segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Duplicação da Avenida Contorno próximo de sair do papel

Flávio Azevedo

O Trânsito lento na contorno causa acidentes, estressa e atrasa os motoristas.
Um dos trechos mais irritantes para os motoristas da Região Metropolitana e das Baixadas Litorâneas, a Avenida do Contorno-BR 101/RJ, considerado um dos principais gargalos no trânsito do Estado do Rio de Janeiro, está próximo da sua tão sonhada reestruturação. O sonho começa a se tornar realidade porque o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Volney Zanardi Junior, assinou a documentação que libera as intervenções para a duplicação do trecho que há cerca de 40 anos é alvo de promessas não cumpridas.

Segundo a Diretoria de Licenciamento do Ibama, foram emitidas 26 licenças e autorizações para que seja iniciada a construção para reestruturação da Contorno, por onde passam, diariamente, cerca de 100 mil veículos. As obras serão realizadas pela Autopista Fluminense, concessionária que administra a BR – 101. Segundo  empresa, o projeto executivo para as obras ainda depende da aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e está estimado em R$ 25 milhões. Serão construídas três faixas de rolamento, mais o acostamento, às margens da pista já existente.

A Autopista Fluminense informou que em breve as áreas necessárias para ampliação da via serão disponibilizadas. A concessionária também anunciou o prazo para o término das obras: dois anos a partir da data do seu início.

Nenhum comentário:

Postar um comentário