domingo, 27 de fevereiro de 2011

Pág. 7 - Conheça os medicamentos gratuitos de combate a Diabetes e Hipertensão

A rede de 15.069 farmácias e drogarias conveniadas à rede “Aqui Tem Farmácia Popular” está oferecendo desde o último dia 14 de fevereiro, medicamentos gratuitos para o tratamento de hipertensão e diabetes. De acordo com o Ministério da Saúde, o programa beneficia cerca de 1,3 milhão de brasileiros por mês. Destes, aproximadamente 660 mil são hipertensos e 300 mil, diabéticos.
De acordo com a tabela divulgada pelo Ministério da Saúde, em Rio Bonito, o usuário pode encontrar os medicamentos na Drogaria Alexandre, no Centro. As cidades mais próximas que contam com o benefício para o usuário é Itaboraí, onde os medicamentos estão disponíveis na Farmácia Jobe, localizada na Av. 22 de Maio, nº 5.600, no Centro; e na Drogaria Simão e Marinho, situada à Rua Afonso Salles, nº 201, loja 01, na localidade do Apolo II.
Além de Itaboraí, outra cidade mais próxima a oferecer o benefício é Saquarema, onde os medicamentos poderão ser encontrados na Drogarias Pacheco, de Bacaxá, situada na Rua Professor Francisco, nº 120.
Para obter os medicamentos o usuário deve comparecer em qualquer um dos estabelecimentos credenciados portando CPF, documento com foto e receita médica, de até quatro meses atrás, que pode ser emitida tanto por médico particular, quanto por profissionais do sistema público.
Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 33 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão arterial. Destes, 80% – cerca de 22,6 milhões de hipertensos – são atendidos na rede pública de saúde. Entre os 7,5 milhões de diabéticos, seis milhões (80% do total) recebem assistência no Sistema Único de Saúde (SUS). Este aumento no número de pessoas com hipertensão, diabetes e obesidade – também conhecidas como “epidemia do século” – é atribuído, pelo Ministério, a padrões alimentares e de qualidade de vida, fortemente associados à má alimentação, falta de atividade física e ao estresse.
Além destes medicamentos o governo federal também financia 90% do valor de referência dos medicamentos no Aqui Tem Farmácia Popular, cujo orçamento para 2011 é de R$ 470 milhões.
Confira os princípios ativos dos medicamentos que passaram a ser oferecidos:

Hipertensão
Diabetes
Captopril 25 mg. Comp.
Glibenclamida 5 mg. Comp.
Maleato de Enalapril 10 mg. Comp.
Cloridrato de metformina 500 mg. Comp.
Cloridrato de Propranolol 40 mg. Comp.
Cloridrato de metformina 850 mg. Comp
Atenolol 25 mg. Comp.
Insulina NPH 100 UI/ml – Susp. injetável, frasco-ampola 10 ml
Hidroclorotiazida 25 mg. Comp.
Insulina NPH 100 UI/ml – Susp. injetável, frasco-ampola 5 ml
Losartana Potássica 50 mg.
Insulina NPH 100 UI/ml – Susp. injetável, refil 3ml (carpule)

Insulina NPH 100 UI/ml – Susp. injetável, refil 1,5ml (carpule)

Insulina Regular 100 UI/ml Sol. injetável, frasco-ampola 10 ml

Insulina Regular 100 UI/ml Sol. injetável, frasco-ampola 5 ml

Insulina Regular 100UI/ml Sol. injetável, refil 3ml (carpules)

Insulina Regular 100UI/ml Sol. injetável, refil 1,5ml (carpules)



Nenhum comentário:

Postar um comentário