do tema e vídeo com discussão.
5 – Exercícios na natureza e relaxamento antiestresse.

JANTAR – Reunião do Grupo e Meditação da noite.

DOMINGO
1 – Exercícios para o corpo. 2 – Café da manhã.  3 – Caminhada com meditação.
4 – Fechamento do tema. 5 – Feedback do grupo. 6 – Almoço. 7 – Partida.
Durante cada módulo haverá sorteio de: Ionização. Banho de ervas.Terapias Ayurvedas.

Dr. Ruth Nogueira
Facilitadores:
Dra. Ruth de Freitas NogueiraMédica Ginecologista e Homeopata. Membro do Colégio Internacional dos Terapeutas, da Sociedade de Hipnose Médica do Estado do Rio de Janeiro e da União dos Analistas Transacionais do Brasil. Formação em Biopsicologia, Síntese Transacional e Ecologia do Ser.
Formação em Homeopatia FAO, Do-in, Medicina Chinesa e Ayurveda.

Dr. Nogueira
Dr. João Jorge Cabral Nogueira – Médico Membro do Colégio Internacional dos Terapeutas, da União dos Analistas Transacionais do Brasil, da Internacional Society of Hypnosis, da Ass. Brás. de Psiquiatria e da Ass. Brás. de Psicoterapia.  Formação em Biopsicologia, Síntese Transacional e Ecologia do Ser. Ex-Presidente da Ass. Brás. de Hipnose e da Soc.e de Hipnose Médica do Rio de Janeiro. Diretor de Publicações Científicas da Associação Panamericana e Caribenha de Hipnose Terapêutica e autor dos livros: Autoscopia e Criança de Luz.

Investimento: Hospedagem/duas noites + curso + alimentação= R$ 300,00.
 Forma de pagamento: R$300,00 no ato da inscrição e oito cheques no mesmo valor no primeiro módulo para os meses subsequentes.
Conheça o local do curso no site: www.instituto amanheser.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário