quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Pág. 19 - Universitários ouvem propostas de candidatos a prefeito de Rio Bonito

Flávio Azevedo

Os universitários Marcos Braga (E), Gabriela e Willian no estúdio da Rádio Sambê.
O “Programa Flávio Azevedo” do último dia 10 de agosto recebeu três universitários riobonitenses que apresentaram uma razoável pauta de reivindicações para o transporte da categoria, que, segundo eles, “precisa ser revisto”. Nos últimos dias 30/07 e 07/08, um dos ônibus foi parado numa blitz da Polícia Rodoviária Federal e ficou detido por problemas na documentação do veículo. O fato gerou transtornos aos estudantes, que também reclamam da insegurança dos carros e apontam problemas na conservação dos coletivos.

Na ocasião, eles anunciaram que estavam se organizando para realizar um encontro com os três candidatos a prefeito de Rio Bonito (dois deles já aconteceram) para que eles apresentem as suas ideias e propostas para o transporte universitário e para o jovem riobonitense de maneira geral. As reuniões são abertas ao público.

Compareceram ao estúdio da Rádio Sambê, os universitários Willian Teixeira, Gabriela Medeiros e Marcos Braga, que aproveitaram a oportunidade para convocar todos os universitários, os familiares de cada estudante e quem esteja cursando o Ensino Médio para fazer parte da luta, “porque nos próximos anos, como está acontecendo conosco, essas pessoas também dependerão desse benefício”.

As reuniões

No próximo sábado (1/09), os universitários estarão conversando com o candidato Matheus Neto (PSB). A reunião, segundo os estudantes, acontecerá às 15h, na Sociedade Musical e Dramática Riobonitense, no Centro. Os representantes convocam os universitários a comparecerem em bom número para reivindicar e ouvir os projetos de Matheus para a categoria.

O deputado Marcos Abrahão conversando com os universitários que compareceram ao Bonitão.
No último dia 18 de agosto, o candidato Marcos Abrahão (PT do B) recebeu, no Ginásio Bonitão, na Cidade Nova, um grupo formado por cerca de 30 universitários. “Precisamos de uma lei que assegure o Transporte Universitário, porque todas as vezes que se aproxima o período eleitoral nós ficamos apreensivos quanto a continuidade do benefício. Sinceramente, não existe uma garantia de que o próximo governante vá continuar o Transporte Universitário”, disse o estudante Adalmir Cardoso.

O deputado criticou os atuais veículos destinados ao Transporte Universitário, “eles poderiam ser mais confortáveis”; enfatizou que os carros que fazem transporte de pacientes não deveriam transportar os universitários, “isso é um perigo para os estudantes”; salientou o desgaste que a viagem causa aos universitários, “a pessoa chega à faculdade cansada e não consegue render igual aos outros”; ressaltou que “os ônibus universitários deveriam ser utilizados exclusivamente para esse fim (transporte de universitários), o que poderia, inclusive, diminuir o desgaste do veículo”; e defendeu a compra de novos coletivos para transportar os estudantes e a implantação do ensino superior no município.

A ex-prefeita Solange Almeida argumentou e apresentou as suas ideias para os universitários.
No sábado seguinte (25/08), a ex-prefeita Solange Almeida (PMDB) esteve reunida com os universitários na Sociedade Musical e Dramática Riobonitense para apresentar as suas propostas para a categoria. Além de apresentar os seus projetos para os jovens riobonitenses e falar da importância de se implantar o ensino superior e Técnico na cidade, Solange defendeu a entrega do Transporte Universitário a iniciativa privada. O objetivo é driblar a burocracia porque a Prefeitura tem outros fins.
– A finalidade da Prefeitura não é cuidar de ônibus. Sendo assim, para que o serviço seja prestado com dignidade, caso eu seja eleita nós iremos contratar uma empresa para realizar o transporte dos universitários – afirmou a ex-prefeita, garantindo que também vai se empenhar para transformar o Transporte Universitário em um direito através de um ato do Executivo municipal.

Curiosidade

Revelando que existe mais de mil universitários que utilizam o serviço diariamente em Rio Bonito, os poucos estudantes que compareceram ao encontro com Marcos Abrahão criticaram a ausência dos colegas. “São tantas pessoas reclamando e criticando que eu pensei que isso aqui ia ficar lotado. Parece que as pessoas só sabem mesmo reclamar”, analisou a universitária Aline Alves. Também chateada com o volume de colegas que prestigiaram o evento, a universitária Jéssica Leão fez uma reflexão: “muitas pessoas pensam que quando vem ouvir a proposta do candidato estão se comprometendo. Esse é motivo de muitos deixarem de vir, mas não é nada disso”, ponderou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário