quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Pág. 18 - 35ª Subseção da OAB celebra mês do advogado

Flávio Azevedo

O juíz aposentado, Mauro Prevot enalteceu a advocacia a ética no exercício da profissão.
A 35ª Subseção da OAB (Rio Bonito, Silva Jardim e Tanguá) realizou uma série de eventos para celebrar o “Mês do Advogado”, que é comemorado em agosto (11/08 é o Dia do Advogado). Como acontece todos os anos, a Subseção, que é presidida pelo advogado César Gomes de Sá, programou uma série de eventos para categoria. Os eventos foram variados e algumas atividades entraram para a história da 35ª Subseção.

No dia oito de agosto, o movimento de Policiais Rodoviários Federais na Ponte Rio-Niterói tumultuou o trânsito da cidade do Rio de Janeiro e impediu a presença da Dra. Fernanda Tórtima. Criminalista e presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB/RJ, ela estava sendo esperada para participar do lançamento do “Projeto Prerrogativas sim! Privilégio não”!

A solenidade, porém, não passou em branco, porque na ocasião, a advogada Glauce Prevot recebeu a sua Carteira da Ordem. O evento contou com a participação do juiz aposentado Mauro Prevot (pai da nova advogada) que fez algumas reflexões.
– Desde cedo eu aprendi a admirar a advocacia. Depois de exercer durante nove anos, eu prestei concurso e atuei na magistratura por 23 anos. Como presente para a minha filha eu dei um manual do advogado, onde eu registrei coisas como, integridade e responsabilidade, que o advogado deve observar. Exerça a advocacia de tal forma que quando o seu filho perguntar “qual profissão eu devo seguir meu pai”, você possa dizer de peito aberto, com dignidade: “minha filha seja advogada” – ponderou Prevot.      

Momentos de fé e devoção também tiveram lugar na celebração dos advogados. No dia 19, às 20h, Missa em Ação de Graças na Igreja Auxiliar Nossa Senhora da Conceição. No último dia 26, Culto em Ação de Graças na Primeira Igreja Batista de Rio Bonito, no Centro. Já o dia 17 foi escolhido para o “Jantar do Advogado”, que contou com a presença de um bom número de profissionais. No dia 24, em Araruama, aconteceu o Primeiro Encontro dos Advogados da Região Leste Fluminense.

O Desembargador Alexandre Câmara
No último dia 22 de agosto, o auditório da 35ª Subseção estava lotado para receber e ouvir o desembargador, Alexandre Câmara, que foi o palestrante da noite em que foi lançado de forma oficial o projeto da Pós-Graduação em Direito Civil, Processual Civil e Direito Empresarial. “O objetivo é aumentar o conhecimento técnico do Direito para advogados e estagiários”, disse o presidente. Na oportunidade os estudantes Sávio e Danilo receberam a carteira de estagiários.

Busca por mais celeridade na Justiça

Em todas as ocasiões o presidente Cesar Sá abordou a sua luta pela celeridade da Justiça. A carência de magistrados na comarca de Rio Bonito também foi assunto, mas no encontro dos presidentes e na reunião em que o presidente participou com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Manoel Alberto Rebêlo. A nomeação de mais funcionários para os fóruns de Rio Bonito e Silva Jardim; e a implantação de uma comarca em Tanguá foram assuntos que também figuraram na pauta da reunião com o presidente do TJ.
– Os problemas se agravaram com a saída do juiz Marcelo Espíndola. Assim, a juíza Roberta dos Santos Braga Costa acaba acumulando, sozinha, as duas serventias, os feitos do Juizado Especial Cível e também as questões envolvendo a Justiça Eleitoral – alertou o presidente, informando que o presidente do TJ ficou sensibilizado com a situação de Rio Bonito e afirmou que dos 35 aprovados no último concurso para juiz, um deles poderá ser designado para Rio Bonito até o próximo mês de novembro, ocasião em que os aprovados são liberados do curso preparatório a que são submetidos antes de assumir as suas comarcas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário