domingo, 27 de fevereiro de 2011

Pág. 2 - Dona Câmara e seus Dois Maridos

*Zeca Novais

Ilustração: espetáculo Dona Flor e os seus dois maridos que estará em cartaz no
Espaço Cultural Lona na Lua, a partir do próximo dia 25 de março
Dois simpáticos cavalheiros brigam pelo amor de Dona Câmara.
Um, encontra nas entrelinhas do livro de poesias “Regimento Interno” motivos de sobra para dar como certa a conquista de Dona Câmara.
O outro, que muitos dizem estar tão morto, quanto Vadinho, personagem do romance de Jorge Amado, surge como um amante à moda antiga. Acompanhado de seis violeiros, o nobre cavalheiro demonstra todo o seu romantismo com lindas e inesquecíveis serestas, buscando conquistar o coração da querida Dona Câmara.
Mas, Dona Câmara anda indecisa. Há tempos o seu coração anda ferido. Mais do que isso, há tempos que para Dona Câmara tudo anda indeferido. São muitas propostas de romances intermináveis e a donzela está desconfiada porque já sofreu demais. Dona Câmara é moça de família, quer coisa séria, e não aceita um marido que possa mudar o comportamento após o casório.
O pretendente deve amá-la, respeitá-la, ser honesto, trabalhador, e o mais importante, Dona Câmara não gosta de ver a sua casa bagunçada. Não suporta ver nada fora do lugar e não quer ninguém deixando sujeira debaixo do tapete.
Os pretendentes estão caprichando para conquistar Dona Câmara. Andam arrumados, penteados, perfumados, estão lendo mais do que nunca, e aprendendo a falar no microfone. Descobriram que Dona Câmara não admite falhas, e que vão ter que suar o terno para conquistá-la.
Mas, o maior desafio do pretendente escolhido por Dona Câmara será outro. Dona Câmara é viúva e mãe de 60 mil crianças, que moram em Lavras, Catimbau, Rio Vermelho, Rio Seco, Vertente, Prainha, entre outros lugares. Os filhos de Dona Câmara foram abandonados durante muito tempo por outros padrastos e a maior tristeza para uma mãe que se casa novamente é ver seus filhos sendo maltratados pelo novo padrasto. Dona Câmara não quer mais viver este drama em sua vida, e, por isso, o pretendente tem que ter paciência e saber ouvir as crianças. Deve ser atencioso e ajudá-la na criação de seus filhos.
Dona Câmara ainda não perdeu o romantismo, mas, por conta de algumas paixões que não deram certo, hoje em dia é uma moça desconfiada em relação a novos relacionamentos.
Dona Câmara só quer ser feliz e espera que seu novo amante seja leal e sincero.
Quem será o novo amor de Dona Câmara?

*Zeca Novais é ator e diretor e idealizador do projeto "Lona na Lua".
Colunista

Nenhum comentário:

Postar um comentário